Pular para o conteúdo principal

HONRA CONCEDIDA A POUCOS



                     
            Introdução
            Segundo o Pr. Assad Bechara, autor de vários livros que contam a história de mulheres da Bíblia, num deles, intitulado Raabe – Uma Flor Sobre a Muralha, poucas pessoas no mundo receberam avaliação direta do Senhor; entre elas encontramos Noé, o patriarca Jó, João Batista e as cinco filhas de Zelofeade. Avaliação no sentido de prova mesmo e que Deus, naquele instante, aprovava pessoalmente a conduta de cada uma delas.

            Objetivo da mensagem
            Descobrir nas páginas das Sagradas Escrituras o que essas pessoas fizeram, ou deixaram de fazer de tão especial ou relevante que levou o próprio DEUS a dar Sua própria avaliação a respeito delas.
                             
            Noé
            Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor” (Gênesis 6:8).
            Para se entender porque Noé achou graça aos olhos do Senhor, é preciso entender o contexto histórico, ou seja, a situação em que o mundo se encontrava naquela época.  
            Os evangelistas Mateus e Lucas são unânimes em afirmar que as coisas não iam bem no tempo de Noé. Lucas ainda nos dá uma pista a mais sobre a situação reinante; ele afirma: “a mesma coisa aconteceu no tempo de Ló” (Lucas 17:28-29 - NTLH).
            O profeta Ezequiel chama a atenção para um outro detalhe vivenciado por Sodoma, além dos vários pecados sexuais e outras formas de depravação dessa cidade. Afinal, Gênesis 19:1-13 retrata uma sociedade doente e pervertida, pronta para ser destruída.
            Considere a descrição de Ezequiel: “Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranquilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado” (Ez 16:49). 
            Embora claramente o Senhor não tenha ignorado as outras formas de depravação encontradas na cidade, o foco de Ezequiel foi a injustiça econômica e a falta de cuidado para com os necessitados.
            Então, qual era o diferencial de Noé?
            Noé era um homem direito e sempre obedecia a Deus. Entre os homens do seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus” (Gn 6:9-10 - NTLH). 
                            
           
            Numa época distante, em que o inimigo já não tinha mais acesso ao Céu, aconteceu num ponto do Universo que nos é desconhecido uma reunião e Satanás foi como represente da Terra. Nesse encontro “disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal” (Jó 1:8).
            Passado algum tempo, outra reunião em algum ponto do Universo e a conversa entre DEUS e Satanás, o representante da Terra acontece novamente: “disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa” (Jó 2:3).
            Além de todas essas virtudes apresentadas, a Bíblia assevera que Jó era um rico fazendeiro (Jó 1:3-4; 42:12), líder honrado e respeitado por seus conterrâneos pelo fato de ser sábio e consequentemente dar bons conselhos. Destaca-se ainda seu interesse prático pelo bem-estar de todos aqueles que precisavam de sua ajuda (Jó 29:7-17).
             O Dicionário Bíblico Adventista relata na página 735 que: “O ponto de virada na experiência de Jó veio enquanto ele orava por seus amigos, recebendo do Senhor “o dobro do que antes possuíra”” (Jó 42:10).

             João Batista
             Tanto o Antigo Testamento quanto o Novo Testamento são fartos de histórias de homens e mulheres que servem de exemplo e inspiração a toda a cristandade e de forma especial à nós cristãos que vivemos nos últimos dias deste mundo que agoniza em crises sem precedentes.
            O Novo Testamento mostra entre eles: nosso Senhor e Salvador Jesus, a samaritana junto ao poço de Jacó, o apóstolo Paulo, Estevão, a profetiza Ana.
            Contudo, em qualquer lista que se preze, há de figurar o nome de João Batista. Exemplo de simplicidade, de fé, santidade, poder e acima de tudo, de humildade e abnegação. 
            É difícil encontrar alguém na história bíblica e mesmo fora dela, tão imbuído do senso de missão quanto João Batista. Ele recebeu a avaliação diretamente do Filho de Deus: “Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele” (Mateus 11:11).
            Não é qualquer um que tem a humildade e abnegação tão marcantes a porto de afirmar: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” (João 3:30 – ACF)!

            As filhas de Zelofeade
            No capítulo 27 do livro de Números, por ocasião do término da contagem das tribos, o Senhor estabelece a lei de divisão proporcional de terras, ou seja, as tribos maiores receberiam mais do que as tribos menores.
            Contudo as cinco filhas de Zelofeade levaram a Moisés e ao Senhor um caso que não havia sido previsto na lei – se um pai morresse sem deixar filhos (homens), mas somente filhas (mulheres), estas ficariam sem a posse da terra?
            Abriu-se um precedente, juridicamente falando, uma jurisprudência ao Deus atender ao pedido das filhas de Zelofeade e determinando que a herança fosse passada a elas e a qualquer mulher que se encontrasse na mesma condição.
            E falou o Senhor a Moisés, dizendo: As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas” (Números 27:6-7).
            Deus é justo e imparcial e não deseja que as mulheres sejam desfavorecidas!

            Impossível ainda não citar Moisés, Maria!

            Moisés
            Um dos, talvez o maior vulto presente no Antigo Testamento. Escritor, poeta, legislador, juiz, profeta; um dos maiores líderes e administradores de todos os tempos e ainda assim, “mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” (Números 12:3 - ACF). Acerca da mansidão - o que está escrito em Mateus 5:5 – ACF)?
.
            Deus manda o povo de Israel sair do Monte Sinai, onde estavam acampados (Ex 19:1-2), e ir para a Terra Prometida. Ele mesmo avisa que não irá com eles (Ex 33:3), mas enviará o seu Anjo, que os guiará (Ex 33:2).
            Depois, Deus mudaria de ideia: “Então disse o Senhor a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome” (Êxodo 33:17).
            O que O fez mudar de ideia?
            O verso 11 de Êxodo 33 afirma que “O Senhor Deus falava com Moisés face a face, como alguém que conversa com um amigo” (NTLH).
            Na conversa que se seguiu, Moisés pede a Deus que vá com eles (Ex 33:15-16), e Deus atende ao seu pedido (v. 17), aliás, esta foi a segunda vez que Moisés fez com que Deus mudasse de ideia. A primeira está relatada em Êxodo 31:10-14.
            A sua amizade com Deus é tamanha a ponto de fazê-Lo mudar de ideia?

           Maria
           Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus” (Lucas 1:30).
            Ela morava em Nazaré e foi lá que o anjo Gabriel lhe apareceu e revelou-lhe que  seria bem-aventurada acima de todas as outras mulheres, pois a ela seria concedido o privilégio supremo, ansiado pelas mulheres de Israel ao longo de muitas gerações: ser a mãe do “Filho do Altíssimo”, o “Filho ode Deus” (Lucas 1:26-35).
            E o que foi que ela fez?
            Ela aceitou essa honra com humildade!

            Conclusão
            Se você prestou atenção nos pequenos trechos das biografias apresentadas, certamente percebeu que todos esses personagens bíblicos não fizeram nada de mais; nada que esteja fora de nosso alcance, nada que nós não possamos fazer também. Vejamos:
            Noé vivia em comunhão com Deus”;
            Jó, “homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-Me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa”;
            João Batista, exemplo de simplicidade, de fé, santidade, poder e acima de tudo, de humildade e abnegação. São suas essas palavras: “Ele deve tornar-se cada vez maior, e eu cada vez mais pequeno” (João 3:30 – Versão O Livro);
            As filhas de Zelofeade falam o que é justo”;
            Deus falava com Moisés face a face, como alguém que conversa com um amigo”;
            Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra" (Lucas 1:38 – NVI).
            Deus não muda, portanto, adoramos e servimos ao mesmo Deus que eles adoraram e serviram. Todas as virtudes que eles demonstraram, todos os pré-requisitos para eles alcançarem a vida eterna continuam válidos para nós hoje!
            Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8 – ACF).
            Que cada um de nós tome estas palavras como lema da vida até que Jesus volte!
            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!
 










© Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n