Pular para o conteúdo principal

O SENHOR, NOSSO PASTOR

 

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”. Salmo 23:1

 

           Introdução.

Se, em sua próxima viagem, a passeio ou a trabalho, ao longo de uma estrada rural, em qualquer parte do mundo, você encontrar ovelhas deitadas, descansando, saiba que devido a sua natureza muito nervosa essa cena é virtualmente impossível, a menos que quatro requisitos sejam preenchidos:

(1º) Não podem sentir medo algum;

(2º) Precisam estar “em paz” com suas companheiras;

(3º) Não podem ter qualquer incômodo de insetos ou pestes e

(4º) Precisam estar amplamente supridas de alimento e água.

As ovelhas que estejam ansiosas, maltratadas, com sede ou com fome recusam-se a deitar e descansar. O pastor cuidadoso antecipa estas necessidades e fornece o que falta à ovelha a fim de ficarem quietas e satisfeitas. Para o pastor que ama suas ovelhas, esta cena representa a sua realização pessoal.

 

Não é por acaso que a Palavra de Deus faça analogia entre o pastor e o Senhor Nosso Deus e também entre o ser humano e a ovelha, pois as semelhanças são muitas, e nem sempre lisonjeiras.

O Salmo 23, o “Salmo do Bom Pastor”, escolhe a imagem da ovelha e do pastor, apresenta-se em frases de beleza simples que mesmo uma criança pode aprender.

Façamos a leitura.

Enquanto lê as palavras do salmista, não fique surpreso se descobrir que memorizou muitas delas sem nem mesmo tentar. A mensagem de conforto e refrigério que expressam é como dar boas vindas a um amigo querido.

O que será que a ovelha tem de tão especial a ponto de ser comparada ao ser humano e o pastor ao Nosso Deus?

O autor humano do Salmo 23 está bem qualificado para falar de Deus como seu Pastor, pois não é outro senão o próprio Davi, o pastor que virou rei, o qual conhecia muito bem os pastos e os campos de Judá.

 

A utilidade da ovelha nos tempos bíblicos.

A ovelha era de grande importância para o povo da Palestina; dentre os quatro animais de maior utilidade encontramos a ovelha juntamente com a cabra, o boi, o jumento e o camelo, tanto que nos tempos bíblicos a riqueza dos homens era avaliada pela quantidade destes animais que o mesmo possuía. Jó possuía 14.000 – Jó 42:12. Ela fornecia carne, leite, lã, pele, até os seus chifres serviam de frascos para guardar azeite – 1 Samuel 16:1 e de trombetas – Josué 6:4. Eram também oferecidas em holocaustos – Ex. 20:24. Salomão sacrificou 120.000 ovelhas por ocasião da dedicação do templo – 1 Reis 8:63.

Entretanto, a ênfase desta mensagem não está naquilo que a ovelha pode dar, mas na relação existente entre ela e o seu pastor, que representam a relação entre o Senhor Deus (Pastor) e suas ovelhas (Seu povo).

 

1“Deus nos fez ovelhas de seu pasto”. Salmos 79:13; 100:3 Davi certamente era muito humilde para reconhecer e aceitar esta verdade: é sempre Deus quem toma a iniciativa. Ex. Na criação – “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Gên. 1:1. Após a queda – “E chamou o Senhor Deus ao homem, e lhe perguntou: Onde estás?” Gên. 3:9. O próprio Jesus exclamou: “Vinde a Mim todos vós...” Mateus 11:28. “... e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”. João 6:37 u.p. E num futuro bem próximo ouviremos o chamado mais desejado: “Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. Mt. 25:34.

Deve ser motivo de contentamento para todo filho de Deus, que como ovelha deve aprender, com o Salmo 23, que temos um pastor divino, que é um pastor pessoal e que é um pastor fiel. 

 

 2A ovelha é totalmente incapaz de defender-se do lobo e do leão. – Miquéias 5:8; João 10:12. Portanto, é totalmente dependente do pastor. O verdadeiro pastor proporcionará à suas ovelhas descanso, direção, conforto e fartura, segundo os versos 2, 3, 4, 5 do Salmo 23.

Essa foi a experiência de Davi durante a sua juventude, prestando serviço gentil e atencioso ao seu rebanho vulnerável, e consequentemente, o levou mais tarde a reconhecer como era parecido o tratamento que ele recebeu de seu Senhor e Pastor.

Enquanto Davi passava por vales escuros e lobos ferozes, lembrava-se da direção e proteção que o Senhor lhe dava.

Somos presa fácil do inimigo. Ele é um anjo, ainda que caído ele é poderoso.

Precisamos reconhecer nossa inteira dependência de Deus.

 

3 Ela é propensa a cair em covas. – Mt 12:11 “Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num Sábado esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali?” E se ela se perder? A resposta encontra-se na Parábola da Ovelha Perdida. “Porque o Filho do homem (o Bom Pastor) veio salvar o que estava perdido”. Lc. 19:10.  

Esta lição é para que nunca nos esqueçamos dos órfãos, dos pobres, das viúvas, dos desafortunados, dos excluídos, dos renegados, enfim, de nosso próximo, ou seja, de todo aquele que necessita de nosso auxílio.

O que dizer de nossa propensão a cair nas armadilhas do inimigo?

 

4 A ovelha conhece a voz do pastor, característica que falta ao camelo. João 10:1-5. Isto nos traz uma grande segurança, pois reconhecendo a voz de Nosso Pastor, temos a certeza de que além da direção e proteção que nos serão concedidas nesta vida, temos a promessa de um bendito futuro: “habitarei na casa do Senhor para todo o sempre”. v seis.

Conclusão.

As ovelhas não mudaram; as pessoas não mudaram; e o Senhor também não mudou, o Deus de Davi é o Nosso Deus.

Ele ainda acena àqueles que estão cansados, ansiosos, preocupados com os cuidados da vida. Ele ainda acena para cada um de nós.  Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. Apoc. 3:20.

·        Alguém está necessitando de descanso e refrigério?

·        O Pastor está esperando para levá-lo aos pastos verdes e águas tranqüilas. E quando isto acontece, bondade, misericórdia e alegria estarão presentes!

·        Acredite, isto é uma promessa e Aquele que a fez é fiel!

·        Se você tem problemas para dormir, não conte carneirinhos; converse com o Pastor. Amém!!!



Autor: desconhecido

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n