Pular para o conteúdo principal

ENTENDENDO A VISÃO DOS 2.300 DIAS

 

No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão” (Daniel 9:23 – ACF).

 

           Vamos entender melhor como a profecia de Daniel chega até nossos dias.

           Daniel foi instruído por Gabriel quanto ao “sentido” da “visão”.

           Poderíamos-nos perguntar: “Que sentido”? “Que visão”?

           Gabriel está falando sobre a visão do capítulo anterior que Daniel não entendeu (ver Daniel 8:14,27), a visão dos 2.300 anos sobre a purificação do santuário – o julgamento final da Terra, no fim do tempo.

           Gabriel faz duas coisas: explica a porção não explicada da visão, do capítulo 8, e reponde a oração de Daniel no capítulo 9.

 

           O tempo separado par a o povo de Israel.

           Dan. 9:24 – Na linguagem hebraica, a palavra “determinada” significa “cortar fora de”. As “setenta semanas” aplicáveis ao povo de Israel foram “cortadas fora dos” 2.300 dias (ou anos literais), levando-nos para  o período de tempo  geral conhecido como “tempo do fim”.

           Como consideramos acima, embasados nas evidências de Núm. 14:34 e Ezeq. 4:5-6, (embora, por si sós, os textos não provem – ver Isaías 28:10) que dia profético é igual a um ano literal; setenta semanas é igual a 70 X 7 dias ou 490 dias proféticos ou 490 anos literais.

 

           O início da profecia.

           Dan. 9:25 – A profecia inteira começa com a ordem para restaurar e construir Jerusalém. Esse decreto foi passado pelo rei persa Artaxerxes em 457 a.C. Você pode ler sobre isso em Esdras 7:13-28.

           Esse decreto, um dos três decretos que permitiam a nação de Israel  retornar do cativeiro para a sua terra natal, é significante porque ele não somente lhes permitiu levar suas posses com eles, como também lhes dava  o direito de liberdade de culto ao verdadeiro Deus, restabelecendo Israel como uma comunidade de adoradores.

 

           Cristo, o centro da profecia.

           Daniel 9:26 – O tema central dessa profecia é Jesus Cristo. A profecia relata cuidadosamente eventos na vida de Cristo antes de eles ocorrerem.

           A palavra “Messias” , significa “o ungido”. Jesus Cristo foi ungido com o Espírito Santo no Seu batismo (ver Mateus 03h16min; Atos 10:37-38).

           Se nós avançarmos na linha do tempo, 483 anos desde 457 a.C., prosseguimos até 27 d.C. (não há ano zero). Precisamente em 27d.C., Jesus Cristo foi batizado e ungido com o Espírito Santo, como a profecia predissera (ver Luc. 3:1-3): Jesus é o Messias.

           Ele não é uma falsificação. Ele veio no tempo certo. Ele foi batizado no tempo exato. E, como veremos agora, Ele foi crucificado no tempo certo.

           O Messias – Jesus – seria cortado ou crucificado. Ele seria morto, mas não por Sua causa. Ele morreu por nós. Sessenta e nove semanas são iguais a 7 X 69, ou 483 dias proféticos ou 483 anos literais.

           No meio da última semana profética de nossa profecia, Cristo seria crucificado. As sessenta e nove semanas proféticas, ou 483 anos terminaram em 27 d.C.

           Uma semana profética adicional, ou sete anos adicionais, traz-nos a 34 d.C. Sendo que  o decreto de Artaxerxes foi emitido no outono de 457 a.C., chegamos ao outono de 34 d.C.

           Três anos e meio, desde o outono de 27 d.C. nos levam precisamente à primavera de 31 d.C. A profecia de Daniel foi cumprida com precisão! Cristo foi crucificado no tempo certo, na primavera no dia exato da Páscoa.

           Jesus, nossa Páscoa, foi crucificado por nós. Ele morreu por nós. Ele derramou seu sangue por nós. Ele proveu misericórdia e perdão para nós.

           A misericórdia de Deus para com a nação judaica ainda se prolongou. Por mais exatos três anos e meio, Ele apelou ao Seu povo. No outono de 34 d.C., Estevão fez seu apelo final à nação judaica para se arrepender. Os líderes judeus não somente rejeitaram o apelo, eles apedrejaram Estevão.

           Com a morte de Estevão, o Evangelho foi para os gentios. Judeus, individualmente, ainda podem ser salvos, mas agora Deus opera através de um novo Israel, a Igreja cristã.

           A Igreja, o corpo de Cristo, é também Sua noiva. Somos o povo escolhido, o sacerdócio real de crentes do Novo Testamento (I Pe. 2:9).

           A primeira porção de nossa profecia, os 490 anos, aplicam-se à primeira vida de Cristo. Ela revela um Salvador amante que veio a tempo.   

           Se os primeiros 490 anos dos 2.300 anos chegam ao fim em 34 d.C., restam 1.810 anos.

 

           Apelo.

·        A partir de 34 d.C., somados 1.810, chegamos ao ano de 1.844 d.C.

·        Em 1.844, o grande relógio do tempo de Deus assinalou um novo tempo. Desde então, estamos vivendo no tempo do juízo, o tempo do fim. O destino da raça humana logo será determinado.

·        Deus convida Seu povo fiel para adorá-Lo e entregar-se ao Salvador. Ele também escolhe aqueles que serão Seus últimos representantes na Terra, para dar a última mensagem de advertência ao mundo.

·        Gostaria você de abrir seu coração a Jesus hoje, e dar-Lhe tudo o que há de você?

·        Gostaria de fazer parte do remanescente fiel e estar em harmonia com Sua vontade?

           Que Deus o ajude e abençoe em sua decisão! Amém!!!

 

 

 

 

 

 Autor: desconhecido

 

 

          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n