Pular para o conteúdo principal

ANDANDO DE MODO DIGNO (2)


  
"Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos" (Efés. 4:4-6).


            Introdução
            Em Efésios, capítulo 4, o apóstolo Paulo começa a aplicação prática da teologia esboçada nos três capítulos anteriores. A ação da graça divina deve ser seguida pela resposta humana. “Rogo-vos, pois”, começa Paulo.
            A doutrina não é retórica vazia; é o “pois”, o “portanto”, o fundamento da ética e da prática cristã. Paulo classifica essa prática como andar de modo digno (Ef 4:1). Efésios 4:1-16 envolve as características, o propósito e a capacitação do que anda.
            Nesta segunda etapa, vamos focar o propósito.
            Primeiramente é necessário definir o que vem a ser o propósito. Espiritualmente falando é o motivo fundamental de nossa existência aqui na Terra, na qualidade de filhos e filhas do Altíssimo.
            Tudo o que viermos a fazer nesta vida precisa ter um propósito bem claro e bem definido!

            Breve retrospectiva
            Ao concluirmos a primeira etapa desta trilogia efesiana o fizemos com duas incisivas perguntas:
            1ª - Como você pretende demonstrar humildade, gentileza, generosidade, tolerância mútua e amor?
            2ª - Como você manifestará essas características na semana que vem; no mês que vem; no ano que vem; enfim, durante toda sua vida?

            Pergunta-se agora: Por que é imperativo que o cristão demonstre essas características em toda sua vida?
             Primeiramente nunca olvide o fato de que quando Deus nos pede alguma coisa é porque certamente existe um propósito maior por trás daquele pedido (propósito menor). Nada que Deus pede tem um fim em si mesmo. Sempre há algo maior e melhor a ser alcançado. Lá na frente, no final da linha, da reta, da jornada, ou como queiram chamar, está a nossa salvação e a salvação dos que se encontram ao nosso redor, bem como daqueles que cruzam nosso caminho; este é o propósito maior e melhor!
            Portanto, nosso maior propósito, tanto individualmente como coletivamente deve ser: salvar-se a si próprio e aos outros.  
            Tudo começa com a justificação (a obra de um momento). A partir de então, inicia-se um processo que durará a vida inteira, chamado de consagração ou santificação.
            Nessa fase intermediária entre a justificação, o início e a glorificação, a etapa final do plano de salvação, Deus nos faz uma série de pedidos que trazem consigo propósitos (menores), entre eles: “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” (Gálatas 6:10 – ACF).
            Qual é o pedido? “Façamos o bem a todos, mas principalmente aos...

            E qual o propósito divino com este pedido? Vejamos:
            O imediato, humanamente falando é: se você agir assim despertará o interesse daqueles que não integram nossa comunidade religiosa; em outras palavras, aqueles que não fazem parte de nossa igreja. Trata-se de uma fórmula muito simples e prática de testemunhar.
            A despeito de toda nossa limitação, deficiência, pecaminosidade, ainda assim, o evangelho, comumente chamado de “as boas novas da salvação”, foi por Deus confiado a nós, seres humanos, independentemente de gênero, raça, cultura, língua, nível social ou acadêmico; não para ser simplesmente pregado, mas para ser vivido! 

            Segundo, dentro do contexto específico do capítulo 4, da epístola aos habitantes da Galácia e a nós extensivamente, temos a garantia divina de que agindo dessa forma, impreterivelmente alcançaremos um estágio por demais aguardado e desejado por Deus para o Seu povo; aqui também chamado de propósito. O que Deus espera de cada um de nós?

            Objetivo da mensagem
            Agora, como já nos identificamos com a mensagem de 1 Pedro 2:9 – NVI: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. E como também já sabemos como andar de modo digno; agora resta-nos saber a importância de atingirmos o ideal divino para nossas vidas, portanto, o objetivo da mensagem é: "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo," (Efésios 4 : 13).

             Por que unidade?
            Qual é a importância da unidade para o cristianismo?
            A unidade é fundamental para a vida da igreja. Tanto que, por quatro vezes Jesus repetiu Seu intenso desejo de que Seus seguidores fossem um (João 17:11,21-23). 
            Jesus não suplicou por uniformidade, mas sim por uma unidade pessoal semelhante ao Seu relacionamento com o Pai.
            Ele e o Pai são duas Pessoas distintas entre Si, com diferentes funções. No entanto, Eles são um em natureza e propósito. Semelhantemente, nós temos diferentes temperamentos, experiências, habilidades e funções, mas todos devemos estar unidos em Cristo!
            Esse tipo de unidade não acontece espontaneamente e muito menos por pressão de alguém ou de alguma instituição religiosa. Para alcançarmos esse padrão, é preciso aceitar o senhorio de Cristo em nossa vida. É Ele quem deve moldar nosso caráter, e devemos entregar nossa vontade à Sua. 

            Efésios 4:4-6 consiste numa das passagens mais majestosas da Bíblia. A estrutura de sua construção, a grandeza de sua prosa e a fundamentação da unidade na plenitude da Divindade são extraordinariamente incríveis!
            Se alguém ousar fazer a pergunta: "Por que os cristãos devem ser um?", a resposta virá neste argumento inexpugnável: Porque tudo o que se refere à fé e à vida cristã é um.
            Deus ordenou a unidade do corpo cristão. Um Deus, por meio de um Cristo nos redimiu do pecado, deu-nos uma fé, nos regenerou por um Espírito, nos fez membros de um corpo por meio de um batismo, e nos deu uma esperança eterna.

             Ao estudarmos esta fórmula séptupla, outro fator significativo precisa ser notado: toda a Divindade está envolvida na unidade da igreja. Esse tema está em harmonia com o espírito da epístola, que frequentemente enfatiza o papel da Divindade na história da redenção.

            Deus Pai – "o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos" (Ef 4:6). Ele é tudo em todos. 
            Deus Filho – "o autor e consumador da nossa fé" (Hb 12:2), "a esperança da glória" (Cl 1:27), o fundamento da igreja, Seu corpo. 
            Deus Espírito Santo – o agente de nossa experiência de novo nascimento que nos leva ao batismo (I Cor 12:13). 
             "Satanás separa. Deus une. O amor nos une." Assim disse o famoso evangelista Dwight L. Moody. Obviamente, ninguém gostaria de ser agente de Satanás, e todos gostariam de ser instrumentos do amor de Deus.

          Então, por que as cinco graças mencionadas na mensagem anterior são tão decisivas para experimentarmos essa unidade que acabamos de compartilhar? 
            Justamente porque temos uma missão que nos foi confiada e em assim fazendo chegaremos a unidade, que também não é um fim em si mesma; mas, pré requisito para que possamos ser agraciados com os dons espirituais (assunto do próximo artigo).
            "Deus tem uma mensagem para o povo da Terra e essa mensagem não é apenas teológica. Está ligada a uma vida mais saudável, a um pensamento mais claro e à responsabilidade social. Agradecemos-Te, Senhor, pelo equilíbrio da mensagem e da missão. Ajuda-nos a ter uma vida equilibrada hoje". - George R. Knight, MD 23072015.

            Conclusão
           Você pode até comprometer a passagem bíblica que afirma:Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” (Gálatas 6:10 - ACF); todavia, saiba de uma coisa: não se deve comprometer nenhum mandamento, nenhuma ordenança divina, pois Deus está sempre certo. E por isso Ele mesmo afirma: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel” (1 Timóteo 5:8 - ACF).
            Deus não deseja que você coloque em risco a sua salvação!
            É também, o meu desejo e a minha oração. Amém!!!









© Nelson Teixeira Santos


           


.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n