Êxodo 20:8-11
Introdução
“Os preceitos do Decálogo são adaptados a toda humanidade, e foram dados
para a instrução e governo de todos. Dez preceitos breves, compreensivos e
dotados de autoridade, abrangem os deveres do homem para com Deus e seus
semelhantes” (Patriarcas e Profetas, pág. 305).
Lembrando
a instituição do sábado
“Considerai que o Senhor vos deus o sábado; por isso, Ele, no sexto dia,
vos dá pão para dois dias” (Êxodo 16:29).
A instituição do sábado é
proclamada basicamente em Gênesis 2, com o episódio do repouso divino. No
caminho do deserto há alguns que resistem a guardar o sábado adequadamente,
então o Senhor os exorta: “Até quando
recusareis guardar os Meus mandamentos e as Minhas leis?” ( Êxodo 16:28).
Provavelmente Êxodo 16:30, onde é
dito que “descansou o povo no sétimo dia”,
seja uma alusão a Gênesis 2:2, onde se encontra o relato de que Deus descansou
no sétimo dia.
O fato de Deus prover um dia
especial para o povo expressa Sua preocupação pelo bem-estar de Seu povo e, de maneira
particular, em prover uma oportunidade para Seu crescimento espiritual.
Provisões para a observância do sábado
Um dos grandes ensinos de Êxodo 16
é a que tanto a dádiva do maná como o dia de sábado são vistos como manifestações
da providência de Deus para suprir as necessidades de Seus filhos.
Em sua peregrinação pelo deserto os
israelitas foram testemunhas de um tríplice milagre que serviu para
impressionar sua mente com a santidade do sábado: a cada sexta-feira caía em
dobro a quantidade de maná, porém, no sétimo dia não caía nada; e a porção
reservada par ao sábado continuava saudável.
O crente deve seguir o conselho
divino com respeito à observância do sábado. O texto revela que o povo
descansou no sétimo dia (Êxodo 16:30). Devemos estar conscientes de que também
temos um encontro com Deus. Portanto, devemos deixar de lado os afazeres comuns
da vida para ter plena comunhão com Ele. Isso é explicitamente declarado em
Êxodo 20:10: “Não farás nenhum trabalho”.
Devemos estar conscientes da
santidade do dia de sábado e como tal observá-lo com devoção. “Devemos observar cuidadosamente os limites
do sábado. Lembrai-vos de que cada minuto é tempo sagrado” (Testemunhos
Seletos, vol. 3, pág. 22).
“Em caso algum devemos permitir que nossas ocupações usurpem o tempo
santo [...] Muitos descuidadamente
deixam até o princípio do sábado pequenas coisas que poderiam ter sido feitas no dia da
preparação. Isto não deve ser assim” (Patriarcas e Profetas, pág. 296).
“Antes do pôr do sol, todos os membros da família devem reunir-se para
estudar a Palavra de Deus, cantar e orar” (Testemunhos Seletos, vol. 3,
pág. 230).
O sábado na Lei escrita
A entrega dos Dez Mandamentos é
antecedida pela apresentação do doador da Lei: “Eu sou o Senhor, teu Deus” (Êxodo 20:2). Desse modo Deus se
aproxima de Seus filhos mais uma vez.
Deus recorda que é Ele quem
concedeu a eles vida nova. “Te tirei da
terra do Egito, da casa da servidão” (v. 2). Obedecer a Lei de Deus, incluindo a
observância do sábado, proclama nossa dependência de Deus e libertação de
outros poderes.
Em Êxodo 20:8, ao referir-se com as
expressões: “Lembra-te do dia de sábado,
para o santificar”, o autor deixa claro que não se trata do estabelecimento
de uma nova instituição. Com as expressões “lembra-te”
e “santificar”, fica evidente que o
sábado é como um memorial para o povo de Deus a respeito daquilo que Deus tem
feito para manter uma comunidade santa.
A ênfase aqui está na necessidade
do descanso sabático, tanto para seres humanos como para animais. No sábado, as
relações hierárquicas também cessam e todas as pessoas compartilham de forma
igual da liberdade oferecida por Deus.
“O sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus” (v. 10). Isto é, Deus
não apenas designa o sábado como um dia de repouso para a humanidade, mas
também coloca nele Seu selo de autoridade e o sanciona como Seu dia, tornando-o
uma das características de Seu povo.
Ao ensinar “Não farás nenhum trabalho” (v.10) não implica que o sábado tem que
ser um dia de inatividade, mas que é bem diferente dos demais. É um dia de
serviço a Deus, em que se pode adorá-Lo e recordar Seus atos redentores. Desse
modo somos reconhecidos como Seu povo.
O sábado, a partir da perspectiva
de Êxodo 20 e do texto paralelo de Deuteronômio 5, combina o culto a Deus,
considerando-O Criador e Redentor.
A motivação sabática de Êxodo 20
tem um caráter cristocêntrico: Deus é apresentado como Criador e Mantenedor do
mundo. “Fez o Senhor os céus e a Terra, o
mar e tudo os que neles há” (Êxodo 20:11). Como sábado está ancorado na
obra criadora de Deus dos céus e da Terra, o mandamento de guardar o sábado
toma um caráter universal.
Por sua vez, a motivação de
Deuteronômio 5 está relacionada com a salvação do ser humano. O sábado leva o
selo de Deus como libertador. “Te
lembrarás que foste servo [...] e que o Senhor , teu Deus, te tirou dali com
mão poderosa e braço estendido” (5:15). Isso pode implicar também no
companheirismo entre os seres humanos ao celebrar o dia de repouso em ambiente
de liberdade e confraternização.
Conclusão
O sábado foi estabelecido por Deus
para ser observado pela humanidade. Junto ao Sinai, Ele providenciou meios para
que o povo, ao atravessar o deserto, aprendesse de forma prática sobre o
significado do sábado.
Ao guardar o sétimo dia da semana,
reconhecemos a Deus como nosso Criador e Mantenedor. A observância do sábado
também nos lembra de Sua obra redentora em nosso favor.
Autor: Segundo Teófilo
Correa é diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Peruana Unión.
Fonte: Revista do Ancião,
edição Janeiro-Março/ 2010, pág. 14.
Nota: O presente esboço
de sermão, juntamente com outros cinco é parte integrante de uma série
publicada na Revista do Ancião, CPB, edição Janeiro-Março 2010 e fazem parte da
temática “Um Dia de Esperança” (o Sábado). Foram preparados por professores de
instituições adventistas de teologia na América do Sul e selecionados pela
Divisão Sul-Americana para serem inicialmente pregados nas congregações
adventistas durante o primeiro semestre de 2010, acrescidos de negritos e
itálicos.
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