Pular para o conteúdo principal

TEIMOSIA, UMA VIRTUDE RARA

 

 Assim, deixei que andassem na teimosia do seu coração, e seguissem as suas próprias inclinações” (Salmos 81:12 – NAA).

 

           Introdução.

           Quase sempre quando se ouve, se pensa ou se pronuncia a palavra teimosia, ela vem acompanhada de uma conotação negativa, remetendo-nos a um defeito moral, uma falha de caráter, inclusive nas Santas Escrituras; contudo, nem toda teimosia é maléfica e eticamente incorreta.

 

            Objetivo da mensagem

            Mostrar que sendo essencial nas questões espirituais, essa modalidade de teimosia, é na verdade, uma virtude rara.

 

            Etimologia da palavra

            Dicionários a definem como: substantivo feminino, que tem a ver com apego obstinado às próprias ideias, gostos etc.; podendo significar também: obstinação, perseverança, persistência, insistência, pertinácia exagerada e relutância. Também é considerada uma característica ou comportamento da pessoa teimosa, obstinada, que não desiste facilmente; que teima.

            Tão rara como virtude, é a sua aparição, de forma escrita, nas Páginas Sagradas. Ocorre uma única vez (o texto chave – Salmos 81:12) nas versões (Almeida Revista e Atualizada; Nova Almeida Atualizada). Outras versões bíblicas fazem uso da palavra obstinação. É encontrada em versões mais modernas como na NTLH, NVT, NBV, etc.

            Como já foi dito, toda vez que a palavra teimosia, dura cerviz, obstinação ou suas correlatas, aparecem no texto bíblico, elas tem a ver com a insistência num mau propósito 1; por exemplo, em Salmos 64:5: Teimam no mau propósito; falam em secretamente armar ciladas; dizem: Quem nos verá?” (Salmos 64:5 – ARA).  Outras aparições na Bíblia: Deuteronômio 31:27; Atos 7:51; I Samuel 15:23; Ezequiel 3:7.   

            Mas acreditem, existe a teimosia santa, ou seja, aquela que insiste em acreditar em Deus em toda e qualquer circunstância. Isso é fé!

           Não existe vitória maior do que superar pela fé uma dificuldade qualquer, de pequena ou grande monta, de curta ou longa duração, até que se enxergue a luz no fim do túnel!

 

            O “x” da questão

            Se toda vez que é mencionada nas Santas Escrituras ela traz consigo uma conotação negativa, surge a pergunta: Onde encontrá-la, na Bíblia, de forma positiva?

            Sabe aquela velha história que compara a Bíblia a uma mina de tesouros?

            As preciosas gemas, as jazidas dificilmente são encontradas na superfície!

            O que é preciso para se chegar até elas?   Cavar fundo. Em outras palavras, não é com uma leitura superficial que vamos chegar até elas. Difícil, mas não impossível!’

            

           Bons exemplos bíblicos.
           Veja-se, por exemplo, a teimosia do profeta Habacuque, registrada naquele que é considerado um salmo magnífico de louvor e oração: “Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Deus Eterno e louvarei a Deus, o meu Senhor” (Habacuque 3:17-18, BLH).
           Veja-se também a conhecida e magistral teimosia do salmista: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (Sl 23:4).
           A expressão ainda que ou ainda quando, usada por Habacuque e por Davi, é muito enfática. Ela quer dizer que mesmo havendo alguma tragédia, grande ou pequena, isso não pode nem deve perturbar a paz daquele que está firmado no Senhor. O profeta Habacuque conclui afirmando: “O justo viverá pela sua fé” (Hc 2:4) 2.

 

           Os limites do possuidor dessa santa teimosia.
           Todo aquele que é agraciado por essa santa teimosia é capaz de adorar a Deus nos momentos humanamente menos improváveis.

            Depois de perder todos os seus bens, seus dez filhos e ser abandonado pela esposa, inconformada com aquela situação desoladora, “Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!” (Jó 1:20-21).

           A teimosia do homem da terra de Uz (Jó) era devida à sua certeza: “Eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25). Seu limite está escrito de forma inequívoca: “Ainda que ele me mate, nele esperarei” (Jó 13:15 – ACF).

                      O rei Davi comportou-se da mesma maneira: depois da morte do filho, fruto do adultério com Bate-Seba ele “se levantou da terra, lavou-se, ungiu-se, mudou de vestes, entrou na Casa do Senhor e adorou” (II Sm 12:20).

             O evangelho de Lucas no capítulo 18, vers. 1 a 8, é o único a relatar a parábola do juiz iníquo, contada por Jesus, que nada mais é do que a história de uma viúva teimosa que queria ter sua causa julgada contra o seu adversário.

            Mateus 20:29-34; Marcos 10:46-52 e Lucas 18:35-43 compartilham uma história que seria cômica, se não fosse trágica, da cura do teimoso cego de Jericó por Jesus.

            A biografia do também teimoso apóstolo Paulo, após sua conversão, dispensa qualquer comentário e isso o levou a afirmar com toda convicção, já próximo do final da vida: Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7 – ARA).

            E o que dizer do próprio Cristo:

            Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10 – ACF).

            Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1:11 – NAA).

             Não pensem que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, mas para cumprir“ (Mateus 5:17 – NAA).

            A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra” (João 4:34 – NAA).

            Meu Pai, se não é possível que este cálice passe de mim sem que eu o beba, faça-se a tua vontade” (Mateus 26:42 – NAA).

     

            A lição a ser aprendida

            Num mundo corrompido e dominado pelo pecado onde o desrespeito, a violência, a imoralidade e a irreverência imperam, a Palavra de DEUS nos convida a avançar, às vezes parar, ceder ou recuar; a corrigir, a traçar e a buscar novas rotas; aprender, desaprender, tornar a aprender, rever conceitos. O crescimento espiritual requer isso.

            Caminhar pelas veredas de justiça exige determinação, ousadia, coragem, persistência e por que não uma dose exagerada dessa teimosia santa!

 


           Conclusão.
           Há certas situações na vida por demais complicadas pelas quais só conseguiremos superá-las de cabeça erguida, olhando para o alto, ou seja, se formos realmente teimosos na fé. Convenhamos, ser cristão atualmente requer uma boa dose de teimosia, no bom sentido é claro, pois você está na contramão do mundo na forma de ver e sentir as coisas. Na forma de viver, de relacionar-se com o mundo, com outras pessoas dentro e fora da igreja, de trabalhar, de recrear, de se vestir, falar, comer, beber, de adorar!

            O recado para igreja, hoje mais do que nunca é: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14 – ACF).

            Correr atrás de algo bom, que durará para sempre, ainda vivendo num mundo mal, não é tarefa fácil. Isso exige uma boa dose de teimosia; teimosia boa!

           É como explica o salmista: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam” (Sl 46:1-3).

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

Referências Bibliográficas:

 

1  Pequena Enciclopédia Bíblica O. S. Boyer, página 597, Editora Vida, 1997.

 

2  O livro de Habacuque apresenta a questão da prosperidade dos ímpios. Neste contexto, quando DEUS responde e repreende Seu povo de forma mais severa, surge outro problema: por que DEUS se utiliza dos caldeus, um povo mais iníquo do que os próprios judeus, para “castigá-los”? A resposta divina é dada em uma só incisiva declaração, “O justo viverá pela sua fé”. Isto é, por mais desesperadora que seja a situação, ou por mais grandiosa que seja a vitória, o filho de Deus não deve julgar pelo que parece, mas pela Palavra de Deus – pelo “assim diz o Senhor”.

 

 

 

 

© Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n