Pular para o conteúdo principal

O SÁBADO NO CULTO CONGREGACIONAL


Lucas 4:16


            Introdução
            Está claro, em Lucas 4:16, que era “costume” ou hábito de Jesus estar na igreja no dia de sábado. Ele, como Criador e Mantenedor de tudo, não poderia deixar de lado algo que Ele mesmo criou, santificou e abençoou, e deixou como exemplo para toda a humanidade.
            Outro ponto que não podemos discutir é que os seres humanos foram criados para adorar a Deus. No íntimo de cada um de nós há anseio pelo que é eterno e divino. O Criador quer encher nossa vida da real alegria e felicidade, principalmente quando estamos reunidos numa congregação adventista. Por isso que:
            O sábado é um dia de culto e adoração ao Deus Criador.
            No sábado, o culto congregacional é uma amostra de como será a adoração ao Deus Criador no novo Céu e na nova Terra.
            Jesus prestou culto a Deus no dia de sábado (Lucas 4:16).
            Os apóstolos prestaram culto a Deus no sábado (Atos 17:2).
            Todos os remidos irão adorar a Deus a cada sábado durante a eternidade (Isaías 66:22-23).

            O culto congregacional e o sábado
            No culto congregacional, temos um relacionamento pessoal com Deus.
            O Senhor fica bem perto do Seu povo no dia em que Ele abençoou e santificou” (Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, página 137). “Essa porção específica do tempo, separada pelo próprio Deus para culto religioso, continua hoje tão sagrada como quando pela primeira vez que foi santificada pelo nosso Criador” (Conselhos Sobre Mordomia, página 66).
            Cada semana, nosso Pai celestial nos dá o privilégio de descansar de nossas lutas temporais e adorá-Lo em Sua própria casa, a igreja.
            No culto congregacional, podemos sentir o deleite de adorar a Deus, recebendo Sua graça santa em nossa vida e usufruindo do Seu amor sem limites.
            Durante o culto congregacional de sábado, separamos tempo para conhecer melhor o nosso Deus e nos relacionarmos com Ele numa relação de Pai e filho.

            Nossa participação no culto de sábado
            O sábado é o dia que Deus nos deu para adorá-Lo em Sua igreja. Esse foi um presente sem preço que Deus deu ao homem.
            Qual é o tipo de música ideal para o culto congregacional de sábado?
            Certamente, aquelas músicas que nos conduzem para perto de Deus. Temos no Hinário Adventista músicas apropriadas para louvar o Criador.
            Deus merece a melhor adoração no culto congregacional de sábado. “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas Tu criaste, sim, por causa da Tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Ap 4:11,12).
            Não surgimos no mundo por acaso. Existimos porque um Deus de amor nos fez. Ele nos deu o dom maravilhoso da vida. Por isso, Ele é digno do mais profundo louvor e da nossa mais solene adoração no culto de sábado.
            Quando adoramos a Deus no sábado bíblico, estamos declarando abertamente que nos lembramos do Seu repto: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8).
            Através do profeta Isaías, o Senhor declara as bênçãos sem limites para aqueles que guardam o sábado (Isaías 56:2).

            A congregação na eternidade
            Os remidos irão adorar ao Senhor a cada sábado por toda a eternidade (Isaías 66:22, 23). No reino eterno de Deus encontraremos o real descanso, enquanto O adorarmos a cada sábado. Através dos séculos e milênios da eternidade, o sábado permanecerá como o sinal de Deus e de Seu poder criador e redentor.
            O sábado será um símbolo do Seu eterno amor e do desejo de tornar Seus remidos felizes para sempre.
            Os adventistas do sétimo dia reconhecem Deus como Criador e o único que merece nossa adoração. Somos recordados acerca desse fato a cada semana quando vamos a igreja louvar o Criador e Redentor.

            Conclusão
            Ilustração: Três homens trabalhavam quebrando pedras. Um senhor passou pelo local e dirigiu a mesma pergunta aos três quebradores de pedra: “O que você está construindo?” O primeiro respondeu: “Estou quebrando pedras”.  O segundo falou: “Estou ganhando o pão de cada dia”. O terceiro sorriu satisfeito e declarou: “Estou construindo uma catedral para Deus”.
            Cada congregação deve ser uma catedral ou altar para adoração ao nosso Deus.
            A vida de adoração é uma vida de comunhão, de andar junto, de confiar, de conhecer a voz, ter certeza de quem está falando. No culto congregacional de sábado, ouvimos a voz de Deus falando ao nosso coração através da mensagem e do mensageiro. Falamos com Deus através de nossas preces e O louvamos com nossas vozes, dízimos e ofertas.
            A prática da adoração a Deus no sábado envolve todo o ser, o que corresponde ao uso da mente e do corpo, em expressões emocionais, em atitudes de reverência, aceitação e participação. Precisamos aprender a “adorar o Senhor na beleza de Sua santidade “ (1 Crônicas 16:29).
            Em Apocalipse 14:6,7 existe um convite a toda nação, tribo, língua e povo para adorar ao Deus criador. Durante anos, os adventistas têm anunciado que essa adoração consiste no verdadeiro culto a Deus no dia santificado por Ele, o sábado.
            Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo adoram o Criador no dia de sábado.
            Por toda eternidade, Seu povo cantará: “Horas benditas, santas e felizes, são as que passo junto a Ti, meu Deus. Ó Mestre amado, Criador divino, do santo sábado, Tu és Senhor”.








Autor: Davi Tavares, diretor da Faculdade de Teologia Adventista do Norte do Brasil.
Fonte: Revista do Ancião, edição Janeiro-Março/2010, página 21.
Nota: O presente esboço de sermão, juntamente com outros cinco é parte integrante de uma série publicada na Revista do Ancião, CPB, edição Janeiro-Março 2010 e fazem parte da temática “Um Dia de Esperança” (o Sábado). Foram preparados por professores de instituições adventistas de teologia na América do Sul e selecionados pela Divisão Sul-Americana para serem inicialmente pregados nas congregações adventistas durante o primeiro semestre de 2010, acrescidos de negritos e itálicos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n