Pular para o conteúdo principal

PACIÊNCIA SIGNIFICA SALVAÇÃO



"Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação" (II Pe 3:15).



            Introdução

            > O que o apóstolo está dizendo nesse verso? 

           > Se a paciência de Deus significa salvação, por que nossa paciência não pode seguir o exemplo? Somos impacientes, e às vezes deixamos de ver que também se requer paciência de nossa parte.

            > Se Deus não está disposto a apressar-Se, mas permite pacientemente que Seus filhos cheguem à salvação, por que devemos ser diferentes? 



            Mude o ponto de vista

            Desta perspectiva, vemos Deus concedendo mais tempo para que as pessoas aceitem Suas promessas e entrem em relação de concerto com Ele, baseadas em amor.

Deus é paciente, supremamente paciente: "Não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento" (II Pe 3:9).

            Este é o mesmo Deus que devemos reconhecer, e não desprezar "as riquezas da Sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus [nos] leva ao arrependimento" (Rm 2:4). 



            Comparando experiências

            A comparação (Is 28:10) com a experiência do Êxodo aqui é útil. A vontade de Deus é que Israel entre e ocupe a terra dada sob promessa. Mas Deus não pode salvar as pessoas sem o seu consentimento. Os israelitas desviaram o coração (Hb 3:10), e a maioria não entrou no descanso prometido (Números 14:22-23).

A participação deles na salvação dependia da resposta que dariam. Passaram 40 anos desnecessários vagando pelo deserto rochoso do sul da Palestina. Este não foi resultado da vontade de Deus, mas do fato de o Seu povo do concerto haver rejeitado Suas promessas.

            Ellen White observa: "Os mesmos pecados têm retardado a entrada do moderno Israel na Canaã celeste. Em nenhum dos casos as promessas de Deus estiveram em falta. É a incredulidade, o mundanismo, a falta de consagração e a contenda entre o professo povo do Senhor que nos têm conservado neste mundo de pecado e dor por tantos anos."– Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 69.



Deus é paciente conosco porque é um Deus salvador. Corta o Seu coração desistir de algum de Seus filhos. Mas, um dia, o fim vem. A oposição a Deus não vai impedir o cumprimento máximo da esperança“Deus é longânimo e não quer que ninguém pereça; mas sua paciência tem limite, e quando o limite for ultrapassado, não haverá segunda chance. Sua ira se manifestará e Ele destruirá sem escape” (SDA Bible Commentary, volume 7, página 946).



            > Por que ainda estamos aqui? Ellen White, mais de uma vez, indicou que se não fossem os pecados e incredulidade da igreja de Deus, já poderíamos estar em casa.

           > O que ela queria dizer?

            > Será que é realmente por nossa causa, nós que desejamos tanto e procuramos a esperança da segunda vinda, que o segundo advento ainda não teve lugar? 

    

            Saber esperar com paciência 

         "Enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo" (Tito 2:13). 



            Talvez o tempo tenha "sido mais longo" do que esperávamos, mas isso é só porque nossas expectativas são imperfeitas. Esse desapontamento não é absolutamente razão para rejeitarmos a bendita esperança, as grandes e preciosas promessas do Salvador – promessas tornadas certas pela morte de Cristo na cruz.

            Levando sobre Si a ira de Deus contra o pecado (Isa. 53:4-5), enfrentando o juízo do Pai contra o pecado no próprio Jesus (v. 6), oferecendo-Se como nosso Substituto (I Ped. 2:24), tornando-Se nosso Cordeiro de sacrifício (I Cor. 5:7) – Jesus é nossa segurança absoluta.

            Sem essa segurança, sem a segunda vinda, o futuro não nos oferece nada além de uma cova fria na terra, dificilmente um fim apropriado ou glorioso para todas as labutas, lutas e problemas que a precedem. Embora tenhamos vindo do pó, e embora devamos voltar para o pó, nossa esperança – selada pelo sangue de Cristo – é que não vamos permanecer no pó

            Então, como é importante praticarmos a "paciência" mencionada por Tiago (5:7), "colocar toda a esperança" (I Ped. 1:13), e "permanecer nEle" de forma que "quando Ele Se manifestar", sejamos "semelhantes a Ele" (I João 2:28; 3:2). 



            Note as muitas vezes que o salmista aconselha a esperar em Deus

            > Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor" (Salmos 27:14). 

         > “Nossa esperança está no Senhor; Ele é o nosso auxílio e a nossa proteção" (Salmos 33:20). 

            > "Espero no Senhor com todo o meu ser, e na Sua palavra ponho a minha esperança" (Salmos 130:5). 

            Se tiver uma concordância, procure a palavra ‘esperar’ em Salmos (resp.18) e Provérbios (resp.02) e veja com que frequência somos aconselhados a esperar no Deus de nossa esperança e salvação. Nada mais nada menos que vinte vezes. É para pensar! 

            Suponha que você tivesse a oportunidade de falar a toda a igreja, a cada adventista do sétimo dia no mundo. Suponha que seu tema fosse: "Como não perder a esperança enquanto esperamos, esperamos e esperamos..." Suponha que você tivesse três minutos para falar. Usando a expiação do sangue de Cristo como fundamento de sua mensagem, o que você diria? Escreva esse tema e conte-o.





            Conclusão

            Seguindo a orientação divina através do profeta Isaías (Is 28:10), juntando dois textos bíblicos; um conselho para encerrarmos esta mensagem:  “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina” (II Tim 4:2). de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida” (Hebreus 6:12).

            É o meu desejo e a minha oração. Amém




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n