Pular para o conteúdo principal

LÓGICA INVERSA



Numa sociedade que está mais preocupada com o status da função, o modelo de liderança proposto por Cristo é o do serviço

             “Você deseja ser um líder ou um seguidor?” Essa pergunta traz consigo respostas muito mais profundas do que aparenta, e deveria nos fazer refletir além das obviedades. Pelo menos é o que propõe Susan Cain em um artigo do The New York Times acerca da supervalorização dos líderes e da necessidade que o mundo tem de seguidores. Recebi esse texto de dois amigos no mesmo dia e, para minha surpresa, na mesma semana, o Estadão o publicou em seu site com o título “A glorificação da capacidade de liderança se esquece dos seguidores”.

            Susan, que escreveu o bestseller O poder dos quietos (HarperCollins, 2012), tem defendido a tese de que as organizações precisam valorizar mais as pessoas com perfil introvertido, pois elas enriquecem o ambiente de trabalho com sua criatividade, persistência e moderação. No texto do jornal, ela faz uma crítica ao sistema norte-americano de ensino superior, que prestigia estudantes com o perfil de liderança em detrimento daqueles com características menos expansivas. Para a autora, a forte ênfase que se tem dado no quesito “capacidade de liderança” pode nos levar a pensar “que a sociedade ideal seja composta de indivíduos que comandam”.
De fato, parece que esse é o conceito por trás de uma infinidade de livros que preenchem as estantes das principais livrarias e são promovidos nas redes sociais ou nos e-mails promocionais que recebemos diariamente. No intuito de promover uma comunidade proativa, o modelo que vem sendo propagado é o dos empreendedores que, ainda jovens, conseguem fazer prodígios. A cada dia, aumenta o número daqueles que sonham em ser o próximo Bill Gates ou Mark Zuckerberg.
            Se, de um lado, é importante ressaltar o papel que os líderes têm em promover mudanças significativas em suas esferas de ação, de outro, o efeito colateral desse estímulo acentuado é o desenvolvimento de uma geração mais preocupada com o status do que com o serviço. E esse é o grande problema!
Ao longo do tempo, desenvolveu-se a ideia de que pessoas em função de liderança merecem vantagens que aqueles que não conseguiram alcançar esse posto não merecem. Assim, a função acabou sendo ambicionada muito mais por seus privilégios do que por suas responsabilidades. Tal ideia para mim parece uma grande contradição, especialmente quando considero a perspectiva de liderança encontrada na pessoa de Jesus.
            Neste momento, duas passagens bíblicas me vêm à mente: Mateus 20:20 a 28 e Filipenses 2:1 a 8. Na primeira, Cristo foi abordado pela mãe de dois de Seus discípulos, Tiago e João, para que lhes concedesse posição de liderança em Seu reino vindouro. Diante de um pedido muito inapropriado, que gerou indignação entre os discípulos, o Mestre deu uma resposta magistral: “Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos” (20:25 a 28).
            Cristo inverte a lógica humana e demonstra, por atos e palavras, que em Seu reino os valores são muito distintos. Ao tratar desse episódio, o Comentário Bíblico Adventista traz uma declaração que realça a mensagem que o Mestre pretende nos dar: “Entre os cidadãos do reino celestial, poder, posição, talento e educação devem ser devotados exclusivamente ao serviço dos outros e jamais devem ser usados como alavancas para dominar” (v. 5, p. 494). Que desafio em um mundo cada vez mais competitivo, em que o topo é um alvo a ser alcançado custe o que custar!
Por sua vez, Filipenses 2:1 a 8 traz uma reflexão de Paulo acerca do modelo encontrado em Jesus. Considerando o exemplo de Cristo de serviço, humilhação e obediência extrema, que O conduziu à cruz, o apóstolo exorta os cristãos a abandonar qualquer atitude ambiciosa ou repleta de vaidade, e a se revestir da humildade que considera “os outros superiores a si mesmos” (v. 3). O olhar do cristão se volta para cima, em busca de um relacionamento profundo com Deus, e para os lados, com o propósito de servir aos que estão ao redor.
            As lições que esses dois textos apresentam convergem perfeitamente com o anseio de Susan Cain, que conclui seu artigo da seguinte maneira: “[Se] buscamos uma sociedade de indivíduos comprometidos, criativos e solidários e líderes que sentem que estão ali para servir e não em busca de status, então temos que nos empenhar para deixar isso bem claro.” Eu seria muito ousado em dizer que os cristãos deveriam ser a resposta desse desejo?






WELLINGTON BARBOSA, graduado em Teologia e Administração, é editor na Casa Publicadora Brasileira e cursa o doutorado em Ministério na Universidade Andrews (EUA)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n