Pular para o conteúdo principal

“JUST DO IT” - (SIMPLESMENTE FAÇA!)


           

            Introdução

            Esta frase foi pronunciada e “imortalizada” por Dan Wielden, no final da década de 1980, numa reunião com os funcionários da Nike e tornou-se um dos slogans mais eficazes da história da propaganda.

 

            Se existe uma frase que possa sintetizar a vida e obra de Filipe, certamente ela seria “simplesmente, faça” (Atos 8:26-27).

 

            Objetivo da mensagem

            Mostrar o que Deus pode fazer por alguém que Lhe dedica integralmente a vida. Aproveitando o ensejo, considere como sua entrega à Deus pode capacitar você a fazer a vontade dEle.

 

            Seu nome

            De origem grega. Significa literalmente, amador de cavalos, ou seja, alguém que gosta de cavalos. Há um cuidado que se faz necessário: não confundi-lo com outros homônimos bíblicos – o discípulo e apóstolo de Jesus (Mt 10:3); os dois filhos de Herodes O Grande, irmãos por parte de pai; filhos de mães diferente (Lc 3:1 e Mt 14:3).

 

            Filipe – “o evangelista”

            Esta mensagem diz respeito a Filipe, também chamado de “o evangelista que era um dos sete diáconos (At 21:8). Que possuía quatro filhas que profetizavam (At 21:9).

 

            O início de seu ministério

            Filipe aparece no cenário bíblico num momento de necessidade, de crise, de conflito mesmo. Mulheres viúvas estavam sendo preteridas na distribuição de alimentos. A solução encontrada para a crise foi nomear diáconos, delegando-lhes a tarefa anteriormente confiada aos apóstolos, deixando-os livres para se concentrarem na pregação do evangelho. Ele foi um dos sete escolhidos para compor o diaconato.  

 

            Suas qualificações

            A Bíblia não nos diz muito acerca das suas competências para o ministério, mas o que ela nos diz é suficientemente significativo. “Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria (Atos 6:3 - NVI).

 

            Através dos olhos da fé, somos levados a crer que Filipe não caiu de paraquedas naquela reunião de comissão que o elegeu para diácono. Como um dos primeiros diáconos da igreja, Filipe devia ter uma experiência pessoal com Deus. Isso se refletia em todas as áreas de sua vida. Daí procede o fato dele ter sido indicado e aprovado. O conselho bíblico assevera que “primeiro devem ser provados e depois, se forem aprovados, que sirvam a igreja” (I Tim 3:8-10).

 

            O seu reaparecimento

            Quando Filipe reaparece no cenário bíblico, vamos encontrá-lo em Samaria, ao norte da Judéia, em cumprimento de uma profecia feita por Jesus quando predisse que Seus seguidores se tornariam missionários não só em Jerusalém, mas “em toda a Judéia e Samaria e até os confins da Terra” (At 1:8). Filipe é parte do cumprimento dessa profecia.

 

            Filipe assumiu esse chamado na ocasião em que os crentes foram dispersos de Jerusalém devido à perseguição. Tarefa nada facial haja visto o ódio histórico existente entre judeus e samaritanos. Entretanto Filipe foi capaz de colocar o preconceito de lado pelo poder de Deus e como consequência, coisas incríveis aconteceram por meio dele e com ele.

 

            Três fatos, uma pergunta

ü  Primeiro fato: Filipe foi um dos sete diáconos aprovados (At 6:5).

ü  Segundo fato: Filipe foi evangelista em Samaria (At 8:5).

ü  Terceiro fato: Filipe foi o evangelizador do eunuco (At 8:26-27).

             A pergunta: De que forma a qualificação para supervisionar a distribuição de cestas básicas para mulheres viúvas se transforma em servir o Pão da vida, primeiramente aos renegados samaritanos e depois  a um importante oficial estrangeiro e, assim mudar o curso da história de todo um país?

 

            Resposta: Simples. As qualificações necessárias são as mesmas. A disposição para ser usado por Deus e a busca do Espírito Santo – isso é o que Deus pede daqueles que ele quer usar. “Deus nem sempre chama pessoas qualificadas para Sua obra, mas qualifica aqueles a quem chama”.

 

            A questão dos dons

            A disposição de Filipe e seu desejo pelo Espírito Santo permitiram a Deus dotá-lo de maneiras que o tornaram mais eficiente.

 

            A Palavra de Deus nos fala acerca dos dons espirituais concedidos por Ele para a edificação de Sua igreja, bem como de nós mesmos (I Cor 12; Efésios 4:11-16). Ressalvando que, dons espirituais nunca são dados unicamente para o benefício e edificação dos crentes individualmente. Eles são dados no contexto da missão e serviço.

 

            A Filipe foi dado o dom de servir, mas aparentemente também o dom de ensinar. Entretanto, esse dom não foi levado em consideração quando ele foi escolhido para ser diácono. Não era requerido para a tarefa em questão. Na verdade, está implícito que o ensino (pregação do evangelho) era da alçada dos apóstolos.

 

            Vemos o dom de ensinar que Filipe tinha sendo utilizado na história do etíope (At 8:26-35). Lá encontramos dois ministros. O ministro das finanças da Etiópia e o ministro das mesas, juntos, estudando as Escrituras. O servo dos outros foi quem conseguiu elucidar a Palavra de Deus de tal forma que o instruído alto oficial aceitou prontamente a verdade.

 

            Verdades a serem aprendidas

            Nada está acima de um relacionamento pessoal com Deus. Há coisas que podemos deixar que outras pessoas experimentem, e depois relatem essa experiência para nós. Há outras que só podemos apreciar se as experimentarmos por nós mesmos. Há certas coisas que ninguém pode fazer por você. Uma delas é passar tempo com Deus. Ouvir a Deus, de fato, é uma experiência de primeira mão.

 

            Filipe estava disposto a ouvir a Deus. Ele se mostrou aberto à direção do Espírito Santo, a ponto de ser transportado corporalmente pelo Espírito Santo através de uma grande distância, logo após o batismo do eunuco (At 8:39-40). Sua atitude aberta para com as coisas de Deus e sua obediência inquestionável o tornaram um dos grandes missionários da igreja primitiva.

 

            E se você, como eu achava que Filipe só tinha batizado um etíope; quanta coisa se pode descobrir através de um estudo mais profundo! Quanta coisa mais Deus pode fazer conosco se nos abrirmos ao Seu Espírito!

 

            Conclusão

            Como Filipe chegou, e nós podemos chegar, ao ponto em que quando o Senhor disser: Faça! Nós simplesmente façamos?

            Eis algumas sugestões:

 

ü  Seja obediente.

ü  Aprenda com a experiência.

ü  Coloque de lado os preconceitos e a “sabedoria convencional”.

ü  Esteja equipado.

 

           O anúncio da Nike não significa “simplesmente, faça” num par de tênis, de sapatos de salto alto ou de sapatilhas de balé. A intenção era ter o equipamento correto para a atividade – ferramental apropriado (como dizem os técnicos).

            O equipamento de Filipe para o serviço, e, portanto o nosso, é aquilo que mais tarde o apóstolo Paulo fez menção em Efésios 6:10-18 como “toda a armadura de Deus”.

 

           Ser cheio do Espírito Santo (Atos 6:3) e ter todo o poder que dEle vem (Atos 1:8) é apenas o começo. Sermos continuamente dados à oração (Atos 6:4), e saber quais dons o Espírito Santo nos concedeu nos ajudará a saber quando o Senhor nos chamar a trabalhar para Ele. Estejamos atentos!

 

            É o meu desejo e a minha oração.  Amém!!!
 
 
 
 

 

 

© Nelson Teixeira Santos

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n