Pular para o conteúdo principal

E ACONTECERÁ DEPOIS...


 
           “Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”. Joel 2:28-29.

 

           Introdução.

Há vinte e sete séculos o profeta Joel profetizou a promessa do derramamento do Espírito Santo.


            Passaram-se sete séculos e o mundo teve uma pequena mostra do que será o cumprimento dessa profecia em toda sua plenitude. O evangelista Lucas nos deixou o relato do ocorrido no livro de Atos – caps.2:41 e 4:4.

            Passaram-se os séculos e chegamos aos dias da Sra. White (1827/19l5), são suas estas palavras: “Fiquei profundamente impressionada com as cenas que ultimamente passaram perante mim nas visões da noite. Parecia estar-se operando um grande movimento – uma obra de reavivamento em muitos lugares. Nosso povo acorria a seus postos, atendendo ao chamado de Deus”. Serviço Cristão, pág.42.

            Que cena maravilhosa!

            Quantos de nós, como líderes e membros consagrados almejamos presenciar e dela participar há muito tempo?

            Graças a Deus que o tempo de refrigério virá. Não há dúvida quanto a isto. Deus tem prometido. Isto acontecerá.

            “Haja uma reforma entre o povo de Deus”. Mens. Aos Jovens, pág. 317.

           “Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação. Importa haver diligente esforço para obter a benção do Senhor, não porque Deus não esteja disposto a outorgá-la, mas porque nos encontramos carecidos de preparo para recebê-la”. ME. vol. I pág. 121.

           Qual é então, a benção do Senhor?

           “Tem que ter lugar um reavivamento e reforma, sob o ministério do Espírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisa diferentes. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, uma vivificação das faculdades do espírito e do coração, um ressurgimento da morte espiritual. Reforma significa reorganização, mudança de idéias e teorias, hábitos e práticas.” SC. pág. 42

           “Antes de os juízos finais de Deus caírem sobre a Terra, haverá, entre o povo do Senhor, tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos. O Espírito Santo e o poder de Deus serão derramados sobre seus filhos”. CS. pág. 464.

            O profeta Isaías mostra-nos que Deus tem penhorado sua palavra de que o reavivamento virá ao seu povo. Essa promessa não voltará para Ele vazia. Isaías 55:11.

            Seria até redundância perguntar de quem e para quem é a promessa?

Para que não haja dúvida alguma, a promessa é Deus para o seu povo. Para nós, indiscutivelmente. As promessas de Deus são para nós. O tempo é agora. O Senhor está ansioso por cumprir o que prometeu.

            Por que então, que o tão aguardado reavivamento parece demorar?

            Porque, como toda promessa de Deus está sujeita a condições que devem ser satisfeitas. “Cristo prometeu o Dom do Espírito Santo a sua igreja, e a promessa nos pertence a nós, da mesma maneira que aos primeiros discípulos. Mas, como todas as outras promessas, é dada sob condições”. DTN, pág. 502 edição de 1898.

 

           O reavivamento começa com pessoas .

           “Esta prometida benção, reclamada pela fé, trás após si todas as outras bênçãos”. DTN, pág. 502, edição de 1898.

           “O Espírito trabalha no coração do homem de acordo com seu desejo e consentimento, nele implantando natureza nova”. PJ. pág. 411

            É só pedir, Deus prometeu e está disposto a conceder esta que é a maior bênção que um filho seu ou a igreja pode receber. Lc. 11:13

            O Pr. Robert H. Pierson, presidente da Associação Geral l966/l979, em seu livro Para Você que Quer Ser Líder - págs. 214/215 conta-nos que durante os dias do grande reavivamento galês, um cristão londrino decidiu ir ao País de Gales e ver por si mesmo o despertamento. Ao sair do trem, começou a olhar ao redor por evidências de uma grande excitação religiosa. Não vendo nada inusitado, aproximou-se de um policial que estava em pé na plataforma da estação e perguntou-lhe: “- Oficial, onde está o grande reavivamento galês do qual tenho lido tanto?” O policial, que também era um cristão, levantou os seus ombros e apontou para o seu próprio peito. “- Senhor, está aqui mesmo atrás destes botões de bronze”.

            A Sra. White escreve: “A não ser que estejamos desenvolvendo diariamente na exemplificação das ativas virtudes cristãs, não reconheceremos as manifestações do Espírito Santo na chuva serôdia. Pode ser que ela esteja sendo derramada nos corações ao nosso redor, mas nós não a discerniremos nem a receberemos...” Testemunhos p/ Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 507, edição compilada em 1923.

Notemos agora, o que ela nos diz em Serviço Cristão, pág. 121: “O reavivamento das igrejas provém do sincero esforço de alguma pessoa em buscar as bênçãos de Deus”. “De alguma pessoa em buscar” - aqui estão as cinco mais importantes palavras desta mensagem! Esqueça tudo, menos isto. Mas, continuemos a ler: “Esta pessoa tem fome e sede de Deus, e pede com fé, recebendo de acordo com ela. Põe-se a trabalhar com zelo, reconhecendo sua inteira dependência do Senhor, e almas são despertadas para buscar uma bênção semelhante, recebendo em seu coração um período de refrigério”. Serviço Cristão, pág. 121.

 

           Reavivamento é uma experiência pessoal.

           “Devemos encarar a tarefa individualmente”.Christ Our Rigtheouness (Cristo Nossa Justiça) pág. 31.

Sim, na verdade, outros seguirão – dezenas, centenas, milhares talvez, dependendo da localidade. “O grande movimento”, segundo foi mostrado a serva do Senhor, ocorrerá. Milhares aceitarão “respondendo ao chamado de Deus”. SC. pág. 42.

Mas a obra do Senhor começará em várias igrejas, em diferentes comunidades, quando um membro, um pastor, um professor, um administrador, procurar fervorosamente a bênção de Deus.

            Nos dias do ímpio Acabe e Jezabel, o Senhor usou um homem – Elias – para operar um reavivamento. Para Deus um homem foi suficiente quando ele estava cheio do Espírito Santo. Enquanto Elias testemunhava no Reino do Norte, Deus enviou outro profeta para admoestar a Judá no Sul – Josafá.

            Através destes dois homens, o povo havia sido ensinado a confiar no Senhor e estava preparado para a emergência. Bendita influência exercida por líderes piedosos a semelhança de Elias e Josafá ensinam as pessoas a confiarem no Senhor. Como o Senhor os usou!

            Está você preparado para a emergência?

           Está preparado para o que lhe reserva o futuro?

           “O povo de Deus não suportará a prova a menos que haja um reavivamento e uma reforma entre o povo de Deus, mas esta deve começar sua obra purificadora entre os ministros”. Testemonies, vol. I pág. 469.

            Hoje deve ocorrer o mesmo. Deus precisa de muitos Elias e Josafás a postos para liderar, para indireitar veredas e preparar o povo par as futuras calamidades e desafios.

           A Palavra de Deus está repleta das experiências de outros líderes a quem Deus usou para trazer reavivamento ao seu povo. No entanto, esses reavivamentos ocorreram porque uma pessoa buscou fervorosamente ao Senhor.

            Então, como começa um reavivamento?

            O Senhor, através do rei Salomão, estabeleceu os passos que conduzem ao reavivamento. Leiamos juntos, em espírito de oração o que se encontra em II Crônicas 7:14 . Aqui estão, claros e inconfundíveis, os quatro passos que levam a um verdadeiro reavivamento:

            1º) Exame de coração e arrependimento;

            2º) Jejum e oração;

            3º) Confissão da culpa e

            4º) Fervoroso exame da Palavra.

            Este é o caminho. A única maneira. Não existe nenhum atalho sensacional, nenhuma fórmula mágica. Tão simples, contudo, tremendamente importante.

Você e eu devemos nos arrepender, orar, confessar e estudar como conseguir o nosso reavivamento. Todos nós necessitamos trilhar este caminho e levar os que estão a nossa volta conosco.

Fazer isto não requer um grande conhecimento. Não demanda recursos financeiros, tão escassos atualmente. Entretanto, isto requer tudo o que possuímos, ou somos. Uma entrega total, sem reservas. Unicamente tal experiência produzirá um reavivamento em seu coração e no meu. “Deus está procurando líderes que estejam dispostos a pagar o preço de uma total entrega. Para eles o poder do Espírito Santo será dado”.Testemonies, vol. 8, pág. 20

“Tenho ansiosamente aguardado, esperando que Deus revista alguns de seu Espírito e os use como instrumentos de justiça para despertar sua igreja e organizá-la.” Testemonies, vol. 5, pág. 663

Há quanto tempo a Sra. White escreveu isto?

Há muitos anos, muitas décadas e ainda estamos aqui nas bordas do reino.

Não nos ofereceremos humildemente para ser usados por Deus para acender este último reavivamento tão almejado, desejado, tão sonhado pela igreja?

Que quando o Senhor bater em seu ombro, sua resposta possa ser a mesma dada pelo profeta Isaías por ocasião de seu chamado: “Eis me aqui, envia-me a mim”. Isaías 6:8.       Amém!!!

 

 

 

 

           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n