Pular para o conteúdo principal

CONFIE EM DEUS


Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém. "Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nEle está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto" (Jeremias 17:5-8 NVI).

            Objetivo da mensagem: Mostrar a relevância de confiar única e exclusivamente em Deus e não nas competências humanas.

            Introdução
            Desde o início de minha caminhada cristã tenho pautado minha vida em um versículo bíblico que numa tradução livre ficaria mais ou menos assim: “tudo me é licito, mas nem tudo me é conveniente; tudo me é licito, mas nem tudo me edifica” (1 Coríntios 10:23; 1 Coríntios 6:12).  Detalhe: Só o fato de constar uma vez na Palavra de Deus já seria o bastante. Duas citações então; é porque é muito importante, não só para mim ou para você, mas para todos que almejam o Céu.
            O porquê desta observação. Porque uns confiam em carros e outros em cavalos (Salmos 20:7); outros em príncipes, em filho de homem (Salmos 146:3); confiam em suas riquezas (Provérbios 11:28); em armas (arco, espada) (Salmos 44:6); em seu próprio coração (Provérbios 28:26). As respostas estão na Palavra de Deus (cairá, insensato, se perderá) são pesadas demais; mas ainda assim podemos confiar em que desejar. O livre arbítrio assegura-nos este direito. Vejamos o conselho divino: (Isaías 30:21).

            Deturpação da verdade
            Este texto bíblico de Jeremias, têm sido por diversas vezes mal interpretado. A frase inicial “maldito o homem que confia no homem”, quando retirada de seu contexto original, leva-nos a conclusão de que não devemos confiar em ninguém e isto não condiz com a verdade – isto é errado.
            Para que a convivência humana aconteça de forma satisfatória é muito importante a existência de confiança entre irmãos (de sangue ou de fé); marido e mulher; pastor e ovelhas; colegas de trabalho, vizinhos; membros de uma equipe; a sociedade em geral. Contudo, não é deste tipo de confiança que Jeremias está se referindo.
            No contexto histórico imediato, ou seja, na mensagem para os seus contemporâneos, ele estava falando da confiança para livramento de um inimigo político – Babilônia representava uma séria ameaça. Espremido, encurralado entre países que se alternavam como superpotência mundial (Egito, Síria, Assíria, Babilônia), Judá procurava fazer acordos, ora com um ora com outro. Contrariando a ordem divina, dada através de Moisés, Oséias, e pelo próprio Jeremias corriam de um lado para outro, desesperados, em busca de refúgio, de segurança que não existia.
            É nesta conjuntura que Jeremias desenvolve a questão: Deus – homem; bênção – maldição.

            Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem(v. 5)
            O que significa confiar no homem?
            No momento em que a mensagem foi dada era esperar livramento da parte de outro país. Extensivamente, em termos pessoais, pode ser confiar em outro ou em si mesmo (“fulano me garante”; “eu me garanto”).
            Curiosamente no hebraico (língua em que o texto foi escrito) Jeremias fez uso de duas palavras, diferentes, para “homem”. A primeira, Géber traduzida como homem forte, jovem; da raiz de herói. A segunda, Adam significa gênero humano. Mesmo o forte não deve confiar em sua força. Isto é confiar no falível (Jeremias 9:23-24).
            O problema: Esta confiança no gênero humano afasta-nos de Deus.

            Consequências deste afastamento (v. 6):
            Será abandonado em meio à dificuldade.
            Não verá o livramento (o bem).
            Só terá sofrimento.
            Esterilidade – não dará fruto.
            Quem coloca esperanças de salvação no gênero humano está fadado ao fracasso; será infeliz, maldito, derrotado, e o mais grave: candidata-se a perda do Céu!
 
       Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor” (v. 7
       O que confiar em Deus?
       No contexto original era acreditar em Deus a ponto de esperar que a nação israelita fosse liberta do opressor.
        Pode ser, em termos pessoais acreditar que Deus é capaz de resolver qualquer problema, em, qualquer área de nossa vida.
        É exatamente o contrário de se depositar nossa confiança em algo falível. É confiar em Quem pode todas as coisas.
        É mais que isso, é confiar em quem pode dar a solução; livrar de todas as dificuldades; conceder-nos a vitória, e ainda mais; a salvação – vida eterna!

         Ao contrário do maldito que tem o seu coração afastado de Deus, o bendito achega seu coração ao Senhor (se coloca a disposição dele – nas mãos dEle.

            Resultado desta aproximação (v. 8)
            O texto bíblico afirma que o abençoado fica seguro como árvore junto às águas. Não teme dificuldades, pois está preparado. Não perde a força, o ânimo, o entusiasmo (continua sempre verde – contagiante no bom sentido). Não se deixa abalar diante das dificuldades; ainda assim continua a dar bons frutos.
            Aquele que confia em Deus é bendito, feliz, bem aventurado, abençoado. Permanece seguro e tem a garantia da vitória em qualquer situação – confie em Deus!

            Conclusão
            A idoneidade de Jeremias. Ele sabia o que dizia, pregou por aproximadamente quarenta anos, numa época muito difícil, em meio a muitas dificuldades.
            Apesar de todos os percalços pelos quais passou, ele ficou firme. Não foi abalado, não perdeu a força, nem a fé, cumpriu a missão que o Senhor lhe confiou.
            Se você quer continuar a ser bendito, só tem um caminho a seguir: continue confiando em Deus. Sua Palavra é fiel; não olhe para trás. É para frente que se anda!
            É somente Ele que pode dar forças para vencer o pecado; livrar dos inimigos e do Inimigo; livrar das dificuldades; dar a vitória – a salvação!
            Confie no Senhor, espere nEle e você será conhecido com abençoado. Procure fazer das palavras do salmista norma de vida, quando disse: Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus. Eles vacilam e caem, mas nós nos erguemos e estamos firmes” (Salmos 20:7-8 - NVI).
            Este é o meu desejo e a minha oração. Amém!!!


© Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n