Pular para o conteúdo principal

O PIOR DIA NA VIDA DE UM HOMEM


 
           O pior dia na vida de um homem é o dia em que ele se senta e planeja como conseguir alguma coisa por nada”. Thomas Jefferson.

 

           Introdução.

           “Conseguir algo por nada” significa querer alguma coisa que você não conquistou, algo que não era seu e ao qual você não tem direito.    

           Segundo Loron Wade, autor do livro Os Dez Mandamentos – Princípios divinos para melhorar seus relacionamentos, “Jefferson não pensava nos danos que os larápios podem causar quando entram por nossa janela à noite, mas no efeito devastador que essa atitude mental tem sobre os que condescendem com ela. Esta é a razão essencial para a advertência dada no oitavo mandamento”. Pág. 77.

 

           A advertência: “Não furtarás”. Seis mil anos de pecado levaram o mundo a uma degradação moral tão acentuada que hoje vivemos uma completa inversão de valores, ou seja, o errado é tido como certo e aquilo que é correto é tido como errado.

           A luz da Palavra de Deus você irá se surpreender com alguns tipos mais comuns de furto, “pecadinhos”, mas que do ponto de vista divino são pecados sim, ou seja, transgressões do oitavo mandamento.    

 

           Furto. O tipo tradicional de furto significa tirar alguma coisa sem o consentimento do proprietário, tomar emprestado e não devolver, apropriar-se de algo sem pagar. Isso é furto puro e simples. Esse é o primeiro tipo de roubo que nos vem à mente quando falamos em ladrão.

 

           Cópia ilegal.  Significa fazer uma cópia que prive o autor, artista e editor de seus direitos autorais, quer envolva material impresso, digital ou em qualquer outro formato.

 

           Plágio. É apresentar a obra (livro, música, matéria, invenção, descoberta, trabalho) ou as respostas de outra pessoa como se fossem suas próprias, a fim de obter nota ou outro benefício para si mesmo.

 

           Manipulação de informação. Trata-se de obter ganho ou vantagem pessoal mediante o mentir, exagerar ou dizer menos do que toda a verdade. Inclui fraude, trapaça, falcatrua ou qualquer espécie de engano que resulte em dano ou perda a outra pessoa, e também o uso de informação sigilosa para tirar vantagem de alguém.

           Rezam dois ditados populares: Primeiro: “Quem tem a informação têm o poder”. Segundo: “O poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente”. Então, muito cuidado ao fazer uso da informação e do poder. Ambos, se usados corretamente podem ser, ou proporcionar grandes bênçãos. A Bíblia diz no Livro de Provérbios: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” (25:11).

 

 

           Calúnia, difamação. Significa privar os outros de sua reputação (bom nome) e do amor, respeito e estima que têm o direito de desfrutar. Inclui também tirar-lhes o emprego ou outras coisas por meio de acusações falsas e do desvirtuamento de seus motivos e conduta.

                      “O curso da vida de uma pessoa, ou da igreja, muitas vezes é posto em chamas pela ira e por palavras mal-escolhidas... A língua que destrói a harmonia, a paz e a amizade é motivada por uma vontade que está sob controle de Satanás”. SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 526.

 

           Desleixo no trabalho. Inclui agir de forma negligente, ser injustificavelmente preguiçoso no horário de expediente, fazer menos do que o seu melhor no trabalho, chegar tarde, sair cedo.

        

           Desperdício.

           É esbanjar ou usar mal o tempo ou o material que pertence a outra pessoa.

 

           Negligência.

           Inclui a atitude descuidada e outras formas de comportamento irresponsável que resulte em perda para outra pessoa, inclusive a Deus (Jer 48:10 p.p.).  

 

           Superfaturamento.

           É especular e cobrar um valor excessivo por algo quando o comprador não tem outra escolha a não ser aceitar. Ex.: a indústria farmacêutica.

 

           Subfaturamento ou pagamento insuficiente.

           Igualmente é especular e pagar menos do que o valor justo por algo quando o vendedor está em desvantagem, não tendo outra opção, a não ser aceitar. Ex.: os atravessadores.

 

           Sonegação fiscal. Você gosta de pagar impostos elevados?  Trata-se de uma questão bastante antiga, desde os tempos bíblicos (Mt. 22:15-21). Poucas pessoas, se é que existem gostam. No entanto, devemos mostrar honestidade e integridade em todos os procedimentos financeiros.

           Este princípio também se estende ao que podemos receber do governo ou pagar a ele. É desonesto requerer um benefício ao qual não temos direito, e também é incorreto reter de César o que lhe é devido.

           Não se espera que um cristão sorria quando os seus impostos são mais elevados do que devem, mas espera-se que seja honesto.              

 

           Violência ou negligência para com crianças. Pais que não cuidam devidamente dos filhos estão furtando deles algo que é seu por direito. Isso pode ser feito por pais ausentes ou viciados em trabalho, bem como por pais que comentem agressão verbal, física ou sexual.

           Deus tem um carinho todo especial por crianças, órfãos, viúvas, idosos, doentes, pobres, inválidos, refugiados de guerra, necessitados, enfim, pessoas carentes de alguma coisa (Tg 1:27). Jesus deixou isto muito claro (Mc 10:14; Lc 10:33; Mt 25:45).

 

           Infidelidade conjugal.  Um cônjuge agressivo ou infiel, ou que abandone o lar, priva o companheiro fiel dos direitos outorgados pelos votos matrimoniais, incluindo satisfação sexual, apoio econômico, cooperação na criação e educação dos filhos. O adultério é um dos piores tipos de furto; é tirar algo a que não temos direito e que pertence exclusivamente a outra pessoa. Não é sem razão que está escrito: “Não cometa adultério” (Êx 20:14 TLH).

 

           Seqüestro, escravidão, encarceramento indevido. (Deuteronômio. 24:7). Ao contrário do que se possa crer, isso não é incomum hoje. Segundo estatísticas da ONU, pelo menos 600.000 a 800.000 pessoas, principalmente mulheres e crianças, são traficadas anualmente entre um país e outro. Pode envolver aprisionamento indevido (pessoas inocentes atrás das grades). Pessoas confinadas e mantidas em condições desumanas, obrigadas a trabalhar somente em troca de comida.

           Muitos especialistas crêem que em alguns países o número pode ser consideravelmente maior. 

 

           Retenção do dízimo. Isso priva alguém da oportunidade de ouvir o evangelho, de encontrar paz, esperança e uma vida melhor. A devolução fiel do dízimo torna possível alcançar outros com as novas do amor de Deus (Malaquias 3:8).

 

           Você consegue pensar em outros tipos de furto?

 

           Conclusão. Nem todos aceitam e obedecem aos mandamentos de Deus como lei de vida. E quando a sociedade abandona as leis de Deus para tornar-se uma lei em si mesma, as conseqüências são severas – mesmo se não imediatamente.

           Há apenas um problema em tentar comprometer os mandamentos de Deus: Deus está sempre certo! Sua vontade não é simplesmente o melhor, é o único caminho para a bênção na vida cristã.

           Ainda que seja apenas um, pois a Palavra de Deus afirma que: ”Qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (Tg 2:10).

           Concluindo, a Palavra de Deus afirma em João 14:15: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. Se você ama a Jesus, então podemos afirmar que você é um discípulo, certo?  

           Também afirma em João 13:35: “Nisto conhecerão todos  que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. Concorda que quem ama seu semelhante não furta?          Então, o apóstolo João arremata com uma das promessas mais maravilhosas: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele” (João 14:21).     

           Que você seja essa pessoa – amada por Deus e por Jesus!

           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!! 

 

          

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n