Pular para o conteúdo principal

ANSIEDADE - COMO LIVRAR-SE DELA

 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4:6).

 

            Introdução

            Ela não é apenas irrelevante e improdutiva, é capaz de provocar efeitos patogênicos e acima de tudo, gera desconfiança em DEUS.


             Manual de sobrevivência e salvação

            A Palavra de DEUS tem dois textos clássicos e um terceiro que arremata, todos obviamente pertinentes a um dos males que mais afligem a humanidade hodierna.

            Três textos bíblicos escritos há aproximadamente 2000 anos, (Mateus 64 dC., Filipenses 62 dC. e Lucas cerca de 63 ou 64 dC.) continuam atualíssimos por tratarem de um dos assuntos mais pesquisados na internet nesses tempos de pandemia.

            Pelo fato de estarem inseridos na Bíblia é porque tem a ver com nossa salvação, portanto, trata-se de um assunto extremamente importante para passar despercebido e olvidado.

            Pode não ser útil para você hoje, porém, é útil para mim; pode não ser útil para nós amanhã, mas um dia o será para alguém.

            Qualquer palavra ou assunto quando mencionado uma única vez nas Santas Escrituras já é motivo mais que suficiente para nos colocar em alerta, então o que dizer de um assunto tratado por Paulo e pelo Mestre Jesus, através dos relatos de Mateus e Lucas?

            Como já foi dito, uma coisa surpreendente da Palavra de DEUS é o fato dela ser e estar sempre atualizada, ainda que seus últimos livros tenham sido escritos há dois mil anos. Como é possível? Simples. DEUS não muda. DEUS e Sua palavra são eternos!

            Enquanto uns alegam ser a carta de amor de DEUS ao homem caído, e ela não deixa de ser; há aqueles que preferem vê-la como manual de sobrevivência e salvação, preparada pelo Criador para suas criaturas.

            Respeitadas as devidas proporções, é como um manual de carro. Não importa se o carro acabou de ser retirado da concessionária ou se já está rodando a muitos anos; ele será sempre atual, útil e imprescindível para aquele modelo ao qual pertence. Tudo o que disser respeito àquele modelo, vai estar no manual!


             Não andeis ansiosos de cousa alguma...”

            A epístola aos Filipenses, juntamente com Efésios, Colossenses e Filemon faz parte do que é conhecido como “cartas da prisão”; escritas pelo apóstolo Paulo, quando se encontrava encarcerado, em prisão domiciliar, acorrentado a um soldado romano, aguardando julgamento em meados do século primeiro em Roma.

            Quem a não ser o apóstolo Paulo, prestes a ser decapitado poderia redigir, como prisioneiro da autoridade romana, um livro de ânimo e encorajamento aos crentes?

            Ele tinha razões de sobra para estar ansioso, contudo, devido a sua fé, compartilhou com seus leitores e a nós por extensão, o segredo de viver livre de preocupações.

            Paulo não diz que podemos ser felizes ou como ser felizes. Ele simplesmente é feliz. 1

 

            Não andeis ansiosos pela vossa vida

            Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir” (Mateus 6:25 - ARA).

             As circunstâncias em que Cristo proferiu tais palavras eram bem diferentes daquelas vividas pelo apóstolo Paulo, contudo, Ele sabia das preocupações que enchiam os corações dos seus discípulos naquele momento, bem como posteriormente.

            Ele sabia que a preocupação não ajuda em nada, não muda nada.

            Você não é capaz de acrescentar um dia a sua vida, nem sequer alguns segundos a mais ao seu dia quando se preocupa; isso levou alguém a sabiamente compará-la a uma cadeira de balanço. Saímos do lugar, ou seja, nos movimentamos, porém, sem sair do lugar, sem ir à parte alguma.

            Em contrapartida a ansiedade pode sim, acarretar sérios problemas de saúde, entre eles: insônia, alteração dos batimentos cardíacos, dores de cabeça, de estômago, de barriga, gastrite, úlceras  e nas mulheres, chega a interferir no ciclo menstrual.

            Em suma, não vale a pena preocupar-se; não vale a pena deixar-se dominar pela ansiedade.

 

            Como livrar-se dela?

            100% livre de preocupação é praticamente impossível. Ela é companheira constante e inseparável dos seres humanos como consequência direta do pecado, ocorrido lá no Jardim do Éden, que tenazmente nos assedia e do mundo corrompido pelo mesmo.

            Há um só lugar especial reservado para aqueles cujas vidas estão livres de toda e qualquer preocupação – este lugar chama-se cemitério!

            O teólogo, escritor e pastor evangélico norte americano Max Lucado afirma que em relação às coisas com as quais nos afligimos:

            40% nunca acontecem;

            30% estão ligados a feitos imutáveis do passado;

            12% se concentram na opinião de outras pessoas que não podem ser controladas;

            10% tem a ver com saúde pessoal, que só piora à medida que nos preocupamos com ela, e  

            08% se relacionam a problemas reais sobre os quais temos influência. 2

            Portanto, somente 8% de tudo que nos incomoda merece atenção; o restante 92%, está fora de nossa alçada. Não vale a pena se preocupar!

 

            O conselho divino

            Você é cristão ou pagão? Cristão, obviamente, atente então para o conselho divino presente nas Sagradas Páginas: Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas” (Lucas 12:29,30 - ARA).

            Quem é que se inquieta e procura estas coisas?

            Por Quem eu e você devemos procurar e por quê?

            Quem é que sabe as coisas que realmente necessitamos?

 

            Conclusão

            Acreditem. Ansiedade é uma opção, não uma obrigação.

            Deus promete levar-nos a um mundo livre de ansiedade (que obviamente não é o cemitério). Um lugar onde “Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. Todas essas coisas passaram para sempre (Apocalipse 21:4 - NVT).

            Então pare de se concentrar nos problemas, foque nos planos que DEUS tem para sua vida; nas vitórias que em nome de DEUS podem ser alcançadas.

            Procure fazer a parte que lhe compete; na certeza de que DEUS fará a d’Ele.

            Busque a DEUS através da oração e da meditação em Sua Palavra e como está escrito: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7 - ACF).

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

            Referências bibliográficas:

              1 – Eugene M Peterson, Bíblia A Mensagem, introdução à epístola ao Filipenses, pag. 1672

              2 - Max Lucado, Daily Devotional, portuguese edition, Editora Mundo Cristão, 2014

 

 

              ©Nelson Teixeira Santos

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n