Pular para o conteúdo principal

A INFLUÊNCIA DAS MÃES


Introdução.

           “Ser mãe é...”.

           “Mãe é mãe”.

           “Mãe é uma só”.


           “Ser mãe é padecer num paraíso”. Coelho Neto

           “Mãe não é aquele gera, mas aquela que... acolhe, ama,protege, cria”.  Haja chavões!


          

           Você sabe o que é um chavão?

           É coisa que se diz ou se escreve por costume. Ou seja, sentença ou provérbio muito batido pelo uso – clichê.

           Contudo, existem alguns, que apesar de comuns são profundos, encerram grandes verdades: “Os primeiros passos de um filho são dados pela mãe”. Fátima Leão – Compositora brasileira nascida em Goiás.

           “Por trás de um grande homem existe sempre uma grande mulher”.

           “Quando Deus precisa de um homem, ele prepara uma mãe”. 

           “Mãe – rainha do lar”. Para muitos pode ser cômico, hilário, batido demais, entretanto, a luz da Palavra de Deus ele adquire um significado muito especial.



           Um significado muito especial.

           O fato de a mãe ser a rainha do lar pressupõe a existência de um rei.

           Nos tempos bíblicos, em Israel, o rei não era somente o líder político, era também o líder espiritual.

           Quando o rei e a rainha faziam “o que era mal perante o Senhor”, ou, “o que era mau aos olhos do Senhor”, a nação inteira acompanhava-os. E as conseqüências? Desastrosas, estendiam-se por muito tempo. Por quê? “Porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam” (Êxodo 20:5. up). Porque havia uma maldição.

           Por outro lado, “quando faziam o que era reto aos olhos do Senhor”, havia uma bênção: ”Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é que é Deus, o Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia, até mil gerações, aos que o amam e guardam os seus mandamentos” (Deuteronômio 7:9).

           Tal qual a influência exercida pelos reis de Israel sobre a nação, é a influência desempenhada pela mãe sobre seus filhos em seu lar.

           Com a palavra, as Santas Escrituras. A Palavra de Deus é rica em exemplos. Bons para serem imitados, e péssimos para não serem seguidos. Vamos nos deter nos primeiros.



           Um modelo inspirador.

           A Palavra de Deus contém igualmente histórias fantásticas de mulheres fantásticas, de mães fantásticas. No VT duas nos impressionam sobremaneira. Novamente vamos nos deter na história que aconteceu antes, ou seja, a mais antiga.

           Certamente Deus a escolheu também por este motivo: ser pobre. Para que no futuro ninguém pudesse alegar que ela foi privilegiada. Se fosse rica teria mais condições, recursos para educar seu filho, mas não, “Joquebede era mulher e escrava. Sua porção na vida era humilde e seus encargos pesados”. Educação, pág. 61.            

           Ela não se deixou abater pelo fato de ser mulher, escrava, de ser humilde.

           Com exceção de Maria de Nazaré, por intermédio de nenhuma outra mulher recebeu o mundo maior bênção. Sabendo que seu filho logo deveria sair de sob seus cuidados, para passar aos daqueles que não conheciam a Deus, da maneira mais fervorosa se esforçou ela por unir a sua alma ao Céu. Procurou implantar em seu coração amor e lealdade para com Deus. E fielmente cumpriu este trabalho. Aqueles princípios da verdade que eram a preocupação do ensino de sua mãe e a lição de sua vida, nenhuma influência posterior poderia induzir Moisés a renunciar”. Ibidem, pág. 61.

           Ela conservou consigo o rapaz tanto quanto pôde; foi, porém, obrigada a entregá-lo quando tinha aproximadamente doze anos. Foi levado de sua humilde choupana ao palácio real, para a filha de Faraó e se tornou seu filho. Contudo, mesmo ali, ele não perdeu as impressões recebidas na infância. As lições aprendidas ao lado de sua mãe, não as esqueciam”. PP. Pág. 244.



           E os resultados: “Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o gozo do pecado, tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa” (Hb 11:24-26).

           “Os resultados daquele preparo, e das lições então ensinadas, ligam-se intimamente, não só a história de Israel, mas a tudo que desde aquele tempo até hoje tem contribuído para o progresso do mundo. O mais elevado testemunho da grandeza de Moisés, ou seja, o juízo feito de sua vida pela Inspiração, é: ‘E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face’” (Deut. 34:10). Educação, pág. 64.



           Qual o segredo da vitória de Moisés? A que se deve a vitória de Moisés?

           A razão de tudo isto está na educação recebida nos seus primeiros anos de vida. A Bíblia diz: “Ensina a criança o caminho em que deve andar e ainda quando velho não se desviará dele” (Pv 22:6).

           A mãe de Moisés soube plantar a semente do amor a Deus no coração de seu filho.



           Conclusão.

           Você mãe, como qualquer um de nós deve ter problemas, deve enfrentar dificuldades, deve ter muitas necessidades, deve ter limitações.

           Entretanto, com toda certeza a sua vida deve ser bem ou muito mais fácil que a vida de Joquebede, você não é escrava, e as conquistas femininas avançaram bastante nestes últimos 3500 anos.

           Portanto, tal qual Joquebede, não se deixe abater.

           Peça a Deus sabedoria; de seu esposo apoio, e assim procure enquanto tiver seus filhos ao seu lado, implantar em seus corações amor e lealdade para com Deus.

 Deus quer que cada mulher de Sua igreja tenha o Seu temor no coração e dê prioridade em conquistar aquelas qualidades que o céu aprova.

 Deus deseja que não viva para si, mas que a sua influência de modo a beneficiar a todos que puder.

           Que esta seja a experiência das mães de minha, da sua, da nossa igreja.

           É também o meu desejo e a minha oração. Amém!!!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n