Pular para o conteúdo principal

“O REINO DOS CÉUS É SEMELHANTE...”




           Introdução
           O reino dos céus é semelhante a muitas coisas. O livro de Mateus se nos apresenta pelo menos dez: Mateus 13:24,31,33,44,45,47,52; Mateus 20:1; Mateus 22:2 e Mateus 25:1.
            Somente o Mestre por excelência seria capaz de nos brindar com tão lindas e inspiradoras analogias divinas (figuras de linguagem, metáforas ou biblicamente falando - parábolas), entre elas, esta que compara a missão que nos foi legada com a pesca! 
            Você já parou para pensar que pescar requer paciência, aprendizado; e consequentemente conhecimento, calma, equipamento e iscas apropriados.

           O exemplo do Mestre por excelência
            Ao caminhar junto ao mar da Galiléia, Jesus Se encontrou com aqueles que se tornariam Seus primeiros seguidores. Sendo Deus, só Ele mesmo para enxergar naqueles homens, as qualidades tão necessárias para o início da obra missionária.
            Encontrou-os trabalhando: Pedro e André estavam pescando, enquanto os irmãos Tiago e João consertavam redes no barco do seu pai.
            Estavam ocupados. Deus não tem lugar em Sua Obra para desocupados, que vivem de braços cruzados esperando que as coisas aconteçam e criticando os que estão empenhados em realizar algo.
            Por isso foi logo dizendo: “Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens” (Mateus 4:19).
            Após receberem o convite do Mestre, imediatamente pararam com o que estavam fazendo e seguiram Jesus.

            Seguir a Jesus...
             Seguir a Jesus significa colocá-Lo como prioridade em nossa vida. Significa que Ele é a nossa maior descoberta, nosso maior bem.       
           Seguir a Jesus implica compromisso, dedicação, renúncia.
           Seguir a Jesus significa ser instrumento nas mãos de Deus para abençoar outros.
          Seguir a Jesus implica mudança de vida, de alvo, de propósito – antes, pescadores de peixes; agora, pescadores de homens.

           “Pescadores de homens!”
           É de Ellen G. White o texto que afirma que: “Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como um missionário” – A Ciência do Bom Viver, pág. 102. Também é de sua autoria a seguinte citação: “Todo verdadeiro cristão possuirá espírito missionário; pois ser cristão é ser semelhante a Cristo” – Beneficência Social, pág. 56.
           Ganhar almas para Cristo é a missão de todo seguidor de Cristo. Testemunhar do amor de Deus e do que Ele fez por nós deve ser a nossa prioridade.
 
           Toda pesca requer (1) um manancial de águas, (2) equipamento adequado e (3) isca apropriada.

           O manancial pode ser uma lagoa, um lago, rio ou mar. Da mesma forma, você pode ter como campo missionário seu lar, seu ambiente de trabalho, escola / faculdade, vizinhos, pequenos grupos ou um público maior numa série de conferências. E pensando grande: por que não o mundo?

           A isca é muito importante. Por isso, é necessário descobrir o que o peixe gosta de comer. Podemos comparar a isca com a Palavra de Deus. A Palavra é a mesma, mas a forma de abordagem muda dependendo do público-alvo que você deseja alcançar.

          O equipamento de pesca deve estar de acordo com o método utilizado (duplas missionárias, pequenos grupos, classe bíblica, evangelismo público) e com a quantidade de peixe que você deseja conseguir. Você pode pescar com anzol, rede ou armadilha.

           Se você optar por anzol, tem que escolher o tipo certo para cada peixe. No entanto, ao pescar com anzol, você limita a sua pesca: |só pode pegar um peixe de cada vez.
            Ao pescar com rede, você pode apanhar vários peixes ao mesmo tempo, independentemente do método. Mas está sujeito a pegar peixes “bons” e “maus” (Mt 13:47-50).  É bom salientar que a “separação” dos peixes não compete a nós, mas aos anjos, a mando de Deus (Mateus 13:49). Ninguém tem o direito de julgar. O nosso trabalho é pescar.

            Método passivo de pescar
            O método da armadilha é um método passivo de pescar. Você coloca a armadilha e espera que o peixe venha ao encontro dela e fique preso. Este é o método escolhido por muitos cristãos. Esperam que alguém venha lhe pedir estudos bíblicos ou perguntar a razão de sua fé. Está escrito: “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1 Pedro 3:15 – ACF).

            Método ativo de pescar
             A rede e o anzol, ao contrário, são métodos ativos: você vai ao encontro do peixe, você entra na água, você se molha, você se arrisca; apanhar o peixe, as vezes, significa entrar em luta com ele!
            Como foi dito, pescar requer paciência, aprendizado; e consequentemente conhecimento, calma, equipamento e iscas apropriados. Às vezes, necessitamos de tempo, muito tempo, até fisgar um peixe. Mas não devemos desistir, nem desanimar – ainda há muitos peixes para serem fisgados (João 10:16).

            Conclusão.      
             A missão da igreja é ganhar almas. Você só não faz parte da igreja; você é a igreja. Por isso, você não pode estar fora desse processo.
            Escolha o método e o equipamento que lhe agradem mais e comece a pescar. Deus o chama para ser um pescador de homens.
            E lembre-se: “O verdadeiro cristão trabalha para Deus, não por impulso, mas por princípio; não por um dia ou um mês, mas por toda a vida” – Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, pág. 517.





© Nelson Teixeira Santos      



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n