Pular para o conteúdo principal

A MELHOR EXPRESSÃO DO AMOR


3ª) Mordomia do Tempo.



           Introdução

           Tempo é vida. Quando trabalhamos para nosso sustento, trocamos um “pedaço da nossa vida” pelo nosso salário (pedaço da vida dos outros).

           Tempo é amor. A seguir, estão dois exemplos de tempo esbanjado por professos cristãos que trocaram em excesso para si mesmos o tempo necessitado por outros:

           » Não se pode colher nos últimos anos de vida para o Senhor o que primeiramente não tomamos tempo para semear (Sl 126:6).

           Da mesma forma, não se pode colher nos últimos anos de vida uma família na qual primeiramente não semeamos na forma de tempo e atenção. Então, a descendência estará demasiadamente ocupada para ser colhida.

           » Um pai passou apressadamente à frente de seu filho, que estava chutando a bola contra a parede: ”Te amo, filho!” disse o pai, por cima do ombro.  “Eu não quero que você me ame. Quero que jogue bola comigo”, respondeu o garoto.



           Pense reverentemente neste desafio inspirado:

           “De nenhum talento que [Deus] nos concedeu requererá Ele mais estrita conta do que nosso tempo”. – Ellen G. White, PJ, pág. 342. Por isso desejo encarecidamente fazer-lhes um pedido: jamais profiram tal insanidade – “Estou matando tempo”.



           Na qualidade de fiéis mordomos, glorificamos a Deus mediante o sábio uso do tempo. “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor; e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo” (Cl 3:23-24).

      

           A recomendação bíblica.

           A Palavra de Deus nos adverte a nos conduzirmos “Não como néscios, e, sim, como sábios, remindo (aproveitando) o tempo, porque os dias são maus” (Ef 5:15-16).

           Seguindo o exemplo deixado por Jesus, quando tinha apenas 12 anos, devemos ocupar-nos dos negócios de nosso Pai (Lc 2:49)

           “Estou matando o tempo”. Jamais profira tal infâmia!

           O tempo é dom de Deus, cada momento é precioso. Ele nos é concedido para formarmos o caráter a ser levado para a eternidade.

           Mordomia fiel do tempo significa utilizá-lo para conhecer melhor a nosso Senhor, para ajudar nossos semelhantes e para compartilhar o evangelho. Que maravilhoso círculo virtuoso!

           O tempo é sua dádiva mais importante, pois você só recebeu uma quantidade fixa dele. Se você ama, saiba que a melhor expressão do amor é o tempo. A importância das coisas pode ser medida pelo tempo que estamos dispostos a investir.



           Ajudar nossos semelhantes é importante à vista de Deus?

           Saiba que quando você dedica seu tempo a alguém, você está dedicando uma porção de sua vida que jamais irá recuperar. O tempo é a sua vida. É por isso que o maior presente que você pode dar a alguém é o seu tempo.  

           Sempre que você dá seu tempo, está fazendo um sacrifício, e o sacrifício é a essência do amor. Jesus foi um exemplo disso: “Sejam cheios de amor pelos outros, segundo o exemplo de Cristo, que amou vocês e se entregou a Deus como sacrifício a fim de tirar os seus pecados” (Efésios 5:2).

           Outra versão afirma: “Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós...” (Ef. 5:2). “Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Ef. 5:25).  E o testemunho do apóstolo Paulo mostra-nos o caminho a seguir: “Vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gal. 2:20).

           Quando, na criação, Deus nos outorgou o tempo, reservou para Si o sétimo dia, o Sábado, com a finalidade de desenvolvermos comunhão com Ele.  Entretanto, seis dias foram providos para que a família humana se envolvesse em atividades úteis, de seu próprio interesse.



           Conclusão.



            “O fazer as coisas em tempo pode ser bom argumento em favor da verdade. Perdem-se frequentemente vitórias devido a tardanças. Haverá crises nesta causa. A ação pronta e decisiva no momento oportuno conquistará gloriosos triunfos, ao passo que tardança e negligência resultarão em grandes fracassos e positiva desonra para Deus”. – Ellen G. White, TPI, vol. 3, pág. 498.

           Está escrito na primeira epístola de Paulo aos coríntios, no capítulo 10, versículo 31 que quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.

           O livro de Eclesiastes no capitulo 3 diz que há, para todas as coisas, um tempo determinado por Deus. Correto? Sim.

           Ainda no livro de Eclesiastes, encontramos: “... mas o tempo e a oportunidade ocorrem a todos (Ec 9:11 u.p.) . Daí a pergunta: Como saber o tempo e a oportunidade?

           Talvez você esteja enfrentando grandes decisões ou escolhas?

           Neste caso, como o conceito de que existe um tempo apropriado para cada coisa poderá ajudá-lo em sua decisão?

           Pense novamente na importância destas palavras: “Tudo tem o seu tempo determinado”.

           Oração, estudo da Bíblia e o conselho de outras pessoas, mais experientes e confiáveis, certamente o ajudarão a tomar a decisão correta no tempo certo!

           Acredite nisso. É o eu desejo e a minha oração. Amém!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n