Pular para o conteúdo principal

LEMAS PARA UM VIVER FELIZ


 
           1). Fazer primeiro as coisas primeiras

           Muitas vezes, são tantas as coisas que temos para fazer que não sabemos nem por onde começar.

          É bem possível que tentemos fazer tudo ao mesmo tempo, atabalhoadamente.

           Ficamos então atordoados e confusos, podendo mesmo deixar-nos envolver pelo desânimo e pela frustração.

           O que fazer primeiro? As coisas urgentes ou as importantes?

 

               Pare e respire

          "Um profissional naturopata (que trabalha com medicina natural) me disse: ‘Pare e respire’. Ele me mostrou a importância que essa atitude tinha. Isso foi há cinco anos. Desde então, aprendi quão valioso é parar e estar consciente sobre minha respiração. Quando estamos muito ansiosos, não conseguimos nos centrar. Ao nos concentrarmos na respiração, vivemos muito mais o momento e temos mais consciência de nossas atitudes e de nosso corpo. Com certeza, a respiração correta ajuda a nos manter em equilíbrio. Hoje em dia, uso essa prática e sinto a diferença. Controlo mais a ansiedade, minhas emoções e aproveito muito mais cada momento da minha vida."
(Gisele Bündchen, 29 anos, gaúcha, top model).

 

           Mas... O que fazer primeiro? As coisas urgentes ou as importantes?

           Se procurarmos ter calma e examinarmos cuidadosamente, veremos que, de acordo com as circunstâncias, haverá sempre uma coisa que deverá ser feita em primeiro lugar, num dado momento, seja pela importância de que se reveste ou pela urgência requerida.

           Essa é a coisa primeira. As demais, é claro, deverão aguardar a sua vez, segundo a ordem de importância ou de urgência em que devem ser realizadas... 

              Entretanto, antes que a loucura do dia a dia nos apanhe, uma resolução importantíssima deve encabeçar a lista para 2013: o compromisso de passar mais tempo com Deus. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Ver também Salmos 127:1-2.

           2) - Devagar se vai ao longe

           Quanto tempo vive uma lebre? E uma tartaruga?

           Precisamos tomar cuidado com a tendência neurótica de exigirmos resultados imediatos em tudo que fazemos.

            Hoje somos obcecados por velocidade, mas Deus se interessa mais por força e estabilidade do que por rapidez. Queremos o jeitinho, o atalho, a solução imediata. Queremos um sermão, um seminário ou uma experiência que resolva instantaneamente todos os problemas, retire todas as tentações e nos alivie de toda a dor. Mas a verdadeira maturidade nunca chega depois de uma única experiência, por mais que seja poderosa ou emocionante. Crescer é um processo gradual. A Bíblia diz: Nossa vida vai se tornando gradualmente mais brilhante e mais bonita à medida que Deus entra nela e nos tornamos semelhantes a Ele (II Cor. 3:18).                 

            Embora Deus possa transformar-nos instantaneamente, Ele escolheu nos desenvolver vagarosamente. Jesus é cauteloso no desenvolvimento de seus discípulos. Assim como Deus permitiu que os israelitas se apoderassem da Terra Prometida “aos poucos”, (Dt 7:22) para que eles não fossem sobrepujados, Ele prefere trabalhar gradualmente em nossa vida.

           A Palavra de Deus encerra uma história interessante relatada em II Samuel 19:19-29. Adiantou Aimaás correr e ultrapassar Cusi?

           O apressamento poderá resultar em tensões e frustrações, e isso é precisamente o que devemos evitar....

 

           3. Viver e deixar viver

           A intromissão na vida dos outros, aos quais muitos de nós procuramos impor, embora às vezes de forma inconsciente, a maneira pela qual achamos que devam agir, é mais uma das manifestações da natureza egocêntrica e prepotente do neurótico.

           Esquecemo-nos facilmente de que nossos semelhantes também têm, como nós, o direito de decidir de sua própria vida.

           Igualmente nos esquecemos de que,  por mais que queiramos, não conseguiremos modificar o modo de proceder de uma pessoa,  a não ser que ela mesma o deseje e decida fazer... Nem Deus fará isso. Não que Ele não tenha poder para fazê-lo, mas porque respeita o livre-arbítrio.

 

           4. Viver na graça de Deus

           Afastados da graça de Deus, tornamo-nos presas fáceis do descontrole emocional. Sabemos por experiência própria, que nada podemos contra as emoções quando nos valemos apenas da nossa precária "força de vontade".

           Somente quando nos entregamos de verdade aos cuidados de um Poder Superior a nós mesmos, ou Deus como cada um de nós O concebe, é que começamos a sentir que podemos recuperar-nos. O que antes parecia impossível torna-se, então, perfeitamente realizável...  Atente para o conselho divino: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia n’Ele , e Ele o fará” (Sl 37:5).

 

           5. Esquecer os prejuízos

           Este lema sugere que deixemos de ficar rememorando os prejuízos que possamos ter tido, entre os quais, naturalmente estarão os que foram causados pela nossa neurose, pois esse é um procedimento doentio que por certo nos acarretará mais prejuízo ainda.

          Trazer de volta à memória os prejuízos é o mesmo que sofrê-los novamente...

 

           6. Recomendar-se a Deus incondicionalmente 

           Se tivermos admitido nossa impotência perante as emoções e passado a crer num Poder Superior a nós mesmos, capaz de reconduzir-nos à sanidade (Primeiro e Segundo Passos), nada mais lógico do que nos entregarmos sem restrições a esse Poder Superior, ou Deus segundo a concepção de cada um, conforme é sugerido no Terceiro Passo....

            Mais que qualquer outra coisa, a vida cristã significa entrega... O exemplo vem de Jesus: “Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós...”. Ef 5:2 “Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”. Ef 5:25. “Vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”. Gl 2:20.

           Ao ver de que modo Jesus entregou-Se a Si mesmo e Se ofereceu por nós, exclamaremos: “Que posso fazer por ti?” Entregar-se, deve ser a resposta. Esta entrega que não pode ser parcial (Atos 4:32-5:11 – Ananias e Safira) e sim  uma entrega total da vida (Marcos 12:41-44 – A moeda da viúva).

 

           7. Só por hoje

           Este lema sugere que, ao invés de tomarmos decisões para a vida toda, limitemo-nos a fazer propósitos por um dia apenas,  justamente o dia que estamos sempre vivendo: o dia de hoje.

           O de ontem já vivemos quando ele era hoje, e o de amanhã, quando chegar, será hoje, novamente. Se aplicarmos o que é sugerido, estaremos, por assim dizer, cortando a vida em "pedacinhos mastigáveis", o que irá torná-la bem mais fácil. Está escrito: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” (Mt 6:34).

            Conclusão

            Que Deus ter conceda a graça de colocar em práticas estes ensinamentos bíblicos. Viva feliz e faça feliz os que estão a sua volta.

             Faça primeiro as coisas primeiras; vá devagar, desacelere, pare se necessário for; não sufoque as pessoas; faça uma entrega diária de sua vida à Deus, sem reservas, incondicional; não fique remoendo as coisas ruins do passado; não fique ansioso quanto ao dia de amanhã; viva o presente, viva com intensidade, mas viva com responsabilidade.

            Este é o eu desejo e a minha oração. Amém!!!   

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n