Pular para o conteúdo principal

ADVENTISTAS SÃO INCENTIVADOS A ESTUDAR INDIVIDUALMENTE SOBRE A ORDENAÇÃO DE MULHERES


 Os pastores Ted N. C. Wilson (presidente da AG) e Artur Stele (presidente da TOSC) também pedem oração pela direção do Espírito Santo durante o processo.

            Ted N. C. Wilson, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia, apelou aos membros da igreja em todo o mundo para que leiam diligentemente o que diz a Bíblia sobre a ordenação de mulheres, e que orem por ele e pelos demais líderes da igreja para que sigam humildemente a orientação do Espírito Santo a esse respeito.

            Os membros da igreja que desejam compreender o que a Bíblia ensina sobre a ordenação de mulheres podem recorrer a um excelente material a respeito do assunto, informou Artur A. Stele. Como presidente da TOSC – Theology of Ordination Study Committee (Comissão de Estudo sobre a Teologia da Ordenação), por dois anos ele supervisionou um estudo inédito sobre o tema, encomendado pela igreja.

            O pastor Stele repetiu o apelo do pastor Wilson para que os membros da igreja leiam a Bíblia e orem sobre o assunto, recomendando a leitura de três declarações sucintas do estudo, que apresentam textos bíblicos e de Ellen G. White, cofundadora da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Essas declarações apoiam cada uma das três posições que surgiram durante a investigação da comissão a respeito da ordenação de mulheres.

            O resultado do estudo foi discutido em meados de outubro, no Concílio Anual – a principal reunião dos líderes da igreja. Os 338 membros do Concílio Anual tiveram que decidir se deveriam solicitar aos 2.600 delegados da igreja mundial que tomassem uma decisão final sobre a ordenação de mulheres, votando o assunto na assembleia da Associação Geral, em julho de 2015.

            O pastor Wilson, falando em entrevista, instou cada um dos 18 milhões de membros da igreja a orar fervorosamente e a ler os materiais do estudo que estão disponíveis na página dos Arquivos, Estatística e Pesquisas da igreja, na internet.

            “Os documentos e as apresentações foram elaborados a partir da compreensão de uma leitura clara das Escrituras”, afirmou o pastor Wilson em seu escritório na sede da Associação Geral, em Silver Spring, Maryland (EUA).

            “O Espírito de Profecia nos adverte a aceitar a Bíblia como ela se apresenta”, disse ele. “Gostaria de encorajar cada membro da igreja, e certamente aqueles que serão delegados na assembleia da Associação Geral, a revisar essas declarações em oração, e então pedir que o Espírito Santo os ajude a entender qual é a vontade de Deus.”

            O Espírito de Profecia se refere aos escritos de Ellen G. White que, entre suas declarações de como ler a Bíblia, escreveu no livro O Grande Conflito: “A linguagem da Bíblia deve ser explicada de acordo com seu óbvio sentido, a menos que seja empregado um símbolo ou figura” (p. 599).

            “Não temos o privilégio de possuir o Urim e o Tumim”, disse Ted Wilson, referindo-se às pedras que o sumo sacerdote israelita usava no tempo do Antigo Testamento para saber qual era a vontade de Deus. “Nem temos um profeta vivo entre nós. Portanto, precisamos contar com a direção do Espírito Santo em nosso estudo particular da Bíblia, ao revisarmos os ensinos das Escrituras.”

            Ele disse que a liderança da igreja mundial está comprometida com um processo muito aberto, justo e cuidadoso” sobre a questão da ordenação de mulheres.

            O pastor Wilson acrescentou que a questão crucial frente à igreja não é se as mulheres devem ou não ser ordenadas, mas se os membros que não concordarem com a decisão final sobre o assunto, seja ela qual for, estariam dispostos a deixar de lado suas diferenças e se concentrar na missão de 151 anos desta igreja: proclamar a mensagem dos três anjos de Apocalipse 14, de que Jesus está voltando.

            Três pontos de vista sobre a ordenação de mulheres
            Em um esforço para compreender o ensino bíblico sobre a ordenação de mulheres, a Igreja estabeleceu a Theology of Ordination Study Committee (Comissão de Estudo sobre a Teologia da Ordenação), um grupo com 106 membros e comumente chamado pelos líderes da igreja pela sigla TOSC.

            A comissão não foi organizada ligada a números proporcionais da representatividade da igreja mundial, mas simplesmente para realizar um estudo de dois anos. No início, comissões especiais de pesquisas bíblicas, em cada uma das 13 divisões mundiais da Igreja, contribuíram no processo de estudo e foram representadas na TOSC.

            O principal objetivo dessa comissão, que concluiu seus trabalhos em junho, foi determinar se era possível encontrar um consenso sobre a ordenação de mulheres, o que não aconteceu. Os membros dividiram as conclusões em três campos, conhecidos como Posição 1, 2 e 3:

            Posição 1: Enfatiza as qualificações bíblicas para a ordenação como encontradas em 1 Timóteo 3 e Tito 1, bem como o fato de que, na Bíblia, as mulheres nunca eram  ordenadas como sacerdotes, apóstolos ou anciãos. Por isso, conclui que a Igreja Adventista do Sétimo Dia não tem base bíblica para ordenar mulheres.

            Posição 2: Enfatiza os papéis de liderança de mulheres tanto no Antigo como no Novo Testamento, como Débora, Hulda e Júnia, e passagens bíblicas em Gênesis 1 e 3, e Gálatas 3:26-28 que declaram que todas as pessoas são iguais aos olhos de Deus. Portanto, conclui que o princípio bíblico de igualdade permite à Igreja Adventista ordenar mulheres para cargos de liderança na igreja sempre que possível.

            Posição 3: Apoia a Posição 1 ao reconhecer o padrão bíblico de liderança masculina em Israel e na igreja cristã primitiva. Mas, também enfatiza que Deus fez exceções, como no caso de conceder um rei a Israel, quando esse foi o desejo do povo. Esta posição conclui que a ordenação de mulheres é uma questão política da igreja e não um imperativo moral. Portanto, a Igreja Adventista deve permitir que cada campo decida se deve ou não ordenar mulheres.

            Ted Wilson apela aos membros da igreja para que examinem as três posições apresentadas no fim do relatório da TOSC: "Examine todas as apresentações para compreender o que Deus está falando a você pela Palavra e por meio de sua caminhada diária com Ele.”

            Embora a TOSC não tenha chegado a um consenso sobre a ordenação de mulheres, seus membros aprovaram, em unanimidade, uma declaração sobre a teologia da ordenação e, em declaração separada, afirmaram que permanecem “comprometidos com a mensagem e missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia como expressa nas 28 crenças fundamentais.”

            O pastor Wilson espera que todos os membros da igreja assumam a mesma postura de boa vontade.
 
            “Se não formos cuidadosos, o inimigo irá fomentar a controvérsia entre nós, distraindo-nos do propósito de Deus para Sua igreja remanescente, que é proclamar as três mensagens angélicas e anunciar com alegria a breve volta de Cristo”, disse ele. “A grande questão é: qual será nossa atitude em relação à missão contínua da igreja?”

            O que os membros da igreja devem ler
            Artur Stele, presidente da TOSC e diretor do Instituto de Pesquisa Bíblica da igreja, disse que os membros da igreja devem ler pelo menos o resumo das declarações da comissão.

            “Se as pessoas quiserem ter uma rápida noção, podem ir às declarações resumidas”, informou o pastor Stele em entrevista. “E então, poderão ler os resumos das posições.”

           Os resumos mais longos são parte do relatório final, com 127 páginas, que incluem a definição da teologia da ordenação aprovada pela TOSC, a história da Comissão e uma lista de diversos trabalhos acadêmicos elaborados para estudo.

            Esse estudo foi iniciado a pedido de um delegado na última assembleia da Associação Geral, em 2010, e sua necessidade foi enfatizada por um coro crescente de pedidos de alguns líderes para ordenar mulheres em algumas regiões. Para complicar a situação, três das 124 uniões da igreja – duas nos EUA e uma na Alemanha – autorizaram a ordenação de mulheres em 2012, apesar do apelo dos administradores da igreja para que esperassem o resultado do estudo e o possível voto na assembleia da Associação Geral, em 2015. A igreja mundial não reconhece a decisão dessas três uniões.

            O pastor Stele insta com os membros da igreja para que não sejam influenciados pelo ponto de vista de outras pessoas sobre a ordenação de mulheres, mas que cheguem às suas próprias conclusões por meio do estudo da Bíblia, com oração.

            “Essas declarações das posições poderiam  realmente ajudar, porque nelas, todas as passagens principais são interpretadas sob diferentes ângulos”, disse ele, tendo em  mãos uma cópia do relatório final da TOSC.

            O pastor Stele disse que os membros da igreja podem influenciar de várias maneiras a discussão sobre a ordenação de mulheres, inclusive falando com os delegados que irão representá-los na próxima assembleia da Associação Geral, que será realizada em San Antonio, Texas (EUA).

            De igual modo, o pastor Wilson disse que os membros da igreja devem expressar  suas convicções para os pastores de sua igreja e os presidentes das associações, mas pede que toda conversa ou carta seja respeitosa e cristã.

            “Porém, o mais importante é contarmos com as orações para que, como líderes, possamos humildemente ouvir a voz da intervenção direta do Espírito Santo e a vontade de Deus como revelada nas Escrituras.”

             O pastor Stele concorda dizendo: “Penso que o melhor e mais importante modo de cada membro da igreja participar é orando. Ore pelo processo e pela assembleia para que prevaleça não a sabedoria humana, mas a vontade de Deus.”




Links da Web relacionados

A n s e l O l i v e r / A NN Relatório final da TOSC com declarações avançadas:
adventistarchives.org/final-toscreport.pdf

Todos os documentos relacionados com a questão da teologia da ordenação podem ser encontrados nessa seção especial, na página dos Arquivos, Estatísticos e de Pesquisa da igreja: adventistarchives.org/ordination.

Novembro 2014 | Adventist World págs.5,6,7

Autor: Andrew Mc Chesney, editor de notícias, Adventist World

Fonte: Revista Adventist World, edição Novembro/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n