Pular para o conteúdo principal

MAS, MAS, MAS...


"E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam” (Atos 21:9).

“Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César” (Fil. 4:22).

“Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria!” (II Reis 5:3).

 

 

            Introdução

           O tempo comumente denominado de “período de festas” está ficando para trás. Daqui a algumas horas o Carnaval, juntamente com Natal e Ano Novo farão parte do passado. Fim de férias, aulas recomeçam e o Brasil passa definitivamente a caminhar.

           A propósito: como ficou aquela sua lista de resoluções para 2013?

            Você deve estar se perguntando: O que a minha lista de resoluções para 2013 tem haver com os três versículos de acabamos de ler? Elas encerram um princípio.

 

            Que princípio?

            Um princípio importante podemos tirar do texto que fala das filhas de Filipe, dos cristãos que viviam no palácio do imperador romano e da menina hebreia a serviço do comandante do exército do rei da Síria: A obra missionária não depende, nem pertence apenas a lugares distantes e exóticos. Depende sim, de seres humanos.. E não é só para pessoas com treinamento e qualificações.

             Acredite, não é o lugar que faz a pessoa; é a pessoa que faz o lugar. Sucesso e grandeza não dependem do lugar; dependem da pessoa. Dependem de você!

            Vitórias o alcançarão em qualquer lugar, se você tiver atitudes corretas.

            Caso contrário, logo seremos obrigados a colocar em ação um arsenal de desculpas, as mais esfarrapadas possíveis, para tentar justificar nossa inércia espiritual. 

            Todos nós temos desculpas, mas a vida exemplar de algumas mulheres da Bíblia torna obsoleta essas desculpas:

 

            Mas ninguém me pediu.

            Muitas pessoas dizem que se envolveriam na obra se alguém lhes pedisse. Mas Deus nem sempre deseja que esperemos. Às vezes, nós mesmos precisamos dar o salto da fé. As coisas não acontecem por acaso. Necessitamos deixar urgentemente a passividade de lado. Deus espera que cada um de nós sejamos homens e mulheres de ação, de atitude positivas.

            Atentemos para as palavras: criação, redenção, justificação, santificação, consagração, glorificação. O que elas têm em comum? O sufixo ação (ato, obra, atuação, batalha, combate, duelo, guerra). Como cristãos deveríamos dar o exemplo.

            Por que sempre achamos que a iniciativa deve partir dos outros?

             A mulher em Lucas 8:42-48 podia ter continuado em sua miséria, reclamando que Jesus nunca a notava. Contudo, ela teve fé. Não ficou sentada esperando que Jesus a “notasse”.

 

            Mas não sou suficientemente santo (a).

             Muitas vezes usamos nossos maus atos passados como desculpa a fim de evitar o ministério. A Palavra de Deus é muito clara; santo, no sentido de sem pecado, ninguém é, e assim, se você condicionar sua atividade missionária, seu ministério a certo grau de santificação, você nunca fará absolutamente nada. Sempre considerar-se-á desqualificado (a).

             A mulher com a qual Jesus falou no poço (João 4:1-40) teria sido considerada uma das pessoas mais desqualificadas para partilhar o evangelho. Mas Jesus não está à procura de desculpas, porque Ele pode perdoar o nosso passado (Atos 17:30). Acredite, Deus também não está preocupado com nossas habilidades e sim com nossa disponibilidade! Se você está aqui é porque atendeu ao Seu chamado; se foi chamado, ainda que não capacitado, Deus o capacitará!

 

            Mas faz pouco tempo que sou cristã (o).

            O evangelho não vai se propagar se for deixado só por conta dos “experientes” ou “qualificados”. Lídia é um belo exemplo da disposição de um novo converso para tomar a iniciativa e se envolver. Leia Atos 16:14-15, e note que não há referência de tempo nesta passagem. Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo. Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: "Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa". E nos convenceu. (Versão NVI).

            Se uma mulher que havia acabado de aceitar a Cristo como seu Salvador pediu imediatamente para que a deixassem se envolver de alguma forma, isso não devia funcionar com todos nós?

            Às vezes, nossas igrejas parecem preocupadas demais com experiência e juventude, quer físicas ou espirituais.

            Ore e peça a Deus que lhe mostre como você pode realizar um serviço prático para Ele em sua igreja e comunidade. Pergunte ao seu pastor, a um ancião, a um líder de departamento, a uma pessoa mais experiente e confiável para ajudá-lo nessa busca por servir melhor.

 

            Mas....(insira sua própria desculpa aqui).

            As “mas” nossas de cada dia:                   

            “Não posso ser um missionário. Tenho que terminar os estudos”.

            “Tenho um emprego”. “Tenho responsabilidades demais”.

 

            As “mas” nossas bíblicas de cada dia:

            “Comprei um sítio e tenho de dar uma olhada nele” (Lc 14:18 -  NTLH);

            “Comprei cinco juntas de bois e preciso ver se trabalham bem” (Lc 14:19 – NTLH);

            “Acabei de casar e por isso não posso ir” (Lc 14:20 – NTLH).

 

            Considere Priscila e Áquila (Atos 18:1-4, 24-28; Romanos 16:3-5). Áquila não disse: “Sinto muito. Não posso ajudar na pregação do evangelho porque tenho uma esposa pela qual sou responsável”. Da mesma forma, Priscila não deu nenhuma desculpa. Havia trabalho a ser feito, e eles foram e o fizeram. Sim, eles tinham uma ocupação profissional e as responsabilidades decorrentes dela. Contudo, nada iria impedi-los de trabalhar para Deus.

 

            Conclusão

            Tome algum tempo para considerar seriamente as desculpas que você tem dado a Deus e à Sua igreja. À luz da história dessas mulheres, suas desculpas ainda funcionam?    O que você pode fazer para vencer os temores que podem estar motivando essas desculpas?

            Que Deus nos conceda a graça de após entendermos as causas, as razões e todas as implicações de nosso chamado possamos exclamar como fez o profeta Isaías: “Eis-me aqui Senhor. Envia-me a mim!”(Isaías 6:8).

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n