Pular para o conteúdo principal

RESOLUÇÕES ANO 2013


 
          

            “O novo ano já se apresentou; antes, porém, de saudarmos sua chegada, nós nos detemos para perguntar: Qual foi a história do ano que, com seu fardo de recordações, passou agora para a eternidade? [...] Deus não permita que nesta hora importante fiquemos tão absorvidos em outras questões que não dediquemos tempo a uma séria, sincera e criteriosa introspecção! Sejam as coisas menos importantes relegadas a segundo plano, e demos agora prioridade àquilo que diz respeito aos nossos interesses eternos”. (Signs of the Times, 4 de janeiro de 1883).

 

 

            Introdução

            O momento é solene. Para alguns um novo ciclo que se inicia, para outros, um recomeço. Tomar decisões não é tarefa fácil. Os indecisos que o digam. Mas saiba que você pode se preparar para o futuro, tratando-o como resultado de suas escolhas. Se assim o fizer, você precisa dar mais atenção a isso agora.

            Você precisa recomeçar e recomeçar com Deus. Acredite, nosso Deus é um Deus que não desiste nunca. Imagine se Deus desistisse daquelas vidas que foram marcadas pelo fracasso: Moisés, Davi, Jonas, Raabe. O propósito de Deus para conosco é muito maior que nossos problemas, é maior que nosso sofrimento e até mesmo maior que nossos pecados.

            O apóstolo Paulo afirma categoricamente em Gálatas 6:7 que tudo o que plantamos colhemos. Trata-se de um princípio. Não há como escapar. Então, se você almeja que 2013 seja um ano de vitórias, pleno de realizações comece a investir em sua construção hoje.

            Porém, há um problema, mas desejo que você o encare como um desafio. O desenvolvimento de duas capacidades que podem estar adormecidas e que terão obrigatoriamente ser despertadas: a de traçar objetivos e a de sonhar. Quem não tem objetivos claros na vida e quem não desenvolve a capacidade de sonhar vive de forma insegura. Os objetivos apontam para caminhos que podemos seguir e os sonhos só existem quando acreditamos neles. É a lógica do futuro: a capacidade de investir tempo, talentos, tesouros e trabalho na conquista de objetivos e na realização de ideais. Isso é mordomia cristã. E isso nós podemos fazer agora.

 

            Uma resolução importantíssima

             Certamente a mais importante a ser tomada, aquela que deverá encabeçar a sua lista (de objetivos pessoais, profissionais, espirituais), seja ela real ou virtual: O compromisso de passar mais tempo com Deus (momentos de comunhão, de muita oração, de reflexão, de meditação, de estudos da Palavra de Deus).

            Está escrito: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas de acréscimo” (Mt 6:33 - BEP). Se o SENHOR Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Se o SENHOR não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando. Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que Ele ama, mesmo quando estão dormindo”. (Salmo 127:1-2 NTLH).

            Precisamos urgentemente deixar de priorizar as coisas urgentes, em detrimento das coisas importantes. Necessitamos deixar de colocar em primeiro plano as coisas mundanas, que são passageiras, aquelas coisas que irão fatalmente virar cinzas, esquecendo-nos daquelas que são visualizadas somente pelos olhos de fé – aquelas que são eternas. Eis o conselho bíblico: Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno(II Cor. 4:18).

 

            O resultado de passar mais tempo com Deus. Ao assumir o compromisso de passar mais tempo com Deus, certamente sua vida passará por uma transformação, uma transformação que será visível, percebida por aqueles com os quais você se relaciona: familiares, vizinhos, amigos, colegas de trabalho, irmãos de fé – transformação interna materializada em obras.

 

            Banho de loja resolve?

             Não cometa a asneira de acreditar que banho de loja resolverá seus problemas existenciais. Não pense que você vai conseguir dar uma guinada na vida apenas mudando o seu visual. É a alegria do coração que dá beleza ao rosto, e não a beleza do rosto que dá alegria ao coração (Prov. 15:13; Prov. 17:22).

 

           Na prática, o resultado de passar mais tempo com Deus implicará em crescimento espiritual, consagração, se preferir, santificação – “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14 ; Mateus 5:9). Significa capacitação para o cumprimento a missão.

 

           Alcançar alguém que não conheça Cristo

           Talvez você, assim como eu, seja tentado a gastar todo seu tempo com amigos cristãos – pessoas como você, que compartilham da mesma fé. Isso é legítimo. Afinal, se você quer que seus filhos cresçam na fé, você precisa colocá-los em contato com pessoas de fé.

            Mas ao mesmo tempo, Deus ordena que sejamos o sal da terra, a luz do mundo (Mt 5:13-16); o que obviamente não acontecerá se passarmos todo o nosso tempo com outros crentes.Porque alumiar aquilo que já está exposto a luz? Porque salgar aquilo que já está temperado? Estarão nossos filhos dispostos a alcançar não crentes quando crescerem? Acredito que sim, se eles virem isto em você, como um modelo para suas vidas.

            Este ano resolva ser amigo de alguém que não é crente. Pode até ser alguém, mesmo cristão, mas que não compartilha de nossa fé – familiar, vizinho, colega de trabalho, de escola, seu médico, seu dentista, o carteiro, o funcionário, o dono do supermercado – só você sabe quem. E se não sabe Deus lhe mostrará com certeza.

            E a recompensa: Embora pareça assustador, quando você assumir o risco, verá Deus trabalhando através de você de uma forma emocionante!

 

            Tornar-se uma pessoa grata

            Se você for dormir hoje, pensando em todas as coisas que tem que fazer na segunda-feira; e em todas as pessoas com quem terá que se relacionar, certamente já estará deprimido antes mesmo de sair da cama.

            Então você precisa mudar de atitude. Você precisa ajustar suas atitudes. Como? Ao deitar-se procure imaginar que amanhã será um dia maravilhoso, que tudo dará certo, que as pessoas agirão de forma mais compreensiva. Ao acordar, procure meditar sobre um dos traços do caráter de Deus – “fruto do Espírito” (Gl 5:22), por exemplo. Certamente a sua perspectiva sobre o seu dia mudará drasticamente! 

            Ainda assim, se as coisas não saírem exatamente como você gostaria, não se esqueça da promessa consoladora de Romanos 8:28: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”.

 

            Aprender a dizer “não” para algumas coisas!

            Onde está escrito que temos o dever, a obrigação de sempre dizer sim a tudo e a todos? É fato incontestável. Todos nós sabemos que existem muitas demandas, muitas escolhas e pouco tempo. Entretanto parte do amadurecimento significa aprender a adiar algo que você realmente gostaria de fazer agora para outra época da vida, para se concentrar em algo ainda mais importante.

            Aprender a dizer “não” significa não se sobrecarregar. Procure delegar.

            E em se tratando de coisas negativas, esta resolução é ainda mais importante. Quando você for tentado a proceder de maneira incorreta, diga “não”, valendo-se da ferramenta utilizada por Jesus: “Está escrito...”.

 

            Com respeito aos amigos...      

             “Não abandone seu amigo” (Pv. 27:10).  Porque “o amigo é sempre leal, mas na hora da dificuldade ele se torna mais que um amigo; ele passa a ser um irmão” Pv. 17:17 NBV.

             Então, não faça nada que vá levar você para longe das suas amizades verdadeiras. Amizades levam um tempão para se consolidar e um tempinho para esfriar, pois assim como a proximidade gera intimidade, a distância fragiliza os vínculos. Infelizmente, demoramos a perceber que a amizade é como saúde; só depois que se perde é que se aquilata seu valor.

 

            Postura Adão e Eva nem pensar

            Não racionalize. Não adote a postura Adão e Eva e sim a postura Davi, ou seja, não fique arrumando desculpas nem explicações para as suas transgressões. Quando cometer um pecado, assuma, e simplesmente diga “fiz sim, me perdoe. Comece falando com Deus e não pare de falar até que tenha encontrado a última pessoa afetada pelo que você fez e se possível, reparar eventuais danos.

 

            Não faça nada que cause danos à sua consciência.

            Ouça todo mundo que você confia, tome as suas decisões, e assuma (não transfira para outrem) as responsabilidades. Não se importe em contrariar pessoas que você ama, pois as que também amam você detestariam que você fosse falso com elas ou se anulasse por causa delas.

 

            E quanto a guardar dinheiro?

            Não guarde dinheiro sem saber exatamente para que o está guardando. Dinheiro parado desvaloriza-se e faz a gente dormir mal. Está escrito: "Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração" (Lucas 12:34). Não é a toa que a Bíblia afirma que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os tipos de males”.  E diz mais: “Algumas pessoas até voltaram as costas à Deus por causa do amor ao dinheiro e, como resultado, afligiram a si mesmas com muito sofrimentos” (I Tim. 6:10 NBV). 

            Transforme suas riquezas em benefícios para o maior número de pessoas (veja Efésios 4:28). É melhor perder o dinheiro que ocupa seu coração, do que o coração que se ocupa do dinheiro.

 

            Não perca Jesus de vista.

            Não tente fazer trilhas novas, nem pegar atalhos, siga nos passos dEle. O caminho nem sempre será tão confortável – as vezes será estreito, apertado, pedregoso, espinhento (Mateus 7:14) e a vista tão agradável, mas os companheiros de viagem são inigualáveis.

 

            Não enterre seus talentos.

            Nem que seu único tempo para usá-los seja da meia noite às seis. Ninguém deve passar a vida fazendo o que não gosta, se o preço é deixar de fazer o que sabe. Útil não é quem faz o que os outros acham importante que seja feito, mas quem cumpre sua vocação. Aqui não é a quantidade que conta e sim a utilidade. Talentos e dons são dados por Deus para serem usados; a parábola dos talentos Mt 25:14-30; Lc 19:11-27, que o diz.

 

            Não leve mágoas, ressentimentos e amarguras para o ano novo.

            A Palavra de Deus é bem mais incisiva – “não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Ef 4:26 ). Ou seja, se você importou mágoas, ressentimentos e amarguras de 2012, você já está atrasado, está no prejuízo. É antes do por do sol de cada dia que devemos acertar nossas contas, nossas diferenças.

            Levar o que então para o ano novo? Leve pessoas. Sendo necessário, perdoe ou peça perdão. Geralmente as duas coisas serão necessárias, pois ninguém está sempre e totalmente certo. Perdoe-se a si mesmo. Respeite as pessoas que não quiserem fazer a mesma viagem com você.

 

            Conclusão

            Resumindo: Seja disciplinado. Ter disciplina faz uma enorme diferença na vida.

            Cumpra as metas traçadas, com disciplina e constância.

            Execute os projetos até o fim.

            Cumpra todas as regras sem pular etapas.

            Não fique esperando que sua lista saia do papel. Não acontecerá nada se você não se esforçar, se não trabalhar, não tiver um planejamento.

            Coloque o pé na estrada. Caso não saiba por onde começar, não tem problema. O sábio disse ao caminhante que “não há caminho, faz-se caminho ao andar”.

            Só me resta desejar-lhe um feliz e venturoso 2013.

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

         

 

 

 

 

           

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n