Pular para o conteúdo principal

VINDA DO SENHOR - PRONTOS PARA A


Diversos Preceitos – I Tess 5:12-24



           Introdução

           De forma semelhante a muitos outros personagens bíblicos, do AT e do NT, o apóstolo Paulo cria piamente que a volta de Jesus ocorreria ainda em seus dias. Sua carta aos habitantes de Tessalônica atesta esta verdade. Assuntos como: o que acontecerá com aqueles que estiverem mortos; e com os que estiverem vivos, estão presentes. No entanto, a ênfase está na necessidade de preparação para esse grandioso evento; daí o título da mensagem - prontos para a vinda do Senhor.

           Já se passaram mais de 1900 anos e nós ainda estamos aqui, então, que tal dar uma olhadinha nos conselhos que ele nos deixou.  Conselhos destinados àqueles que viveriam nos momentos que antecederiam a volta de Jesus – nós.        


           “Irmãos, pedimos a vocês que respeitem aqueles que trabalham entre vocês, isto é, aqueles que foram escolhidos pelo Senhor para guiá-los e ensina-los” (V 12 NTLH).

“Tenham grande consideração por eles e deem-lhes o seu amor de todo o coração porque eles estão se desgastando para ajudar vocês. E lembrem-se: ‘Proibido Desavenças’ entre vocês” (v 13 BV).

           O amor verdadeiro exige algumas vezes sacrifício. Entre outras coisas, sacrifício do tempo. Quanto você emprega seu tempo em prol de outras pessoas, você esta doando parte de sua vida, algo que você não tem como recuperar e isso para Deus tem um valor incalculável. Romanos 12:1.


            “Recomendamos ainda o seguinte: aconselhem com firmeza os preguiçosos, animem os desanimados, ajudem os fracos na fé e tenham paciência com todos” (v 14 LH).

           Para aconselhar e também para animar precisamos fazer uso de que?

           De palavras é obvio. Então veja Colossenses 4:6. “Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados” (Tiago 5:20).


             “Tomem cuidado para que ninguém pague o mal com o mal. Pelo contrário, procurem em todas as ocasiões fazer o bem uns aos outros e também aos que não são irmãos na fé (v 15 NTLH).

           O mal não procede de Deus e por essa razão não deve fazer parte da vida daqueles que estão se preparando para morar no Céu. Fazer o bem, sempre, é o conselho. E ainda há um desafio – praticarmos o bem junto àqueles que não pertencem a igreja.


             “Estejam sempre alegres (v 16 BV).

           “Seja o coração alegre sempre...” Você já ouviu esta frase? HA nº. 219. Por que o coração deve ser sempre alegre? Se os motivos apresentados no hino não forem suficientes, acrescento-lhes mais um: saúde (Pv 17:22).   


            Orem continuamente (v 17 NVI).

           A oração é um meio essencial para vivermos em sintonia com Deus. Entre outros benefícios, a oração enche-nos de paz e de esperança. Por isso devemos orar com frequência (Fil. 4:6-7). Qual é a sua definição de oração?

           Depois de estudar por um bom tempo, eu elaborei a minha: “Orar é o reconhecimento da supremacia divina sobre nossas vidas; é o reconhecer de nossa total dependência de Deus”. É fato. Quem não reconhece a supremacia divina em sua vida e tampouco reconhece sua total dependência de Deus não ora. Pode até orar, mas, não tanto quanto deveria.

            Você está em crise? Que tipo de crise você está enfrentando?

            A epístola de Tiago é uma carta de Deus as pessoas que estão em crise. Há momentos na vida da gente que nada mais resolve. Quando tudo falha, vamos descobrir juntos o que Tiago nos aconselha a fazer: Tiago 5:13-18.


             “Sejam sempre agradecidos, haja o que houver porque esta é a vontade de Deus para com vocês que pertencem a Jesus Cristo” (v 18 BV).

           Agradecidos quando? Esta passagem nos remete a outra passagem de Paulo – Romãs 8:28. Como, por exemplo, a perda de um ente querido pode colaborar para o nosso bem? É aqui que entra em cena a fé.  “Deus não conduz jamais Seus filhos de maneira diferente da que eles escolheriam se pudessem ver o fim desde o princípio, e discernir a glória do propósito que estão realizando como Seus colaboradores” (CBV, pág. 479).


             “Não atrapalhem a ação do Espírito Santo” (v 19 LH).

           Certa vez Jesus afirmou – “Quem comigo não ajunta espalha” Mt 12:30; Lc 11:23).

           A carta que contêm esta frase não foi dirigida a pessoas do mundo, aqueles que estão fora da igreja – veja I Tess 1:1.

           Dá para acreditar que eu e você atrapalhamos a ação do Espírito Santo? Ele deve, Ele precisa agir neste mundo. Mas de que ferramentas Ele dispõem para realizar Sua tarefa? Ele só fará isso Se utilizando de você e de mim. O que devo fazer então? Desejar e consentir.  


           “Não desprezem as profecias” (v 20 NTLH). “Ponham a prova tudo  o que for dito, para terem a certeza de que é verdade, e se for, então aceitem (v 21 BV). É a tentativa divina em tornar o caminho de volta mais fácil. São placas de sinalização colocadas por  Deus na estrada que nos conduz ao Céu. Eu posso chegar ao destino ignorando as placas? Pode. Mas certamente será mais difícil. Você corre o risco de se envolver em acidentes, de pegar atalhos, se perder. Pense nisso.


            Abstende-vos de toda espécie de mal” (v 22 AVR).

           Ver, ouvir, tocar, cheirar, comer, beber. É através destes atos que você permite que o inimigo tenha acesso a sua mente. Em Filipenses 4:8 o apóstolo Paulo mostra-nos o padrão que Deus espera de seus filhos e filhas.


           Conclusão

           Como ser humano eu reconheço minha total incapacidade de promover as transformações necessárias em sua vida e mesmo na minha para juntos estarmos prontos para a vinda do Senhor. Mas eu posso, você pode. Nós podemos juntos orar:

“Que o próprio Deus de paz faça vocês inteiramente puros, e que o espírito, alma e o corpo de vocês sejam conservados fortes e irrepreensíveis até aquele dia quando nosso Senhor Jesus Cristo voltar” (v 23 BV). “Aquele que os chama é fiel, e fará isso” (v 24 NVI).

           Este é o meu desejo e a minha oração. Amém!!!



          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n