Pular para o conteúdo principal

MESTRE - DO PONTO DE VISTA DE MEU


“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens” (MT 5:13 NVI).


           Introdução.

           Do ponto de vista da fisiologia, o sal (cloreto de sódio) é um elemento essencial da alimentação: contribui para a manutenção da pressão osmótica e dele depende a maioria das funções vitais. O sal para consumo alimentar contém iodo (sal iodado) para a prevenção do bócio endêmico (comumente chamado papo). O sangue humano contém aproximadamente a mesma proporção de sal que a água do mar.

            A eliminação do sal pelos rins deve ser compensada pela alimentação, de modo a manter a taxa salina relativamente constante. Os aumentos ou diminuições desta taxa podem ocasionar distúrbios orgânicos mais ou menos graves. Um adulto absorve, sob diversas formas, cerca de 20 gramas de sal por dia (muito sal – o ideal: 6 gramas).


            Para a indústria o sal (cloreto de sódio) é matéria-prima da indústria química utilizada na obtenção de cloro (base de numerosas fabricações) e do sódio (matéria prima da indústria da soda). O sal serve igualmente para a salga de peles, em purificadores de água, em refrigeração. Também por tratar-se de um poderoso conservante e de baixo custo, é utilizado ampla e exageradamente pela indústria, na conservação de alimentos.


           Já, para a ciência (química) o sal é uma substância. Formado de átomos de cloro e sódio. Elementos químicos de íons de sinais opostos: o ânion provém do ácido e é a sua base conjugada; o cátion provém da base e é seu ácido conjugado. Disso resulta que um monoácido neutralizado por uma monobase só pode produzir um único sal. Por exemplo, Na+Cl-, resultante da reação entre o HCl (ácido clorídrico) e o NaOH (hidróxido de sódio/soda cáustica).


            Do ponto de vista de Jesus

             Jesus, nosso Mestre por excelência, em sua infinita sabedoria deu ao sal uma nova conotação, um novo enfoque. Para Ele o sal tem que permanecer fora do saleiro e não deve, em hipótese alguma, tornar-se insosso.

            Durante o Sermão do Monte, Jesus usou o sal como lição objetiva. “Vós sois o sal da terra”, Ele disse. “Ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta...” (Mt  5:13).


           Forma correta da utilização do sal.

           Normalmente espalhamos o sal na comida borrifando-o e procurando distribuir uniformemente. Grandes torrões de sal na comida seriam um desastre. Mas, em certo sentido, é isso que acontece quando o cristianismo fica institucionalizado e os seguidores de Cristo se isolam da sociedade. Por que vocês acham que a Torre de Babel (AT) e a cidade de Jerusalém (NT) foram destruídas? O que está por trás da grande comissão? Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).


           O propósito do sal.

            O propósito do sal é realçar o sabor dos alimentos. Se perder esse poder e apenas se espalhar pela comida, não acrescentando nada, será inútil. O desafio aqui consiste em conservar. Espiritualmente o verbo conservar, abre um leque de possibilidades: conservar viva a nossa fé, o primeiro amor, um coração puro, uma mente flexível, os relacionamentos, incluindo as pessoas dentro da nossa comunidade da fé, a nossa esperança. Quanta coisa que como sal cumpre-nos conservar!


            A lição a ser aprendida.

            Assim também, os seguidores de Cristo são chamados para acrescentar algo às suas comunidades. Para fazer diferença e não para ser diferente. Se apenas nos espalhamos com a multidão, nos tornando como todos os outros, nosso testemunho cristão “para nada mais presta”.


            O perigo que corremos.

             É fácil os cristãos perderem o sabor. O apóstolo Paulo diz: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele” (Rom. 12:2).


            Estamos nos conformando com as coisas deste mundo?

            “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Rom. 12:2.


            Estamos permitindo que o mundo defina o que é importante e aceitável?

            O sábio Salomão deixou-nos um precioso conselho em Prov. 10:8 – “O sábio de coração aceita os mandamentos...”


           Se já perdemos o sabor, o que podemos fazer?

           1º) Precisamos confessar que perdemos o “primeiro amor”.

            2º) Precisamos sofrer um processo de renovação. Paulo escreve: “Uma vez que vos despiste do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” (Colossenses 3:9-10).      Note como Paulo diz: “Que se refaz”. É um processo contínuo, não alguma coisa do dia para a noite.


            Conclusão

            Como podemos ser renovados?

            Talvez a chave esteja no início do capítulo: “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da Terra” (Colossenses 3:2).  

            Como podemos pensar nas coisas lá do alto?

             Através da oração, da meditação, do estudo da Palavra de Deus e do testemunho aos outros. Também podemos passar menos tempo pensando nas coisas terrestres.

            Enfim, sejamos sempre, sal fora do saleiro.

            Sejamos igualmente sempre, sal com bastante sabor.

            Que nunca percamos o sabor.

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n