Pular para o conteúdo principal

O MESTRE POR EXCELÊNCIA



            Introdução
            Toda pessoa curiosa, sempre procura aprender mais e mais e convenhamos, conhecimento nunca fez mal a ninguém, ainda mais quando se tem a felicidade de ter bons professores. Aprender, estudar, pesquisar torna-se um hábito muito prazeroso.
            No entanto, ninguém se compara ao maior Mestre do mundo. Quando esteve exercendo seu ministério terrestre Ele fez muitas coisas: Curou, alimentou,aconselhou, pregou, exorcizou, contudo o que Ele mais fez foi ensinar. E como ensinou; ensinou lições de vida!
           
            Objetivo da mensagem
            Mostrar que a Palavra de Deus é uma fonte inesgotável de conhecimento e saber que salvam, especialmente quando são lições de vidas ensinadas pelo próprio Jesus.

            1. A equação Deus/pessoas/coisas não pode ser alterada sem alterar o DNA da vida.
            Podemos dizer que aqui, equação significa que a sua, a minha, a nossa escala de valores deve seguir rigorosamente esta ordem. Quando perguntaram a Jesus qual o maior dos mandamentos, ele citou dois que não faziam parte do decálogo divino. E acredite, são estes dois que vão reger a nossa conduta, bem como a de todo o universo, por toda a eternidade. “E Jesus disse-lhe: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37-39).
            Já dizia o Pr. Nepomuceno de Abreu: “Você deve adorar a Deus, amar as pessoas e gostar de coisas”. Haja assim e você não só amontoará brasas vivas sobre as cabeças de seus algozes, como também colecionará estrelas em sua coroa.

            2. O pecado é tudo que enfraquece o amor e destrói a vida, enquanto o amor é tudo que enfraquece o pecado e fortalece a vida.
            Aparece ·  Velho Testamento 2143   Novo Testamento 586 = 2.729 vezes.
            Será que ainda assim devo perguntar o que é pecado? E você dirá: Só o senhor não sabe que pecado é a transgressão da lei. Mas pergunto: Transgressão de que lei? Da lei divina, é óbvio. E o que acontece a quem viola a lei?
            Por isso não brinque com o pecado. Ninguém é suficientemente forte para brincar com ele e sair ileso. Você ira se machucar, irá machucar os que estão a sua volta e ainda por cima estará colocando em risco a sua salvação!
            “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tiago 5:16).
            É essencial que reconheçamos: Doente é o estado em que todos nós nos encontramos!

            3. A vida é igual a uma semente, que precisa morrer para ressuscitar, florescer e frutificar.
            Que figura de linguagem bonita. Uma metáfora maravilhosa! Contudo, dificílima para ser colocada em prática. Envolve humildade, desprendimento, fé, confiança, paciência, dificuldades, tempo de espera e quando finalmente frutifica, o fruto não lhe pertence; pertence aos outros, ao mundo, a Deus.
Para que toda vitalidade latente, contida na semente se torne visível, há somente uma condição. Ela necessita submeter-se ao processo doloroso da dissolução: morrer.
Morrer para a semente significa decompor-se, mas, sem desaparecer. Mudar de forma, transformar-se, contudo, sem deixar de ser. Para a semente é o multiplicar-se.
No momento em que ela entra em contato com o solo, como que se decompõe, incha, explode, transforma-se em raízes e caule, desponta a flor da terra, volta-se para a luz, cresce, torna-se planta. Neste momento, as folhas e depois as flores e, finalmente, os frutos, não só a enfeitam, mas, sobretudo a fazem atingir aquele estágio para o qual foi criada: ser árvore útil.
Perguntas contundentes: Está você sendo útil à sua família, ao teu próximo, a sua comunidade, a sua igreja, ao seu Deus? Como anda seu testemunho? É você uma bênção?
Há muito tempo Deus chamou um homem e lhe disse: "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção” (Gênesis 12:2 – NVI).  Isto aconteceu há mais ou menos 3800 anos. Hoje você sabe quantas religiões reverenciam o nome deste homem? Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. 
Cristianismo: É a maior religião do mundo, com cerca de 2.106.962.000 de seguidores. Islamismo: Possui aproximadamente 1.283.424.000 fiéis, é a segunda religião mais praticada no mundo. O Judaísmo é a sétima no ranking mundial e conta com aproximadamente com 15.000.000 de adeptos.
Abraão é o nome dele!

             4. Se eu quiser liderar, mais do que oferecer um ideal e comida para os seguidores, devo oferecer a própria vida.
           Você é líder ou exerce papel de liderança?
           Certa vez, enquanto Jesus exercia seu ministério terrestre, ele ouviu um dos pedidos mais estúpidos contidos na Palavra de Deus (Mateus 20). A esposa de Zebedeu, mãe de Tiago e João aproxima-se de Jesus e faz um inusitado pedido: “E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino” (Mateus 20:21).
            Vocês acham que naquele exato momento os dois discípulos tinham idoneidade suficiente para exercer alguma espécie de liderança? Antes que você possa responder a pergunta deixe-me explicar o que é que faz de alguém um líder. É necessário possuir a capacidade de tomar a maior parte das iniciativas num grupo; dirigir e orientar, decidir e não simplesmente mandar. 
            A resposta de Jesus: Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis” (Mateus 20:22). Naquele contexto específico, Jesus colocou a eles e a nós por extensão o seguinte princípio: Se queres ser líder, você deve ter disposição suficiente para oferecer a própria vida. Numa palavra: sacrificar-se!


           5. A distância entre o limite do meu poder e o poder ilimitado de Deus, entre meu conhecimento imperfeito e a verdade absoluta, entre meu deleite passageiro e a felicidade eterna só pode ser transposta por meio daquele que é o caminho.
            Quem é o caminho?
            “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Ainda que não houvesse necessidade de referendar uma afirmação de Jesus, Lucas o fez: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).
            Moral da história: Não cave para si próprio, “cisternas rotas, que não retêm águas” (Jeremias 2:13) ! Em outras palavras: Que não o conduzirão a salvação!
  

            6. Observando o esplendor e o ritmo da natureza, terei mais chance de não ficar ansioso para experimentar todas as emoções em um único dia.
            Eclesiastes, no capítulo 3, versículos 1-8, Versão  A Mensagem afirma que:
            “Nessa vida tudo tem sua hora; há um tempo certo pra tudo!
            Há hora de nascer e hora de morrer, Há hora de plantar e hora de colher, Há hora de matar e hora de curar, Há hora de destruir e hora de construir, Há hora de chorar e hora de rir, Há hora de lamentar e hora de se alegrar, Há hora de fazer amor e hora de se abster, Há hora de abraçar e hora de se afastar, Há hora de ganhar e hora de contar as perdas, Há hora de segurar e hora de largar, Há hora de arrancar e hora de consertar,
Há hora de calar e hora de falar, Há hora de amar e hora de odiar, Há hora de iniciar a guerra e hora de fazer a paz. 
            Mas, mesmo sendo inteligente, o autor do livro deixou escapar um detalhe que Jesus, O Mestre por Excelência, sabendo da ansiedade que dominaria os seres humanos  nos últimos tempos julgou conveniente compartilhar  conosco: Aprenda a observar o esplendor e o ritmo da natureza para não correr o risco de ficar ansioso para experimentar todas as emoções em um único dia.
            Em outras palavras: Deixe de ser afobado!

            7. Estar preparado para o maior dia de minha vida significa estar preparado todos os dias.
            Qual é o maior dia de sua vida?
            O dia da sua concepção. O dia de seu nascimento. De seu batismo. De seu casamento. Controvérsias a parte, a resposta mais sensata seria: depende.
           Depende de muita coisa, contudo, para nós adventistas do sétimo dia ele é chamado de a bem-aventurada esperança – o dia volta de Jesus!
            Mas suponhamos que Ele ainda demore um pouquinho e já o encontre descido à sepultura? A Palavra de Deus afirma que: “Porque os vivos sabem que hão de morrer” (Eclesiastes 9:5). Esta é a única certeza que nos, os vivos temos. A única exceção serão uns poucos privilegiados que estarão vivos por ocasião da 2ª vinda de Jesus. Por isso, vivamos o dia de hoje como se Jesus voltasse amanha!
            Por isso meu amado irmão, minha querida irmã, você meu caro visitante que ainda não entregou seu coração a Jesus, não negligencie o devido preparo por nada deste mundo. O seu destino eterno depende dele. A decisão não pode ser postergada para amanhã, para semana que vem, para mês que vem, para ano que vem! É por esta razão que está escrito quatro vezes: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações”(Salmos 95:7; Hebreus 3:7; Hebreus 3:15; Hebreus 4:7).
           
            Conclusão
            Você encara a vida como estudante? Cuidado!
            O pecado faz você se iludir com a ideia de que pode conseguir o conhecimento de Deus por meio das coisas. Uma inversão perigosa!
            A salvação evidencia que você precisa conseguir o conhecimento das coisas por meio de Deus. Esta é a forma correta de agir: A observância dos princípios divinos.
            Um bom começo: Se você sabe que nada sabe e deseja aprender, o conhecimento virá a seu encontro. O maior professor do mundo, O Mestre por Excelência, pode ser o seu professor particular.
            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!



© Nelson Teixeira Santos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n