Pular para o conteúdo principal

FORMAS DE SE MANTER MOTIVADO

 


           Introdução.

           A motivação é contagiosa. Jamais tento motivar outras pessoas. Só me preocupo em me motivar. Quando estou motivado, as outras pessoas vão perceber meu entusiasmo. Isto é verdade em todas as áreas do ministério. Sua tarefa como líder não é necessariamente dar estímulo a outros. Se você está motivado, seus liderados notarão.

           Paulo nos diz: “Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil” (I Co 15.58b, NVI). Nosso objetivo é que toda vez que pregarmos um sermão, cada encontro que dirigirmos, cada aconselhamento que dermos, nos entreguemos plenamente à obra. Sabemos que nada do que fazemos para o Senhor é vão.

           Aqui vão algumas sugestões de como podemos nos manter motivados.

 

           1ª) - Ponha seus planos no papel.

                  Escreva aquilo que você quer alcançar. Dawson Trotman escreveu: “Os pensamentos ganham corpo quando passam pelos lábios e chegam às pontas dos dedos”. O que você não pode dizer e escrever não fica claro. Se você não escreve, fica vago. (...) Quando colocamos a idéia no papel, liberamos nossa mente para colocar o foco na tarefa a ser realizada.

 

           2ª) - Fracione as grandes tarefas em pequenas etapas.

                  Quando tenho algo para fazer, sempre escrevo as etapas que preciso desenvolver para ver o projeto pronto. Quando preparo um sermão, eu me pergunto: “O que preciso fazer para terminar a mensagem?” Então, escrevo todas as tarefas relacionadas, como seleção dos versículos, estudo, busca de ilustrações, citações e organização do material. Sermões não caem no cérebro automaticamente. Precisamos ir etapa por etapa para desenvolvê-lo.

 

           3ª) - Decida por onde vai começar.

                  Depois de fracionar a tarefa em etapas, pergunte-se pelas necessidades que devem vir primeiro. Se, por exemplo, está preparando um sermão, qual a primeira coisa a fazer? Descobrir a idéia central? Orar? Você precisa ter clareza sobre onde começar.

 

           4ª) - Verifique periodicamente seu progresso.

                  Dê prazos a você mesmo para cada etapa necessária para terminar o projeto.

 

           5ª) - Comece a tarefa, goste ou não dela.

                  Seja honesto com você mesmo. Geralmente, quando dizemos que não podemos fazer algo, estamos dizendo que não queremos fazê-lo. A maioria das pessoas bem-sucedidas é formada por aqueles que não gostam de fazer o que estão fazendo. Pessoas bem-sucedidas desenvolvem o hábito de fazer coisas que as pessoas mal-sucedidas não gostam de fazer.

 

           6ª) - Lembre-se dos benefícios de terminar a tarefa.

                  Muitas vezes faço isto quando estou preparando um sermão. Tive uma semana pesada e estou cansado. Então, eu me pergunto: “A que isto vai levar?”. Jesus fez isto. A Bíblia diz em Hebreus que Jesus suportou a cruz porque viu a alegria adiante. Muitos de nós não vemos a emoção do que estamos fazendo. Há um pouco de mundanismo nisto porque não fazemos por causa dos resultados. Deus está mudando vidas através de nós. Isto nos mantém motivados.

 

           7ª) - Faça tudo certo desde o início.

                  Mantenha-se ligado. Não perca o ritmo. Brinco um jogo comigo mesmo. É o jogo dos cinco minutos. Quando tenho uma tarefa imensa pela frente, digo a mim mesmo: “Não quero fazer isto, mas só dura cinco minutos”. Sento e logo descubro que não é tão difícil assim.

 

           8ª) - Seja otimista.

                  O otimismo gera energia. Costumo dizer: “Isto é moleza. Em Cristo. Posso fazer todas as coisas através de Cristo que me fortalece”. O otimismo pode fazer toda a diferença.

 

           9ª) - Crie um ambiente propício para a ação.

                  Crie um lugar em seu escritório ou em sua casa onde você possa reunir todas as ferramentas para a tarefa. Você precisa de um ambiente onde possa pôr o foco da tarefa. Eu limpo a mesa quando vou estudar porque não quero pôr o foco em nada mais.

           Talvez você use a sua mesa como se fosse um arquivo, com tudo em cima. Você está fazendo uma coisa e não esquece as outras. Este é o problema. Você se assenta para preparar uma mensagem e vê sua agenda de telefones ou um livro que gostaria de ler e tudo isto lhe desvia da tarefa. O sucesso decorre de pôr o foco em uma coisa de cada vez.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

          (Tradução de Rachel Vieira Belo de Azevedo).

           *Rick Warren - É pastor da Igreja Saddleback, em Los Angeles, Califórnia (EUA), e escritor do best-seller Uma igreja com propósitos.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n