Pular para o conteúdo principal

TRÊS LEIS DE ESPIRITUALIDADE:


 
UMA REFLEXÃO SOBRE A PARÁBOLA DO FARISEU E DO PUBLICANO

 

           Dois homens vieram à casa de Deus para orar. Aparentemente eles não se conheciam. Espiritual e socialmente estavam em mundos à parte — ou pelo menos era assim que se consideravam (algumas comunidades se ufanam de tais distinções). Esses dois representam dois grupos de pessoas que sempre acharam o caminho da casa de Deus para orar.

           Um era considerado uma pessoa boa e respeitável. Ele pertencia à classe média. Vivia uma vida decente e provavelmente se considerava um modelo. Estava convicto do que era certo e do que era errado. Pelo menos assim pensava. O outro indivíduo era considerado um velhaco — um caráter desprezível. Um era respeitado, o outro certamente não. Um era descrito como um “fariseu”, e o outro um “publicano”.

           Para que você não fique chocado com a dedução de que as pessoas que entram na casa de Deus para adorar e orar podem ser facilmente divididas em dois grupos, permitam-me dizer imediatamente que a coisa não é assim. Teríamos dificuldade em achar muitos com a fibra, zelo e disciplina de um fariseu. E provavelmente não muitos que vêm para a igreja desceram à profundidade do proverbial publicano. Suspeito que na maioria de nós há um pouco de ambos — um pouco do publicano e um pouco do fariseu; às vezes mais fariseu e às vezes mais publicano. Mas entre os dois temos provavelmente um nítido perfil das pessoas que vêm orar.

           A mensagem básica dessa história, contada por Jesus e registrada por Lucas 18:9-14, é tanto de julgamento como de salvação. O julgamento é inicialmente dirigido contra aqueles que tendem a se comparar com outros na igreja, e assim fazendo terminam se sentindo muito bons. Consideram-se perfeitos e bem-sucedidos em comparação com alguns sobre os quais nutrem opiniões negativas. Como os dois expressaram seus pensamentos e sentimentos diante de Deus em oração, torna-se claro como se viam a si mesmos.

           Um louva-se a si mesmo e a Deus pelo que é e pelo que é capaz de fazer. Não deseja ser diferente. Não tem pedido a apresentar diante de Deus. Seus jejuns, vida de oração e contribuições de dízimos e ofertas são impressionantes. (“Certamente, ó Deus, Tu reconheces isso!”) Sua mente está concentrada naquilo que pode trazer a Deus e não no que recebeu de dEle. Aí jaz sua falta principal.

Em contraste, vemos o outro que parece comovido e se sente deslocado. Sua própria ocupação (publicano) atrai a descrença sobre si. Gente decente não aceitava tal profissão. Socialmente, ele não pertencia às classes dignas. Muitos o viam como um leproso moral. Assim, era bastante apropriado que ele ficasse “de longe”, como o texto diz.

           Alguém poderia perguntar: É possível que tenhamos nessa história um homem basicamente correto que se tinha tornado, injustamente, vítima de uma profissão desprezada? Não; de modo algum! Ele era corrupto e falsário.

Sua postura e palavras refletiam-lhe o verdadeiro estado. Tudo estava errado com ele. Nada havia para recomendá-lo.

           Mas precisamente aí reside sua salvação. Ele teve a coragem de ser honesto consigo mesmo e com Deus. De pé diante de Deus, nada encontrava em si mesmo de que se orgulhar. Só via fracasso e miséria. Com sentimentos que lembram os de Davi muitos anos antes (“Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”, Salmo 51:2 e 3), ele clama por socorro.

 

           Leis de espiritualidade

           Dessa história memorável destacam-se três importantes leis de espiritualidade.

 

           A primeira: A pessoa que em sinceridade confessa seu pecado diante de Deus está mais perto dEle do que aquela que crê nada ter a confessar. Deus pode lidar com pecados; Ele faz isso o tempo todo. (“A tua iniquidade foi tirada, e purificado o teu pecado”, Isaías 6:7.) Mas a cegueira da arrogância é difícil de ser curada.

Alguém pode lançar a pergunta: Qual foi o critério segundo o qual o fariseu se sentia tão maduro e bem-sucedido espiritualmente? Ele se comparou com um indivíduo pelo qual ele só sentia desprezo. Comparar-nos com os outros, o que frequentemente fazemos, pouco ajuda. As conclusões que extraímos então são inseguras. E isso nos conduz à segunda lei da espiritualidade.

 

           Segunda lei: Aquele que admira sua própria espiritualidade geralmente acha difícil ver algum bem nos outros. Lembramo-nos das palavras de advertência ditas por Paulo: “Aquele, pois, que cuida estar de pé, olhe não caia!” (I Coríntios 10:12). De pé diante de Deus, provavelmente nenhum sentimento é mais perigoso de nutrir do que aquele que evidencia que conquanto os outros possam não ser competentes espiritualmente, agradeço a Deus por aquilo que sou. Isso recorda um pensamento bem conhecido: “Quanto mais nos achegarmos a Jesus e mais claramente discernimos a pureza de seu caráter, tanto mais claramente discerniremos a extraordinária malignidade do pecado, e tanto menos teremos a tendência de nos exaltar.” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, pág. 160).

           Os sentimentos de verdadeiros peregrinos são que eles não encontram satisfação em proclamar sua própria espiritualidade. Humildade é seu traço dominante (ver Filipenses 2:3). Um peregrino conhece por experiência pessoal a fraqueza da humanidade. Um verdadeiro peregrino compreende e toma tempo para dar a mão a companheiros de viagem que acham a jornada difícil.

 

           Terceira lei de espiritualidade: Ao passo que os humanos natural e espontaneamente saúdam os vencedores, Jesus Cristo espontânea e profundamente Se importa com os que perdem. A história em Lucas 18 nos conta da solidariedade de Cristo com os que lutam e acham o caminho penoso. Ele disse: “Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim, os que estão enfermos” (Lucas 5:31). Ele também declarou através do profeta: “Num alto e santo lugar habito, e também com o abatido e contrito de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos” (Isaías 57:15).

           A verdade maravilhosa é que diante de Deus ninguém precisa se desesperar. Davi orou: “Mas Tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade” (Salmo 86:15). As boas-novas a todos nós é que Deus pode prover o Bálsamo de Gileade para curar nossas feridas (Jeremias 8:22).

 

 

 

 

 

           Jan Paulsen (Doutor em Teologia pela Tubingen University) é presidente da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia.   (2000).Diálogo, 12(2), 24-25.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n