Pular para o conteúdo principal

ESPERANÇA, UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

 


           Propósito: Entender que o batismo é um ponto fundamental no processo da salvação em Cristo e como a Bíblia apresenta o verdadeiro batismo.

 

           Introdução.

           No Museu Britânico há um vaso de beleza indescritível. Certo dia, um homem por descuido, deixou o vaso cair, quebrando-o. A beleza desapareceu e o vaso só inspirava tristeza pelo que tinha sido. Veio, porém, um artista e com grande perícia, paciência e perseverança, começou o difícil trabalho de reconstruir o precioso vaso. Com habilidade e experiência, terminou a obra com tamanha perfeição que somente com exame cuidadoso é possível verificar que de fato o vaso fora quebrado. Mais uma vez tornou-se objeto de beleza e admiração. Assim Jesus faz por nós, vasos quebrados.

           O que devo fazer para que Deus reconstrua a minha vida?

 

           1º) - Escolhendo Jesus.

                   A Bíblia ensina que ninguém será salvo a não ser que decida ser salvo. Ninguém vai chegar ao Céu contra a vontade ou com indiferença.

 

           II Pedro 3:9 – A vontade de Deus é que todos se salvem, mas lamentavelmente muitos não vão achar a questão da vida eterna relevante ou real.

                

           I Coríntios 15:14,17-21 – A ressurreição de Jesus Cristo é a mensagem de conforto para todos, e a pedra de toque do Cristianismo. 

 

           O Islamismo venera Alá e Maomé. A grande proclamação do Islamismo é que só Alá é Deus e Maomé o seu profeta. Maomé nasceu no ano 570 d.C., na cidade de Meca. Afirmava que o anjo Gabriel lhe apareceu em visão ditando-lhe as palavras do Alcorão, o seu livro sagrado. Para os muçulmanos uma peregrinação à Meca uma vez na vida é o grande sonho. Maomé morreu aos 61 anos, e sua sepultura em Medina, permanece sob vigilância e guarda dia e noite.  Afirma-se até que partes do seu corpo são guardadas como relíquias sagradas em várias mesquitas no Oriente Médio. Não se fala em ressurreição de Maomé.

 

           Buda era chamado de O Iluminado, fundador do Budismo, morreu no ano 483 a.C. Relíquias de seu corpo como fios de cabelo e dentes, têm sido entesouradas por budistas. Seus seguidores não falam em ressurreição. A morte pôs fim em sua carreira.

 

           A maior diferença entre o Cristianismo e as outras religiões é que, no sepulcro, Jesus venceu a morte, ressuscitou e Sua tumba está vazia. O sepulcro vazio de Jesus é a demonstração cabal de Seu poder sobre a morte.

 

           Lucas 24:4-6 – Os anjos disseram às mulheres que foram à sepultura de Jesus: “Ele não está aqui”. Atos 2:22-24 e I Coríntios 15:3-8 – Os apóstolos foram testemunhas da ressurreição de Jesus.

 

           Encontramos na Palavra de Deus mensagem de conforto para nossa alma, ao lermos que a morte é um sono, e que Jesus ressuscitou, abrindo as portas da morte para a vida. Jesus tem poder sobre a morte. No dia de Sua esplendorosa volta, a terra e o mar devolverão seus mortos, e você e eu reencontraremos os nossos queridos que já morreram, porque o Cristianismo é a religião do túmulo vazio.

           A Bíblia nos diz o que precisamos fazer para lembrar, honrar e comemorar a ressurreição de Jesus, não é um dia, e sim uma celebração: o Batismo.

 

           2º) – Batismo

 

           Romanos 6:3-6 – Paulo apresenta o verdadeiro significado do batismo, comparando-o com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus. A Palavra de Deus diz que o batismo é uma demonstração pública de nossa fé na morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.

 

           Marcos 16:16 – Os símbolos são importantes porque nos levam à essência, nos fazem sentir a presença real de Cristo em nossa vida.

 

           Mateus 3:13-17 – Jesus mesmo nos deu o exemplo. O profeta João batizava no rio Jordão, e Jesus foi a ele para ser batizado. João O reconheceu como o Salvador, e sentiu sua indignidade para batizá-Lo, mas Jesus insistiu, Ele queria ser ungido pelo Espírito Santo e queria dar-nos o exemplo. Ele entrou na água e foi batizado.

 

           Jesus Cristo foi batizado por “imersão”. Este é o significado da palavra “batismo” – imergir, mergulhar. Jesus entrou nas águas do rio Jordão, foi batizado, e saiu das águas.

           Ao sair da água, Jesus ouviu a voz vinda do Céu que disse: “Este é o Meu Filho amado em quem tenho prazer”. Quando a pessoa se batiza, experimenta, como em nenhum outro momento da vida, um bem estar não só espiritual, mas físico e emocional. É como se ouvisse Deus dizendo: “Eu tenho prazer em você”. Nosso amorável Pai celeste, além de perdoar os pecados dos seres humanos, Ele reservou um momento em que esse pecador perdoado se sentisse perdoado, e esse momento é o do batismo!

 

           João 3:5-7 – O nascimento que seus pais lhe proporcionaram, é para uma vida que poderá chegar aos 70 ou 80 anos. Mas, Jesus disse que aquele que nasce segunda vez, da água e do Espírito, esse entrará no Reino de Deus, para ter uma vida eterna.

 

           Quando nascemos dos nossos pais, somos criaturas de Deus, quando nascemos pela segunda vez no batismo, somos filhos e filhas de Deus. É o segundo nascimento que nos permite ter vida eterna.

 

            3º) – O meu batismo quando criança é valido?

                     Alguém poderá estar pensando: “Mas eu fui aspergido quando era bebê. Será que não é suficiente?”

 

           Lucas 3:21-22 – As pessoas vinham ouvir a pregação de João, aceitavam e decidiam ser batizadas, e vemos que isso não é possível na primeira infância. O batismo que a Bíblia ensina é por decisão da pessoa, e é por imersão, quando a pessoa é mergulhada e coberta pela água, e logo levantada. O batismo é símbolo da morte, do sepultamento e da ressurreição, nascendo para uma nova vida com Deus.

 

           4º) – Fui batizado por imersão, devo me rebatizar?

                   Alguém poderá estar pensando: “Eu fui batizado por imersão; está correto se for batizado uma segunda vez?”

           Em Atos 19 há o registro de que Paulo encontrou um grupo de pessoas que haviam sido batizadas uma vez por imersão, mas ainda não haviam ouvido as verdades da Palavra de Deus em sua totalidade. Esse grupo foi batizado por imersão pela segunda vez quando aprenderam toda a verdade.

           Há outra razão pela qual você poderá ser rebatizado. Se uma vez você foi batizado, experimentou viver com Cristo, mas por algum motivo, um dia deu as costas para Ele e afastou-se. Ao escutar Sua voz outra vez e voltar a viver com Cristo, poderá ser rebatizado.

 

           Conclusão.

           O batismo é sua oportunidade de nascer novamente, desta vez para viver com Cristo. 

           Quão importante é para nossa vida espiritual com Cristo, passar pela maravilhosa experiência do batismo, seguindo os passos de Jesus, expondo publicamente o desejo e vontade de viver com Cristo, agora e pela Eternidade.

           Jesus Cristo hoje o chama para seguir o Seu exemplo, o chama para ser batizado, qual é a sua decisão?   Escolha agora ao ouvir o convite do Mestre e aceite o batismo para nascer como nova criatura.

           Façamos uma oração pela decisão das pessoas.    

          

 

 

 

 

Autor: desconhecido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n