Pular para o conteúdo principal

QUEBRANDO TABUS- PARTE IV



Chapter two



CONQUISTA

As circunstâncias não fazem um homem: elas o revelam. À semelhança dos saquinhos de chá, a nossa verdadeira força se manifesta quando somos imersos em água quente. Não há nada de errado em acontecer de se ver uma bela mulher tomando banho. Nada de errado em se reconhecer a sua atração física e encanto dados por Deus. Nada de errado com um rápido e involuntário pulsar do coração, uma onda de sangue viril, uma exclamação silenciosa: “Puxa”!  Mas agora começa a luta, a luta com as suas fantasias, a sua carne, a sua fé e o seu futuro.

Davi conhecia bem a lei de Deus e a sua proibição do adultério. Ele sabia que, de acordo coma lei, uma mulher que fosse comprovadamente adúltera podia ser apedrejada. Na mocidade, ele decorara: “Não cobiçarás a mulher de teu próximo”. E, sem dúvida, esta não era a primeira tentação desse tipo que ele sentia. Como jovem forte, sadio, no palácio do rei, admirado pelas moças do reino, ele tivera o seu quinhão de seduções e oportunidades. Mas isso era diferente – ou não? Os seus pensamentos corriam de forma selvagem, desenfreada. “Mais bonita do que qualquer de minhas esposas. Tão jovem, fremente, convidativa; ela me excita. Tenho sofrido tanta pressão; mereço um pouco de relaxamento. Tenho guardado a lei de Deus por muito tempo; uma pequena infração não é nada sério demais. De fato, pode ser que Deus me fez andar aqui fora esta noite para que pudéssemos estar juntos. Talvez este seja o objetivo de uma noite insone, e só uma vez... um ato... não um “caso” prolongado. A coisa não precisa passar desta noite. E ninguém ficará sabendo; eu tomarei as providências neste sentido”. E pergunta ao seu servo: “Quem é aquela moça? A casa é de quem? Preciso saber”.

Nenhuma hesitação, nenhuma espera, consideração, medição de consequências, desistência. Ele não conseguia ver além daquele momento; fora cegado pela paixão. Um fusível começa a despedir fagulhas. Ele já podia vê-la em seus braços.

“Ela é Bate-Seba, a esposa de Urias” – informa o servo. Davi murmura: “E Urias está ausenta, na guerra. Tudo se encaixa tão bem. Urias é um grande soldado, mas provavelmente não é muito bom marido ou amante – tão mais velho do que ela – e ficará ausente por muito tempo. Esta jovem precisa de um pouco de conforto, em sua solidão. Esta é uma forma em que a posso ajudar. Ninguém ficará ferido. Eu não tenciono nada de errado com isto. Não é concupiscência – que já senti muitas vezes. É amor. Não é a mesma coisa que achar uma prostituta na rua. Deus sabe”. E ordena ao servo: “Traze-a para mim”.

Evidentemente, Davi não pensou muito. O que ele vira incendiou a sua imaginação, e, em menos tempo do que leva para contar o que aconteceu, ele estava alimentando uma fantasia, que se tornou uma obsessão. Ele fora arrastado pelos seus próprios desejos; aqueles desejos conceberam, e ele estava prenhe de pecado antes de Bate-Seba chegar ao aposento real e ficar grávida. A tentação apela para o desejo, o desejo cria a fantasia, a fantasia incendeia os sentimentos, e os sentimentos clamam por ação.



O OCULTAMENTO

Durante vários dias – provavelmente semanas – as coisas continuaram como antes. Muitas vezes Davi relembrou aquela noite memorável, embora ele e Bate-Seba tivessem jurado guardar segredo e não tivessem planejado nenhum outro encontro. Era uma recordação particular deles, trancada só em dois corações. Dentro de um mês ou dois os sinais: a ausência de um período menstrual, tontura matinal, náuseas... e o segredo foi exposto. “Estou grávida”.

Desde a época e o exemplo de Adão e Eva, o homem, instintivamente, procura encobrir os seus rastros, “porque os seus atos são maus”. Watergate nãofoi nada de novo. O que se pretendia fosse um prazer clandestino e passageiro – um ato – agora requer a minuciosa estratégia do engano – uma atitude. O fato de ter vivido uma mentira uma noite – se não for confessado completamente, requer muitas mentiras para encobri-lo.

E a pessoa que tem reputação de integridade agora recorre a todo tipo de engano concebível para salvar a sua pele. Viver uma mentira torna fácil o desencadeamento de outras mentiras; de fato, elas se tornam necessárias. “Este é o primeiro segredo que escondi de minha esposa em dezoito anos”, confessou um esposo infiel. “Eu me sinto um miserável, tendo que inventar tantas mentiras, visto que nunca fiz isso antes”. A estratégia é sempre a mesma. As táticas, imemoráveis: proteja-se, culpe os outros, elimine as evidências. Através dos séculos, o homem ainda não inventou maneiras novas de se esconder.

E também o crente bem doutrinado que prefere ocultar em vez de confessar conta as mesmas histórias enganosas, tanto quanto o galanteador que nunca ouviu falar da graça de Deus. Um Davi – homem segundo o coração de Deus – torna-se ardiloso, traiçoeiro, implacável e sem consciência.

Em um golpe de mestre, de desígnio maligno, Davi passou rapidamente e decisivamente a fazer as três coisas ao mesmo tempo: Tragam Urias da guerra, façam-no dormir com Bate-Seba uma noite ou duas e mandem-no de volta à batalha. Urias gostaria de muito desse descanso; ele e todo mundo creria que o bebê era dele e Davi estaria completamente livre do alçapão, livre do escarmento, da culpa e da responsabilidade. Um plano engenhoso! A verdade seria sepultada na ignorância de Urias. E teria funcionado sem empecilhos, se Urias e Deus tivessem cooperado. Davi não contou com a integridade de seu soldado nem coma discordância de Deus.

Urias chegou ao palácio por ordem do rei, fez um relatório da batalha e recebeu ordens de ir para casa e descansar aquela noite. Presentes de comida e vinho foram mandados adiante dele, para indicar que Davi se alegrava com ele e para preparar o palco para uma noite agradável. Mas aquele homem era um soldado na plena a acepção da palavra, e, embora possivelmente não sentisse nenhum motivo oculto da parte de Davi, não se podia permitir descansar e desfrutar de sua esposa enquanto os seus colegas oficiais estavam aquartelados no campo, em uma zona de batalha. Ele dormiu na casa da guarda do palácio.

Com decisão e ira crescentes, Davi o enviou ao segundo estágio. “Se eu o embriagar, poderemos fazer com que ele entre em sua casa, e então ele desejará Bate-Seba. Mesmo que ele não durma com ela, estará bêbado demais para lembrar-se do que aconteceu, e assim tudo estará bem. Mas Urias, embora inteiramente bêbado, dormiu outra noite com os guardas.

Toda a consideração por esse soldado leal estava se transformando em medo e ressentimento. “Então ele precisa ser tirado da cena. Se isto significa que eu estou me voltando contra os que me amam e me servem, que se saivá que os meus amigos podem ser sacrificados. É assim que as coisas são, às vezes. Eu sacrificarei qualquer pessoa – qualquer relacionamento – para me proteger e manter a verdade amordaçada.

“Ponde Urias na frente onde for mais renhida a peleja, e retirai-vos dele, para que seja ferido e morra”. Ele enterrou o seu pecado no túmulo de Urias. Um “caso” extraconjugal que tem continuidade sempre necessita de sacrifício. O sacrifício egoístico do amor, da lealdade, dos relacionamentos, do respeito, da integridade, da consciência – e da comunhão com Deus. “Mas isto que Davi fez desagradou ao Senhor”.

A noite de prazer que Davi gozara tornou-se um pesadelo de dor. O seu filho morreu. A sua bela filha, Tamar, foi violentada pelo seu meio-irmão Amom. Amom foi morto pelo seu irmão mais velho Absalão. Absalão foi separado de Davi durante três anos, e voltou para formar uma conspiração contra o pai. Quando finalmente Absalão foi morto, em uma emboscada, Davi rompeu em pranto e soluçou: “Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão”.

O que modifica um homem de Deus, de forma que ele se torne velhaco, sinistro, destruidor de tudo o que ele e as outras pessoas prezam? O que transforma o terno e sensível amor de um homem a Deus em uma determinação dura, implacável, de agir à sua própria maneira? As lições da experiência de Davi são óbvias, e se aplicam a todos nós. Sublinhe-as em sua mente e em seu coração.

1.    Ninguém, embora escolhido, abençoado e usado por Deus, está imune a um “caso” extraconjugal.

2.    Qualquer pessoa, a despeito de quantas vitórias tenha tido, pode cair desastrosamente.

3.    O ato de infidelidade é o resultado de desejos, pensamentos e fantasias descontrolados.

4.    O seu corpo é seu servo; se não o for, torna-se seu senhor.

5.    O crente que cair vai desculpar-se, racionalizar e encobri-lo, quanto qualquer outra pessoa.

6.    O pecado pode ser agradável, mas nunca ser oculto de maneira eficaz.

7.    Uma noite de paixão pode desencadear anos de dor a família.

8.    O fracasso não é fatal nem final.

Todas estas lições serão abordadas nos próximos capítulos.

O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, págs. 27-31.





Comentários do Nelson

Como o próprio texto afirma, todas estas [oito] lições serão abordadas nos próximos capítulos. Somente rogo a Deus que a oitava lição não seja encarada como uma licença para a transgressão do sétimo mandamento: “Se Deus perdoa qualquer tipo de transgressão, inclusive a do sétimo mandamento, logo, posso pecar e pedir-Lhe perdão que Ele irá perdoar”. Enfatizo: todo cuidado é pouco com este tipo de racionalização.



Comentando o texto

“Desde a época e o exemplo de Adão e Eva, o homem, instintivamente, procura encobrir os seus rastros, “porque os seus atos são maus”. Watergate nãofoi nada de novo. O que se pretendia fosse um prazer clandestino e passageiro – um ato – agora requer a minuciosa estratégia do engano – uma atitude. O fato de ter vivido uma mentira uma noite – se não for confessado completamente, requer muitas mentiras para encobri-lo”.

Aprendi há muito tempo, através da observação e experiência própria uma grande lição de vida: À luz da palavra de Deus, se todo mundo parasse para pensar antes de tomar qualquer atitude, por mais simples que seja, ninguém cometeria desatinos. Ela é infalível.

Ser cristão é isso: pautar a vida nos “assim diz o Senhor”.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n