Pular para o conteúdo principal

UMA RESOLUÇÃO IMPORTANTÍSSIMA


 
           Introdução.

           Quais são seus projetos de vida para este ano? Não estou me referindo aquela decisão tomada por milhares de pessoas a cada início de ano de fazer uma diferença em sua vida, prometendo mudar.

         Prometo solenemente em 2013 deixar de fumar, de beber, perder peso, exercitar-se com mais frequência, passar mais tempo com os queridos, alistar-se como voluntário em uma causa nobre... a lista é interminável.     

           A lista do cristão é ainda maior.  Estamos diante de um problema de ordem conjuntural e uma angustiante pergunta assola a nossa mente a cada recomeço: Quais são os teus planos para 2013? Será que realmente necessito de planos?

           Certamente você necessita não só de planos, mas também de estratégias, de alvos, de objetivos.  Resumindo numa palavra: você precisa de um planejamento.

           Se você parar para pensar e analisar a situação, mais cedo ou mais tarde irá chegar a conclusão de que o seu sucesso, sua vitória, enfim, a concretização de seus planos não depende exclusivamente de você. Depende também do mundo que está a sua volta, um mundo mergulhado em crises sem precedentes (econômica, financeira, social, moral) e que, com raríssimas exceções, não está nem um pouco preocupado e muito menos disposto a ajudá-lo alcançar seus objetivos. Percebes a importância de um planejamento?

           Concorda então, que sem planejamento você não irá a lugar nenhum?

           Para que ao findar o ano você não seja encontrado desesperado, desanimado, frustrado, fracassado, derrotado; uma resolução importantíssima deve encabeçar a lista: o compromisso de passar mais tempo com Deus. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Ver também Salmos 127:1-2.

 

           Passar mais tempo com Deus.

           Porque esta determinação é importantíssima a ponto de encabeçar a lista?

           Nós nos deixamos envolver por tantas coisas que as vezes acaba não sobrando tempo para Deus. A Bíblia afirma que: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Lucas 12:34).

           A desculpa mais esfarrapada e mais proferida em nossos dias quando precisamos nos esquivar da responsabilidade é: “não tenho tempo”.

           Você descobrirá o que é prioritário na vida de uma pessoa, observando a forma como ela utiliza o tempo. Quanto tempo você pretende passar com Deus este ano?

·         Conhece alguém que deixou de buscar a restituição do IR por falta de tempo?

·         Conhece alguém que deixou de buscar seu novo caro por falta de tempo?

·         Alguém que deixou de assistir o último capítulo da novela por falta de tempo?

·         Que deixou de assistir aquela partida decisiva por falta de tempo?

           A verdade é que achamos tempo para tudo. Tempo para o trabalho, para os amigos, para nosso lazer, para a família. E para Deus? Estamos sempre muito ocupados?

           Levantamos atrasados, dormimos tarde e o que sobra para Deus. Se é que sobra. Os restos, as migalhas. E aí não demora muito para percebermos a situação fora de controle e temos o descaramento de ainda perguntar por que as coisas não estão indo conforme planejamos, porque não estão indo bem?

           Porque lamentavelmente estamos priorizando as coisas urgentes, em detrimento das coisas importantes. Estamos colocando em primeiro plano as coisas mundanas, efêmeras, passageiras, aquelas coisas que irão fatalmente virar cinzas, esquecendo-nos daquelas que são visualizadas somente pelos olhos de fé – aquelas que são eternas. Eis o conselho bíblico: “Não atentando nós nas coisas que se veem, mas sim nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, enquanto as que se não veem são eternas” (II Cor. 4:18).

 

           O resultado de passar mais tempo com Deus.

           Ao assumir o compromisso de passar mais tempo com Deus, certamente sua vida passará por uma transformação, uma transformação que será visível, percebida por aqueles com os quais você se relaciona: familiares, vizinhos, amigos, colegas de trabalho, irmãos – transformação materializada em obras. 

           Na prática isto significa crescimento espiritual, consagração, se preferir, santificação – “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Heb. 12:14).

 

           O chamado é individual.

           “A cada cristão é designada uma obra definida”.

           Deus requer que toda pessoa seja obreiro em Sua vinha”.

           “Se cada um de vós fosse um missionário vivo, a mensagem para este tempo seria celeremente proclamada em todos os países, a cada povo, e nação, e língua”.

           Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário”.

           “Deus espera serviço pessoal da parte de todo aquele a quem confiou o conhecimento da verdade para este tempo. Nem todos podem ir como missionários para terras estrangeiras, mas todos podem, na própria pátria, ser missionários na família e entre vizinhos”.

           “Cristo estava a apenas alguns passos do trono celestial quando deu Sua comissão aos discípulos. Abrangendo como missionários a todos os que crescem em Seu nome, disse Ele: ‘Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura’. O poder de Deus os havia de acompanhar. Serviço Cristão, pág. 9.

          

           Bons exemplos bíblicos não faltam.

           ● Samuel -“Fala, Senhor, porque o teu servo ouve” (I Sam. 3:10). 

           Isaías - “Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:8).

           ● Paulo - “Então, perguntei: que farei, Senhor?” (Atos 22:10).

           Jesus - “Todavia não se faça a Minha vontade, mas a Tua” (Lucas 22:42).

Incontestavelmente o preparo, o desenvolvimento dos dons e habilidades é importante. “Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Mat. 12:34), porém, mais importante ainda, é a disposição de servir.

 

           Os verdadeiros servos de Deus estão à disposição para servir.

           Seguindo o exemplo de Nosso Mestre que “não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mat. 20:28).

           Se você só serve quando lhe é conveniente, então você não é um servo de verdade.  Verdadeiros servos fazem o que é necessário mesmo quando é inconveniente.

            Você está disponível para Deus a qualquer momento em 2013?

 

           Os servos de Deus estão atentos as necessidades.

           Deixamos escapar muitas oportunidades para servir porque nos falta sensibilidade e espontaneidade. Grandes oportunidades para servir nunca duram muito. Elas passam rapidamente, e algumas vezes nunca voltam a ocorrer. Você provavelmente terá apenas uma chance de auxiliar aquela pessoa; então, aproveite a oportunidade. “Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje” (Provérbios 3:28) NTLH.

           A Palavra de Deus também ordena: “Portanto, enquanto temos oportunidade façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé” (Gálatas 6:10) GWT . Por quê?

           John Wesley foi um fantástico servo de Deus. Seu lema era: “Faça todo o bem que puder, com todos os recursos de que dispuser, de todas as formas que puder, em todos os lugares que puder, sempre que puder, a todas as pessoas que puder, enquanto você puder”. Isso é grandeza.

 

           Fazer o melhor que podem com o que tem a mão.

           Servos não dão desculpas, não deixam para a última hora, nem esperam circunstâncias melhores. Nunca dizem “um dia destes” ou “quando for a hora certa” ou “quando eu estiver mais bem preparado”. Simplesmente fazem o que precisa ser feito.

           A Bíblia diz: “Se você ficar esperando as condições perfeitas, nunca fará nada” (Eclesiastes 11:4) NLT.

           “Que é isso na tua mão?” Perguntou Deus a Moisés. Moisés tinha uma vara.

           Com esta vara Moisés abriu o Mar Vermelho, tirou água da rocha, fez grandes milagres diante de Israel.

           Deus espera que você faça o que puder, com o que você tem e onde quer que você esteja. Você não e perfeito e nem precisa ser para Deus abençoar.

 

           Os verdadeiros servos fazem qualquer tarefa com igual dedicação.

           O tamanho da tarefa é irrelevante. A única questão é: Ela precisa ser feita?

           É em pequemos serviços que crescemos à semelhança de Cristo. Ele se especializou em realizar tarefas que todo mundo tentava evitar: lavar pés, ajudar crianças, servir leprosos.

 

           Os servos de verdade são fiéis ao seu ministério.

           A fidelidade sempre foi uma virtude rara. Os servos concluem suas tarefas, cumprem suas responsabilidades, mantêm suas promessas e levam a cabo seus compromissos.

           Todas as semanas, igrejas e outras organizações são obrigadas a improvisar, porque os voluntários não se prepararam, não apareceram nem mesmo ligaram para dizer que não viriam.

           Em 2013 as pessoas podem contar com você?  Não se esqueça que Deus prometeu recompensar sua fidelidade na eternidade (ver Mat. 25:23).

 

           Conclusão.

           Desejo concluir esta mensagem com as palavras contidas num hino, muito inspirador de autoria do maestro e pastor Williams Costa Jr. Intitulado Discípulo Teu:          

           “Talvez a minha vida não seja o que Tu queres

           Talvez ainda esteja de Ti distanciado

           No entanto ao ouvir o Teu chamado

           Pensei em ser aquilo que Tu queres que eu seja

           Eu quero ser um novo ser

           Eu quero estar aonde estás

           Mestre quero ser um discípulo Teu”. 

           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

          

                     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n