Pular para o conteúdo principal

O PODER DO HÁBITO NA FORMAÇÃO DO CARÁTER


Os hábitos desenvolvidos na infância determinam se a pessoa será vitoriosa ou vencida na batalha da vida

 

           A tarefa mais importante que os pais devem desenvolver em relação aos filhos é a formação de um caráter reto. “Um caráter bem formado é mais precioso que as posses mundanas; e moldá-lo é a obra mais nobre em que os homens podem se empenhar” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, pág. 657).

           “Deus tem dado aos pais o seu trabalho: formar o caráter dos filhos segundo o Modelo divino. Por sua graça poderão realizar a tarefa; mas isso exigirá esforço paciente e consciencioso, não menos que firmeza e decisão para guiar a vontade e restringir as paixões” (Ellen G. White, Orientação da Criança, pág. 169).

 

           Relação entre caráter e hábitos

           “O caráter não vem por acaso. Não é determinado por uma explosão de temperamento. [...] É a repetição do ato que faz com que se torne hábito e molda o caráter, seja para o bem ou para o mal” (Ibidem, pág. 164).

           A formação do caráter é como a construção de uma casa, na qual cada tijolo é colocado cuidadosamente. Cada um representa um hábito. Podem ser bons ou maus hábitos. Com frequência, notam-se rachaduras, o que é evidência de tijolos de má qualidade ou mal colocados. Os maus hábitos devem ser corrigidos sob pena de a casa cair quando açoitada pelas tempestades da prova.

 

           Formação de maus hábitos

           “É pela repetição de atos que se formam os hábitos e o caráter é confirmado” (Ibidem, pág. 199). “O que uma vez nos aventuramos a fazer, somos mais aptos para fazer outra vez” (Ibidem, pág. 200).

           Algumas atitudes erradas de nossos filhos podem parecer “inocentes” e até divertidas, quando eles são pequenos, mas tais hábitos os destruirão. Cumpre-nos impedir, o quanto antes, todo ato que demonstre orgulho, desperdício, ostentação e egoísmo.

           “O que a criança vê e ouve produz impressões profundas na mente tenra que nenhuma circunstância posterior da vida poderá desfazer completamente” (Ibidem, pág. 199).

           Tempo para criar hábitos

           “É em grande medida nos primeiros anos que o caráter é formado” (Ibidem).

           “Os filhos que, na infância, recebem uma influência negativa no lar, levarão consigo hábitos errôneos por toda a vida” (Ibidem, pág. 201).

           Alguns pais pensam equivocadamente que não se deve disciplinar crianças muito pequenas com a intenção de definir hábitos corretos, mas a disciplina precisa ser aplicada desde cedo na vida. Ellen G. White faz uma forte advertência sobre essa atitude. “[...] São muito novos para serem castigados. Esperemos que fiquem mais velhos, e possamos entender-nos com eles. Assim os maus hábitos são deixados a se fortalecerem até que se tornam uma segunda natureza. Os filhos crescem sem sujeição, com traços de caráter que são para eles uma maldição por toda a vida, e que podem reproduzir-se em outros” (Orientação da Criança, pág. 231).

 

           Maus hábitos

           O ser humano já nasce defeituoso, com tendências naturais para o mal. Para uma criança é mais fácil aprender coisas más do que boas. “Os maus hábitos se harmonizam melhor com o coração natural, e as coisas que elas veem ou ouvem na infância e na meninice, são-lhes profundamente incutidas na mente” (Ibidem, pág. 202).

           “Na infância e mocidade, o caráter é extremamente impressionável. Deve ser adquirido então o domínio próprio. Exercem-se, no círculo de família, ao redor da mesa, influências cujos resultados são duradouros como a eternidade. Acima de quaisquer dotes naturais, os hábitos estabelecidos nos primeiros anos decidem se a pessoa será vitoriosa ou vencida na batalha da vida” (Ibidem, pág. 202,203).

 

           Pais vigilantes

           “Os hábitos de sobriedade, domínio próprio, economia, minuciosa atenção, conversa sadia e sensata, paciência e verdadeira cortesia não se formam sem vigilância diligente e continua sobre o eu” (Ibidem, pág. 200).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

           Edison Choque Fernández é diretor do Ministério da Família da Divisão Sul-Americana.

           Revista Adventista I Maio – 2009, pág. 20. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n