Pular para o conteúdo principal

BARNABÉ - O EXEMPLO DE UM BOM MISSIONÁRIO




        Introdução.

           Por que as boas ações tendem a cair no esquecimento?

           Por que os praticantes de boas ações igualmente logo são esquecidos?

           Louvado seja Deus por agir de modo diferente. A Bíblia está repleta de nomes de homens e mulheres que fizeram a diferença no meio em que viveram e que são muitas vezes relegadas ao esquecimento.

           Deus, ao inspirar Lucas a escrever o livro de Atos lembrou-se do seu valoroso servo, cujo ministério serve de exemplo a todos nós. 

           Quantos “Josés” você conhece nas Santas Escrituras? Três?

           O filho do patriarca Jacó e de Raquel – aquele que foi parar no Egito.

           O marido de Maria – a mãe de Jesus Cristo.

           José de Arimatéia – aquele que juntamente com Nicodemos tirou Jesus da cruz.

           Saiba que existem outros nove: Nm 13:7 fala de um certo José, pai de Jigeal, que foi um dos espias; de outro, filho de Asafe, no tempo de Davi – I Cr 25:2; um dos que tinham mulher estrangeira – Esdras 10:42; um sacerdote – Neemias 12:14; o pai de Janai, da genealogia de Cristo – Lc 3:24; o filho de Jonã – Lc 3:30; um dos irmãos de Jesus – Mt 13:55; o irmão de Tiago, o menor , cuja mãe estava junto a cruz juntamente com Maria - Mc 15:40; José cognominado Justo, candidato a preencher a vaga no apostolado depois da morte trágica de Judas Iscariotes – At 1:23.

           Existe ainda outro José; o 13º, e é deste que a mensagem diz respeito.

   

           Primeira menção de seu nome na Bíblia – Atos 4:36-37. → “Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos”.

           O seu exemplo ajuda a entender o versículo 34. → “Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos”. Mostra que nem todos vendiam tudo ao mesmo tempo, mas que era algo voluntário, feito de tempos em tempos, conforme surgisse a necessidade.

           A razão de tal atitude é esclarecida no versículo 35: “E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha”.

           E serve também de contraste com o exemplo de Ananias e Safira (Atos 5:1-11).



           Suas qualidades ou virtudes:



           Generoso; animador (Atos 4:36-37). → “Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos”.

           Em que consiste a generosidade? Trata-se de uma virtude. Qualidade daquele que gosta de dar dinheiro. Pessoa que possui o dom da liberalidade. Ver II Cor 9:7.

        

           Mediador (Atos 9:26-28). → “E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus”.



           Pregador e mestre (Atos 11:23-26). → “O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração; porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”.



           Bom; cheio do Espírito Santo; cheio de Fé (Atos 11:24). → “Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor”.



           Descobridor de Talentos (Atos 11:25-26). → “E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”.



           Fiel em Matéria de Dinheiro (Atos 11:29-30). → “E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia. O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo”.



           Trabalho em Equipe (Atos 11:22-26) → “E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia. O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração; porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia. E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”.

           E assim foi, até depois da reunião em Jerusalém, quando “Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus” (Atos 15:40).



           Entre seus defeitos estavam:



            Cristãos não são perfeitos; são apenas homens e mulheres perdoados, daí a razão da biografia desse “bom missionário” ferir nossa ortodoxia religiosa.


           A teimosia (Atos 15:36-40). → “E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão. E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus”.



           A covardia (Gálatas 2:11-13). → “E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação”.



           Conclusão.

           José Barnabé, um ser humano como outro qualquer. Um cristão como qualquer um de nós. Com suas muitas virtudes, mas, também com seus defeitos. Que Deus conceda a cada um de nós, sabedoria suficiente para aprendermos com os erros e acertos deste missionário exemplar.

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!      

                   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n