Pular para o conteúdo principal

OBADIAS - SEIS MOTIVOS PARA ESTUDAR O LIVRO MENOS POPULAR DA BÍBLIA



            Aparentemente, Obadias é o livro menos lido da Bíblia. Não é Levítico ou 2 Crônicas, mas Obadias. Eu gostaria de motivar o estudo desse maravilhoso pequeno livro ao te dar seis razões para lê-lo, estudá-lo, ensiná-lo e pregá-lo.

            1. É facilmente dividido
            Alguns dos profetas, mesmo os menores, são livros incrivelmente complexos que desafiam divisão ou organização. Não é o caso de Obadias. É facilmente divido em duas partes simples, apesar de um tanto desiguais:
            1.  A vingança de Deus sobre Esaú (1-16)
            2.  A vitória de Deus por Jacó (17-21)
Ou, de forma ainda mais simples:
            1.  A vingança de Deus sobre seus inimigos (1-16)
            2.  A vitória de Deus por seu povo (17-21)

            2. É rico em imagens
            O livro começa se referindo a Edom, a pequena mas orgulhosa e autoconfiante nação-estado dos descendentes de Esaú. Construída sobre uma fortaleza natural de altos rochedos, era considerada virtualmente inatacável. Veja algumas imagens aqui. Certamente o menos imaginativo de nós seria capaz de evocar uma descrição gráfica atrativa de tal paisagem. O profeta também descreve o tratamento edomita tenebroso dos seus primos antigos de Israel.

           3. É culturalmente relevante
            O grande crime de Edom não foi de apenas se regozijar no saque de Jerusalém pelas hordas pagãs, mas por também terem ajudado no ataque, atrapalhando fugitivos, se aproveitando do saque e demonstrando prazer no sofrimento miserável do povo de Deus.
Soa familiar? Conforme o povo de Deus hoje é cada vez mais atacado, não há falta de pessoas aproveitando o espetáculo, incentivando e pisando no pescoço quando possível. Assim, qual é a mensagem de Deus para os edomitas daquele tempo e do nosso tempo?

            4. É perfeitamente justo
            “Eu o derrubarei!”. Essa foi a mensagem de Deus para esse inimigo altivo e intocável. Mais do que isso, Deus diz aos edomitas: “como tu fizeste, assim se fará contigo”. A perfeita justiça de Deus será executada – como tu fizeste, assim se fará contigo – olho por olho, risada por risada, saque por saque, bota por bota. A vingança pertence ao Senhor, e ele irá retribuir todos os Seus inimigos e os inimigos do Seu povo – não restará pedra sobre pedra.

            Não sei quanto a você, mas isso realmente me ajuda nesses dias em que vemos as pessoas mais perversas da sociedade sendo promovidas e celebradas, e aqueles que amam a santidade e a pureza sendo punidos e perseguidos.

            5. É claramente messiânico
            Há uma mudança clara de curso com uma pequena palavra no verso 17: “MAS”.       Após alertar Seus inimigos de que tudo aquilo voltaria para eles, a não ser que se arrependessem, Deus prossegue e assegura Seu povo da vitória final, em uma série de promessas nos versos 17-21:
             O povo de Deus será livrado
             O povo de Deus gozará paz santa
             O povo de Deus herdará a terra (mesmo a terra edomita)
             E como isso vai acontecer?
“Salvadores hão de subir ao monte Sião”. Uma série de salvadores serão levantados do meio do povo de Deus, culminando no supremo e final Salvador, quando “o reino será do SENHOR”.

            6. É gloriosamente triunfante
           “O reino será do SENHOR”.
            Que forma triunfante de terminar! O Senhor reinará como Rei sobre toda a terra. Não seja um perdedor. Junte-se ao lado vencedor!



POR DAVID MURRAY | Traduzido por Filipe Schulz | Reforma21.org | Original aqui

Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n