Pular para o conteúdo principal

RECOMENDAÇÃO APOSTÓLICA



            Introdução
            De minha modesta perspectiva, um dos assuntos mais fascinantes das Santas Escrituras diz respeito aos dons espirituais.
            Primeiramente porque é ali que Deus manifesta de forma esplêndida suas mais excelentes virtudes. Três delas são inerentes à Sua pessoa e exclusivas: onipotência, onisciência e onipresença; outras, Ele nos convida a compartilhar: amor, bondade, compassividade, perdão, misericórdia, longanimidade, enfim, a graça torna-se visível em sua forma mais pura, mais santa, mais divina.
            Inquestionavelmente, em matéria de dons espirituais, o apóstolo Paulo é um expert. Ninguém em toda Escritura falou com tanta propriedade sobre este tema como ele. As passagens clássicas encontram-se nos capítulos 12 e 14 de I° Coríntios.
            Segundo, é que somente pela graça se pode explicar como um Deus com tantas virtudes concede a cada um de nós, que somos falhos, finitos, limitados e pecadores, poder, capacidade através de talentos e habilidades para serem usados exclusivamente para a edificação do corpo de Cristo - Sua igreja.

            Para reflexão
            Já que a concessão de dons espirituais é de tamanha relevância, pois tem a ver com o crescimento espiritual – santificação, com o cumprimento da missão que o Senhor nos confiou; com a salvação, porque alguns enterram, deixam apagar ou mesmo morrer o dom que graciosamente receberam de Deus?
            O texto chave faz parte da última obra de Paulo. Dirigida a Timóteo, seu filho na fé e a nós extensivamente; nela Paulo manifesta esta preocupação.

            Objetivo da mensagem
            Primeiro, mostrar que tão importante quanto ser agraciado com um dom é mantê-lo vivo. Segundo, aprender por contraste como conservá-lo.

            O que estava acontecendo com Timóteo?
             A Bíblia não entra em detalhes, mas que Paulo estava preocupado, ah estava. Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades” (1 Timóteo 5:23).  Através dos olhos da fé somos levados a acreditar que o seu problema físico estava começando a comprometer sua saúde espiritual. De sua perspectiva, Timóteo carecia reavivar o dom que havia recebido de Deus.
            Dom que procede de Deus não deve ser apagado. Entretanto, por alguma razão que nos é desconhecida, Timóteo estava se esquecendo de que o Espírito Santo habitava nele (vers. 14). O dom de Deus, simbolicamente transmitido pela imposição das mãos, estava sendo esquecido.
            Como nos esquecemos do primeiro amor! Porque que isto acontece conosco?  Os motivos são os mais diversos. Cada um de nós tem os seus. Porque foi acontecer com Timóteo?
            Não sabemos. Talvez o fato de ter sua saúde fragilizada (dores de estômago) e não conseguir a desejada cura o tenha feito desanimar, cansado de viver. Talvez tenha orado a Deus e como Deus não tivesse respondido da forma e ao tempo que ele esperava, talvez estivesse desanimado, até mesmo decepcionado com Deus. Ao que tudo indica a preocupação de Paulo com seu filho adotivo, era de que ele estivesse entrando ou mesmo já se encontrasse num estado depressivo.
            Por isso o apóstolo Paulo recomenda-lhe que sejam quais forem as circunstâncias, que ele não se esquecesse de que o Espírito santo habitava nele.

            O que está acontecendo conosco?
            Por que permitimos que o dom se apague?
            Por que nos esquecemos de que o Espírito Santo habita em nós?
            Podemos oferecer algumas respostas para estas inquietantes perguntas:

            As pressões da vida
             A vida não têm sido fácil para ninguém, contudo, três categorias têm sido sobremaneira sacrificadas: os pobres, os da classe média e os jovens.

            Os pobres sofrem com a precariedade dos serviços públicos essenciais: saúde, educação, segurança, sem contar com as crônicas dificuldades de moradia e alimentação.
            A classe média com seus salários congelados perde gradativamente seu poder de compra (bens e serviços) diante de preços que não param de subir.
            As maiores vítimas – e isso tem a ver com Timóteo – são os adolescentes e os jovens. Ter um mundo para conquistar, mas, sem emprego, como fazê-lo?
            Quando se consegue um estágio remunerado, algo que deveria ser absolutamente normal dói a consciência saber que centenas (que precisavam tanto quanto), ficaram de fora. Para muitos a única solução aparente é deixar o país.
            É nessas condições que somos chamados a testemunhar acerca do poder de nosso Senhor (vers. 8). Nós, que estamos precisando de alento, é que temo de confortar os outros. Nós, que queríamos ver esse poder, é que temos de falar dele. É daí que surge parte de nosso desânimo, especialmente quando vemos o que o salmista viu: a prosperidade do ímpio (Salmo 37). E como dói ver o incrédulo prosperar!          
            Outras pressões vão além do plano material: guarda do sábado, assédio moral, questões ligadas à pureza – tais como castidade.
            A pressão é muito grande e, às vezes apaga o dom, não somente dos adolescentes e jovens, mas também dos solteiros e solteiras que querem constituir família; dos viúvos e das viúvas que não querem ficar sozinhos; aos separados e separadas que querem recompor suas vidas afetivas. 
            A solidão dói, machuca, abafa e abala.         

           Os sofrimentos da vida
            Nosso dom se apaga quando provamos aquilo que consideramos o silêncio de Deus. Em outras palavras, quando oramos a Deus e não ouvimos a resposta. Aprendemos que Deus tem o Seu tempo e isso nos consola por algum tempo. Oramos, oramos, tornamos a orar e nada de resposta. Depois, nos cansamos de esperar.
            Evidentemente sabemos que devemos orar pelo nosso filho afastado da igreja e de Deus, mas por quanto tempo?
            Temos consciência de que precisamos orar pela saúde das pessoas queridas, mas até a quando? Oramos pela saúde das pessoas e elas acabam morrendo. Oramos pela recuperação das pessoas e elas continuam sofrendo. Isso nos deixa cansados e debilitados. Afinal, nossa fé é para todas as áreas de nossa vida. Deus não é só para a vida religiosa, mas para a vida toda.
          A pergunta que não quer calar é: vale a pena servir a um Deus deste? Paulo, que sofria a prisão, como que para testar seu filho na fé, faz-lhe um convite: vem sofrer comigo, Timóteo (vers. 8).

            O cansaço da igreja
             Coisas que por vezes sobram na igreja: línguas para criticar destrutivamente; dedos para apontar os erros dos outros; olhos para ver as brechas; ligeiras pernas para se esquivar dos compromissos; cérebro para discutir temas irrelevantes. Como perdemos tempo com coisas sem importância!
            Enfim, em dados momentos, na igreja sobram palavras, palavras de compreensão e entendimento.
            Lamentável e infelizmente, por outro lado, faltam: braços para fazer o que precisa ser feito; ombros para sustentar os que querem ficar firmes; disposição para tapar, ainda que seja apenas uma brecha (Ezequiel 22:30); vigor para se por a caminho; inteligência e criatividade para encontrar soluções novas para um novo tempo que têm as carências de sempre.
            Igualmente enfim, na igreja faltam ações, ações de compreensão e entendimento.
             Por todas as razões aqui apresentadas e por outras mais é que há muita gente cansada de igreja e que logo se cansará também de Deus, que logo se afastará de Deus, às vezes irremediavelmente.
            “Há gente cansada porque fez muito e acabou sufocada pela incompreensão e pela crítica. Há gente cansada por não ter feito nada. Há gente que se cansa de sua própria acomodação. Há gente cansada de esperar atitudes coerentes”.

            O cansaço de Deus
            Dificilmente ou raramente alguém confessará tal coisa, entretanto é fato que pessoas se cansam de Deus porque o acesso a Ele é fácil demais.
            Para qualquer um de nós Ele está disponível durante 24 horas por dia. Não há qualquer exigência para se falar com Ele. Também não existe um local específico para se falar com Ele. Igualmente não existe uma posição para se falar com Ele.
            Banalizamos Deus pelo fato dele ser gracioso demais! Que tremendo paradoxo, como se preferíssemos um deus aterrador e pavoroso, do tipo mitológico; irado que necessita ser aplacado. Não se trata de uma situação vivenciada apenas por pessoas convertidas em idade adulta, mas também aqueles que são cristãos de berço. Há gente esquecida de sua salvação e de sua santa vocação (vers. 9).

            Conclusão
            Há muita gente triste com a sua salvação, por mais estranho que isto possa parecer. Se somos salvos e estamos cansados, é porque nos esquecemos que somos salvos (Isaías 40:31) ou porque a salvação produz tristeza em nós – isso é atípico. 
            “Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário” (Salmos 51:12). Para o salmista, falta a muitos a alegria da salvação, alegria que produza uma adoração vibrante, alegria que produz uma vida ativa, fruto do Espírito Santo que em nós habita.
            Que a preocupação demonstrada pelo apóstolo Paulo por seu filho na fé – Timóteo, não venha a concretizar-se em sua vida, na minha vida, em nossas vidas.
           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!
    





© Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n