Pular para o conteúdo principal

SÊ TU UMA BÊNÇÃO


         Gn 12:1-3


            Introdução

            Como seria nosso planeta se, de repente, os seres humanos sumissem? 

            Como ficaria a Terra sem a nossa presença?

            À primeira vista, seria bom! Não haveria mais o barulho das máquinas; dos motores dos carros, trens, aviões, foguetes.

            As noites mais escuras, sem a interferência das luzes revelariam o céu estrelado.

            As cidades desapareceriam. Cidades litorâneas como Hamburgo e Amsterdam seriam inundadas, pois com a falta de manutenção os diques se romperiam. As estátuas e monumentos se transformariam excelentes abrigos e pontos de ancoragem. O túnel que liga a França à Inglaterra, pelo mesmo motivo – falta de manutenção, desmoronaria. E mesmo quando tudo fosse queimado pelo Sol, ainda existiriam traços da humanidade. As muitas ondas eletromagnéticas – rádio e TV continuariam a vagar pelo vasto universo.

(para saber mais pesquisar na net – Alan Weisman, The World Without Us (O Mundo Sem Nós)).

Ø  O que fascina tanto as pessoas em um mundo sem a nossa presença?

Ø  Talvez seja a pergunta fundamental: O que acontecerá ao nosso planeta?  

Ø  Permanecerá algum sinal de civilização?

Ø  Será que alguém conseguirá sobreviver?



            O remanescente

            Há milhares de anos, quando Noé e sua família saíram da arca, encontraram um mundo “sem a nossa presença”. Eles caminharam sobre um enorme cemitério, pois eram os únicos sobreviventes. Um filme deve ter passado na mente de Noé, sobre os últimos 120 anos que antecederam a monstruosa tempestade universal. Eles haviam sobrevivido pela graça de Deus! Provavelmente, Noé tenha prometido a si mesmo: “nós humanos, nunca devemos nos esquecer disso!”

            Sobrevivência e remanescente – tema encontrado em toda a Escritura: além de Noé, evidentemente, há José e sua família; Moisés na sarça ardente; os israelitas enfrentando o mar Vermelho; Josué e Calebe; também Raabe e sua família durante a conquista de Jericó, Gideão e seus 300 homens, Elias no tempo dos reis Acabe e Jezabel; os amigos de Daniel na fornalha ardente, Jeremias, Baruque e Abimeleque em Jerusalém; Esdras e os que retornaram do exílio. A lista é longa e continua.



Ø  Você já reparou que eles nunca fizeram parte da maioria?

Ø  Eles eram os “outros”. Dá para imaginar o que eles tinham em comum?



            Características do remanescente                 

            Abra sua Bíblia em Gênesis 12:1-3. Esse texto descreve o chamado de Abraão. Esse foi o momento em que o povo de Deus nasceu. Aqui o Senhor desafiou Abraão a dar três passos: deixar o ambiente em que morava, ser totalmente dependente dEle e, como resultado, ser uma bênção para a humanidade!

            O chamado de Deus começa com uma ordem, seguido de uma promessa. Finalmente, termina com uma bênção. Esses três elementos são fundamentais, estão sempre presentes em todo chamado.

            O problema é que muitas vezes, nossa tendência é de bom grado reclamar as promessas de Deus e esperar pelas suas bênçãos, sem prestar atenção para a ordem dada anteriormente.

            Abraão pertencia a décima geração pós-diluviana. Os descendentes de Noé rapidamente se esqueceram das lições aprendidas durante o dilúvio. Logo nasceu uma rebelião em Babel. Deus respondeu a rebelião da humanidade com o chamado de Abraão.

            O motivo por trás da iniciativa de construir a Torre de Babel era a tentativa de superar o trauma ocasionado pelo dilúvio. Assim viraram as costas para o arco-íris (em outras palavras, desprezaram a misericórdia de Deus) e, unidos, decidiram seu próprio destino.

            Portanto, tome cuidado. Deus não está muito preocupado com o que você faz ou deixa de fazer, mas sim como os motivos que o levam a agir ou deixar de fazê-lo. Policie seus motivos.

            O estilo do Senhor é completamente diferente. Chamado por Deus, os remanescentes são os que radicalmente deixam tudo que os separa dEle! Abraão foi chamado para deixar a sua terra natal, comunidade e família! A cidade de Ur era uma das cidades sumerianas mais antigas. Sua principal divindade era o deus lua – Nanna. Escavações confirmam uma cultura altamente desenvolvida, com diversidade de templos. Terá, pai de Abraão, adorava outros deuses (Josué 24:2).



            Por que Deus chamou Abraão para tomar atitudes tão dolorosas?

            Deus tinha que libertá-lo da ligação com o passado para que pudesse usá-lo. “Fiel entre os infiéis, incontaminado pela apostasia prevalecente, com perseverança (Abraão) apegou-se ao culto do único verdadeiro Deus” (PP, pág. 125).

            Muitas vezes pensamos que a questão do estilo de vida não é tão importante. Mas, foi por aí que Deus começou com Abraão!

            Deus prometeu a Abraão as mesmas coisas que os construtores de Babel estavam tentando realizar sem a ajuda dEle. Abraão devia ser o fundador de uma grande nação e conhecido na história da humanidade. Você sabe o nome dos construtores da torre de Babel? Hoje, não sabemos, mas, mesmo depois de milhares de anos, Abraão é honrado por milhões – cristãos, judeus, maometanos.

            Ele deixou tudo. Ele devia agarrar-se unicamente na palavra de Deus! Tinha que confiar completamente nela! Ele se tornou o “amigo de Deus” (Tg 2:23), pai da fé (Rm 4) e ancestral de Jesus (Gl 3:8,29)! Veja a influência de um a pessoa totalmente dedicada a Deus! Vale a pena confiar em Deus, mesmo sofrendo.



            Também fomos chamados

            Será que a história de Abraão é uma exceção? A “igreja de Deus no AT é a continuação e repetição da história de Abraão. Há sempre um resto, uma minoria, a comunidade dos “chamados para sair” (ekklesia). Eles mantêm a aliança que Deus fez com Abraão há tanto tempo.

            Em Apocalipse 12:17, lemos que o remanescente do tempo do fim guardará os mandamentos de Deus e estará atento à profecia divinamente inspirada (o testemunho de Jesus), provocando a ira de Satanás. Como Adventistas do Sétimo Dia, hoje, não acreditamos que somos os únicos fiéis, mas cremos que fomos chamados para guardar os mandamento de Deus e manter a fé em Jesus.

            Enganam-se aqueles que pensam que Abraão mereceu ser chamado. Ele necessitava da graça divina tanto quanto nós.  Abraão não era elitista ou desinteressado. Ele era considerado pelas pessoas ao seu redor, não importando a nacionalidade ou religião, sem, no entanto, fazer concessões. Não baixe o nível. “Não negue a Deus para viver”.

             Surpreendentemente, ele também não é retratado como um herói infalível. Os momentos vergonhosos de sua fé vacilante diante de Faraó e Abimeleque, não foram omitidos nas Escrituras. Deus não escreve biografias de Seus filhos como um pai coruja!

            O chamado de Abraão não era para nenhum propósito egoísta. Você será uma bênção... por meio de você todos os povos da terra serão abençoados (Gn 12:2-3).

            Hoje, o movimento adventista é chamado por Deus, assim como Abraão, para racionalizar, questionar, criticar, julgar? Não. Somos chamados para espalhar o evangelho eterno (Apocalipse 14:12); Hb 11:13,16). – pregar! Deus relembra qual é a nossa missão na vida: “Você será uma bênção!” (Gn 12:2).

            Como ser uma bênção para aqueles que estão a nossa volta quando se bebe, se come, se veste e se faz tudo igual ao que o mundo faz?  

            A ira do dragão (Ap 12:17) direcionada contra os remanescentes, é parte do grande conflito entre Deus e Satanás. O dragão está enfurecido como o nosso comprometimento com as Escrituras, com nossa adoração em família, com casamentos felizes e com um estilo de vida bíblico. Ele está irado com o nosso trabalho na igreja, missão, amigos, por guardarmos o sábado e pela nossa fé em Jesus. Ele está particularmente irado com a igreja de Jesus que proclama a palavra profética, pois revela e prevê as suas estratégias. Ao ser uma bênção, você desmascara o inimigo.



            Conclusão

            A Bíblia é clara ao afirmar que o mundo como o conhecemos não durará para sempre. Jesus promete que a ira do dragão não será a última palavra sobre o assunto.   

            Durante e depois da Sua segunda vinda, o mundo será purificado pelo fogo. Mas isso não será o fim da história para o nosso planeta. Jesus promete que ao final, as ondas do rádio e da TV viajando pelo espaço, não serão os únicos traços da existência da humanidade. Haverá um novo céu e uma nova terra, recriados por Deus e, mais do que isso, Deus estabelecerá Seu reino aqui. Aqui será o centro do universo, o lar do Deus eterno e daqueles que amaram e seguiram o Cordeiro (Ap 21:1-3).

            Que sejamos contados entre aqueles que amaram e seguiram o Cordeiro.

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n