quinta-feira, 23 de março de 2017

O MESTRE POR EXCELÊNCIA



            Introdução
            Toda pessoa curiosa, sempre procura aprender mais e mais e convenhamos, conhecimento nunca fez mal a ninguém, ainda mais quando se tem a felicidade de ter bons professores. Aprender, estudar, pesquisar torna-se um hábito muito prazeroso.
            No entanto, ninguém se compara ao maior Mestre do mundo. Quando esteve exercendo seu ministério terrestre Ele fez muitas coisas: Curou, alimentou,aconselhou, pregou, exorcizou, contudo o que Ele mais fez foi ensinar. E como ensinou; ensinou lições de vida!
           
            Objetivo da mensagem
            Mostrar que a Palavra de Deus é uma fonte inesgotável de conhecimento e saber que salvam, especialmente quando são lições de vidas ensinadas pelo próprio Jesus.

            1. A equação Deus/pessoas/coisas não pode ser alterada sem alterar o DNA da vida.
            Podemos dizer que aqui, equação significa que a sua, a minha, a nossa escala de valores deve seguir rigorosamente esta ordem. Quando perguntaram a Jesus qual o maior dos mandamentos, ele citou dois que não faziam parte do decálogo divino. E acredite, são estes dois que vão reger a nossa conduta, bem como a de todo o universo, por toda a eternidade. “E Jesus disse-lhe: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37-39).
            Já dizia o Pr. Nepomuceno de Abreu: “Você deve adorar a Deus, amar as pessoas e gostar de coisas”. Haja assim e você não só amontoará brasas vivas sobre as cabeças de seus algozes, como também colecionará estrelas em sua coroa.

            2. O pecado é tudo que enfraquece o amor e destrói a vida, enquanto o amor é tudo que enfraquece o pecado e fortalece a vida.
            Aparece ·  Velho Testamento 2143   Novo Testamento 586 = 2.729 vezes.
            Será que ainda assim devo perguntar o que é pecado? E você dirá: Só o senhor não sabe que pecado é a transgressão da lei. Mas pergunto: Transgressão de que lei? Da lei divina, é óbvio. E o que acontece a quem viola a lei?
            Por isso não brinque com o pecado. Ninguém é suficientemente forte para brincar com ele e sair ileso. Você ira se machucar, irá machucar os que estão a sua volta e ainda por cima estará colocando em risco a sua salvação!
            “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tiago 5:16).
            É essencial que reconheçamos: Doente é o estado em que todos nós nos encontramos!

            3. A vida é igual a uma semente, que precisa morrer para ressuscitar, florescer e frutificar.
            Que figura de linguagem bonita. Uma metáfora maravilhosa! Contudo, dificílima para ser colocada em prática. Envolve humildade, desprendimento, fé, confiança, paciência, dificuldades, tempo de espera e quando finalmente frutifica, o fruto não lhe pertence; pertence aos outros, ao mundo, a Deus.
Para que toda vitalidade latente, contida na semente se torne visível, há somente uma condição. Ela necessita submeter-se ao processo doloroso da dissolução: morrer.
Morrer para a semente significa decompor-se, mas, sem desaparecer. Mudar de forma, transformar-se, contudo, sem deixar de ser. Para a semente é o multiplicar-se.
No momento em que ela entra em contato com o solo, como que se decompõe, incha, explode, transforma-se em raízes e caule, desponta a flor da terra, volta-se para a luz, cresce, torna-se planta. Neste momento, as folhas e depois as flores e, finalmente, os frutos, não só a enfeitam, mas, sobretudo a fazem atingir aquele estágio para o qual foi criada: ser árvore útil.
Perguntas contundentes: Está você sendo útil à sua família, ao teu próximo, a sua comunidade, a sua igreja, ao seu Deus? Como anda seu testemunho? É você uma bênção?
Há muito tempo Deus chamou um homem e lhe disse: "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção” (Gênesis 12:2 – NVI).  Isto aconteceu há mais ou menos 3800 anos. Hoje você sabe quantas religiões reverenciam o nome deste homem? Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. 
Cristianismo: É a maior religião do mundo, com cerca de 2.106.962.000 de seguidores. Islamismo: Possui aproximadamente 1.283.424.000 fiéis, é a segunda religião mais praticada no mundo. O Judaísmo é a sétima no ranking mundial e conta com aproximadamente com 15.000.000 de adeptos.
Abraão é o nome dele!

             4. Se eu quiser liderar, mais do que oferecer um ideal e comida para os seguidores, devo oferecer a própria vida.
           Você é líder ou exerce papel de liderança?
           Certa vez, enquanto Jesus exercia seu ministério terrestre, ele ouviu um dos pedidos mais estúpidos contidos na Palavra de Deus (Mateus 20). A esposa de Zebedeu, mãe de Tiago e João aproxima-se de Jesus e faz um inusitado pedido: “E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino” (Mateus 20:21).
            Vocês acham que naquele exato momento os dois discípulos tinham idoneidade suficiente para exercer alguma espécie de liderança? Antes que você possa responder a pergunta deixe-me explicar o que é que faz de alguém um líder. É necessário possuir a capacidade de tomar a maior parte das iniciativas num grupo; dirigir e orientar, decidir e não simplesmente mandar. 
            A resposta de Jesus: Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis” (Mateus 20:22). Naquele contexto específico, Jesus colocou a eles e a nós por extensão o seguinte princípio: Se queres ser líder, você deve ter disposição suficiente para oferecer a própria vida. Numa palavra: sacrificar-se!


           5. A distância entre o limite do meu poder e o poder ilimitado de Deus, entre meu conhecimento imperfeito e a verdade absoluta, entre meu deleite passageiro e a felicidade eterna só pode ser transposta por meio daquele que é o caminho.
            Quem é o caminho?
            “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Ainda que não houvesse necessidade de referendar uma afirmação de Jesus, Lucas o fez: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).
            Moral da história: Não cave para si próprio, “cisternas rotas, que não retêm águas” (Jeremias 2:13) ! Em outras palavras: Que não o conduzirão a salvação!
  

            6. Observando o esplendor e o ritmo da natureza, terei mais chance de não ficar ansioso para experimentar todas as emoções em um único dia.
            Eclesiastes, no capítulo 3, versículos 1-8, Versão  A Mensagem afirma que:
            “Nessa vida tudo tem sua hora; há um tempo certo pra tudo!
            Há hora de nascer e hora de morrer, Há hora de plantar e hora de colher, Há hora de matar e hora de curar, Há hora de destruir e hora de construir, Há hora de chorar e hora de rir, Há hora de lamentar e hora de se alegrar, Há hora de fazer amor e hora de se abster, Há hora de abraçar e hora de se afastar, Há hora de ganhar e hora de contar as perdas, Há hora de segurar e hora de largar, Há hora de arrancar e hora de consertar,
Há hora de calar e hora de falar, Há hora de amar e hora de odiar, Há hora de iniciar a guerra e hora de fazer a paz. 
            Mas, mesmo sendo inteligente, o autor do livro deixou escapar um detalhe que Jesus, O Mestre por Excelência, sabendo da ansiedade que dominaria os seres humanos  nos últimos tempos julgou conveniente compartilhar  conosco: Aprenda a observar o esplendor e o ritmo da natureza para não correr o risco de ficar ansioso para experimentar todas as emoções em um único dia.
            Em outras palavras: Deixe de ser afobado!

            7. Estar preparado para o maior dia de minha vida significa estar preparado todos os dias.
            Qual é o maior dia de sua vida?
            O dia da sua concepção. O dia de seu nascimento. De seu batismo. De seu casamento. Controvérsias a parte, a resposta mais sensata seria: depende.
           Depende de muita coisa, contudo, para nós adventistas do sétimo dia ele é chamado de a bem-aventurada esperança – o dia volta de Jesus!
            Mas suponhamos que Ele ainda demore um pouquinho e já o encontre descido à sepultura? A Palavra de Deus afirma que: “Porque os vivos sabem que hão de morrer” (Eclesiastes 9:5). Esta é a única certeza que nos, os vivos temos. A única exceção serão uns poucos privilegiados que estarão vivos por ocasião da 2ª vinda de Jesus. Por isso, vivamos o dia de hoje como se Jesus voltasse amanha!
            Por isso meu amado irmão, minha querida irmã, você meu caro visitante que ainda não entregou seu coração a Jesus, não negligencie o devido preparo por nada deste mundo. O seu destino eterno depende dele. A decisão não pode ser postergada para amanhã, para semana que vem, para mês que vem, para ano que vem! É por esta razão que está escrito quatro vezes: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações”(Salmos 95:7; Hebreus 3:7; Hebreus 3:15; Hebreus 4:7).
           
            Conclusão
            Você encara a vida como estudante? Cuidado!
            O pecado faz você se iludir com a ideia de que pode conseguir o conhecimento de Deus por meio das coisas. Uma inversão perigosa!
            A salvação evidencia que você precisa conseguir o conhecimento das coisas por meio de Deus. Esta é a forma correta de agir: A observância dos princípios divinos.
            Um bom começo: Se você sabe que nada sabe e deseja aprender, o conhecimento virá a seu encontro. O maior professor do mundo, O Mestre por Excelência, pode ser o seu professor particular.
            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!



© Nelson Teixeira Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário