Pular para o conteúdo principal

VIDA - UMA ATRIBUIÇÃO TEMPORÁRIA


           “Portanto, não olhamos para aquilo que podemos ver atualmente, as dificuldades que nos rodeiam, mas olhamos para a frente, para as alegrias do céu que nós ainda não vimos. As aflições logo desaparecerão, mas as alegrias futuras durarão eternamente.” II Cor. 4:18 BV

              Introdução.

            Segundo este texto da Palavra de Deus, a vida na terra é uma atribuição temporária. Mas o que é atribuição? O dicionário define: o que é imputado, conferido. Ação de imputar a alguém a autoria de alguma coisa; direito; pertinência.

            A Palavra de Deus está cheia de metáforas que ensinam a respeito da natureza breve e transitória da vida na terra. Ela é descrita como uma neblina (Tiago 4:14); um corredor rápido (Jó 9:25); um sopro (Jó 7:7); erva (I Pedro 1:24); um fio de fumaça (Salmo 102:3). No livro de Jó, 8:9 up encontramos a seguinte citação: “nossos dias sobre a terra são tão transitórios como uma sombra.” NLT – New Living Translation.

            Já que ela é tão efêmera como devemos nos relacionar com ela?

            Como o mundo a vive? Como nós devemos vivê-la?



           Três opções, apenas uma alternativa correta.

            Um dia o sol vai queimar e toda vida na Terra vai desaparecer. Não vejo razão para fazer qualquer coisa se, no fim, tudo vai acabar.”

            “Se nós nunca mais viveremos depois que morrermos, então podemos perfeitamente nos divertir à vontade: vamos comer, e beber, e alegrar-nos. Que diferença faz? Pois amanhã morreremos, e isso acaba tudo!” I Cor. 15:32 B.V.

              “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” . I Cor. 10:31 ARA.

            Se você assinalar a última alternativa como sendo a correta, você não deve esquecer nunca duas verdades:

            » Primeira: Em comparação com a eternidade a vida é extremamente breve.

            » Segunda: A Terra é apenas uma residência temporária.

            Você não ficará aqui por muito tempo, então não fique muito apegado.



           Senhor, que queres que eu faça?

           Peça a Deus que o ajude ver a vida na Terra como Ele a vê.  O salmista Davi orou: “Então finalmente pedi a Deus: Senhor mostra-me o pouco tempo que me resta aqui na Terra. Mostra-me como a vida é curta e eu sou frágil.” Salmo 39:4.

            Aqui não é o seu lar nem seu destino final. Você só está de passagem, apenas visitando. A Bíblia usa termos como forasteiro, peregrino, estrangeiro, estranho, visitante e viajante para descrever nossa breve estada na Terra. O salmista Davi disse: “Viverei poucos anos aqui na Terra.” Salmo 119:19 NTLH. Pedro exclamou: “Se vocês chamam a Deus de Pai, levem uma vida como residentes temporários na Terra.” I Pedro 1:17 GWT – God’s Word Translation.         

            Deus diz que os seus filhos devem pensar de modo diferente dos que não são crentes a respeito da vida. “Tudo o que eles pensam é sobre esta vida aqui na Terra.” Filip. 3:19-20 NLT.

            Nós como verdadeiros crentes devemos compreender que há muito mais para viver do que os poucos anos que passamos neste planeta.  Os tesouros não devem ser acumulados na Terra, mas no Céu, segundo Mateus 6:19-21.



           O perigo de viver pelo aqui e agora.

           Deus é bastante categórico sobre o perigo de viver pelo aqui e agora, adotando valores, prioridades e estilos de uma vida do mundo ao redor. Quando flertamos com as tentações deste mundo, Deus chama isto de adultério espiritual. A Bíblia diz: “Vocês estão traindo a Deus. Se tudo o que vocês querem é viver do seu próprio jeito, flertando com o mundo sempre que possível, vocês vão acabar tornando-se inimigos de Deus e do jeito dele.” Tiago 4:4 Msg

            Imagine que você tenha sido convidado por seu país para atuar como embaixador em uma nação inimiga. Você provavelmente teria que aprender outra língua e adaptar-se a alguns costumes e diferenças culturais, a fim de ser cortês e cumprir sua missão. Na função de embaixador, você não teria como se isolar do inimigo. Visando o cumprimento de sua missão, você teria de contatar e se relacionar com o inimigo.

            Mas suponhamos que você se sentisse tão à vontade nesse país que se apaixonasse por ele, preferindo-o à sua terra natal. Seu comprometimento e lealdade seriam alterados. Sua atuação como embaixador ficaria comprometida. Em vez de representar sua terra natal, você começaria a agir como o inimigo. Você seria um traidor.

            A Bíblia diz que: “somos embaixadores de Cristo.” II Cor. 5:20 NLT. Lamentavelmente, muitos cristãos têm traído seu rei e seu reino. Eles têm estupidamente chegado à conclusão de que, por viverem na Terra, aqui é o seu lar. Aqui não é o seu lar!

            A Palavra de Deus é clara: “Amigos este mundo não é o seu lar, então não fiquem a vontade. Não satisfaçam o ego em prejuízo da alma.” I Pedro 2:11 Msg

            Deus não quer que fiquemos apegados ao que está a nossa volta, porque é uma situação temporária. Ele nos aconselha de que “os que têm um contato freqüente com as coisas deste mundo devem usá-las corretamente sem criar apego; pois este mundo e tudo o que nele está passarão.” I Cor. 7:31 NLT

            Em comparação com outros séculos a vida nunca foi tão fácil para grande parte do mundo ocidental. Somos freqüentemente entretidos, divertidos e servidos com todas as fascinantes atrações, mídia cativante e agradáveis experiências disponíveis hoje em dia, é fácil esquecer que a vida não consiste em perseguir a felicidade. É somente ao lembrarmos que a vida é um teste, uma incumbência de confiança e uma atribuição temporária que o encanto dessas coisas perderão o domínio sobre nossa vida.

            Estamos nos preparando para algo melhor! I Cor. 2:9. “As coisas que vemos agora estão aqui hoje e amanhã se foram. Mas as coisas que não podemos ver agora vão durar para sempre” .II Cor. 4:18 Msg.

            O fato de a Terra não ser nosso lar definitivo explica por que, “como seguidores de Jesus, experimentamos dificuldades, aflições e rejeições neste mundo.” João 16:33; 16:20; 15:18-19.

            Isto também explica por que algumas promessas de Jesus parecem não ter sido cumpridas, algumas orações parecem não respondidas e algumas situações parecem injustas, como Davi as exemplificou nos primeiros salmos. Esse não é o final da história! Para impedir que fiquemos muito apegados à Terra, Deus nos permite sentir uma substancial quantidade de desapontamentos e desgostos na vida – anseios que jamais serão satisfeitos deste lado da eternidade. Não somos completamente felizes porque não é para sermos! A Terra não é nosso lar definitivo; fomos criados para algo muito melhor.

            Um peixe nunca seria feliz vivendo em terra, porque foi feito para viver na água. Uma águia jamais poderia ficar contente se não lhe fosse permitido voar. Você nunca se sentirá realmente satisfeito na Terra, porque foi feito para algo melhor. Certamente você também terá momentos felizes por aqui, mas nada comparado ao que Deus tem planejado para você!

            Perceber que a vida na Terra é apenas uma atribuição temporária alteraria completamente os seus valores. Valores eternos, e não temporários, se tornariam fatores determinantes em suas decisões. Como C.S. Lewis comentou: Tudo o que não é eterno é eternamente inútil.” A Bíblia diz: “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” II Cor. 4:18 NVI.



           Um erro fatal.

            É um erro fatal presumir que a meta de Deus para sua vida é a prosperidade material ou o sucesso popular, como determina o mundo. A vida em abundância retratada em João 10:10 não tem relação com abundância material conforme Lucas 12:15, e a fidelidade à Deus não garante sucesso na carreira ou mesmo no ministério. O conselho bíblico é: “Jamais concentre seus esforços em coroas temporárias.” I Pedro 2:11 GWT. “Porque gastai o vosso dinheiro naquilo que não é pão e o vosso suor naquilo que não satisfaz?” Paulo foi fiel, e mesmo assim acabou em prisão. João Batista foi fiel, mas foi decapitado. Milhões de fiéis foram martirizados, perderam tudo o que tinham e chegaram ao fim da vida sem nada nas mãos. Mas o fim da vida não é o fim de tudo!

            Aos olhos de Deus, os maiores heróis da fé não são os que alcançaram prosperidade, sucesso e poder nesta vida, mas os que trataram esta vida como uma atribuição temporária e serviram fielmente, aguardando a recompensa que lhes foi prometida na eternidade. Eis o que a Bíblia diz sobre a galeria dos heróis da fé honrados por Deus: “Não receberam as coisas que Deus prometera a seu povo, mas as enxergaram no futuro e ficaram alegres. Eles diziam que eram visitantes e estrangeiros na Terra... estavam esperando uma pátria melhor – uma pátria celestial. Portanto Deus não se envergonha de ser chamado Deus deles.” Heb. 11:13-16 NCV.



           Ilustração:

            O seu tempo sobre a Terra não é toda a história de sua vida! Você terá de esperar até chegar ao céu para conhecer o resto dos capítulos – é preciso ter fé para viver na Terra como estrangeiro!

            É bem conhecida a antiga história a respeito de um missionário aposentado que vinha para a América do Norte no mesmo navio do presidente dos Estados Unidos. Multidões ovacionando, uma banda militar, um tapete vermelho, faixas e a imprensa recepcionavam o presidente de volta ao lar, mas o missionário desembarcou do navio sem ser notado. Ressentido e com sentimentos de autocomiseração, começou a queixar-se para Deus. Então Deus lembrou-o gentilmente: “Mas meu filho, você ainda não chegou em casa.”

           Quando você chegar ao céu certamente indagará: “Por que eu fui dar tanta importância a coisas tão temporárias”? “Por que gastei tanto tempo, energia e preocupação no que não iria durar”?



           Conclusão.

            Quando a vida ficar difícil e você for subjugado pelas dúvidas, ou quando ficar imaginando se viver para Cristo vale o esforço, lembre-se de que você ainda não chegou em casa. Lembre-se também da promessa de Deus descrita no VT em Isaías 64:4 e, repetida por Paulo no NT em I Cor. 2:9: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 

Surpresas maravilhosas, coisas inimagináveis estão reservadas a mim e a ti. Não desista! Ele prometeu, Ele cumprirá! Amém!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n