Pular para o conteúdo principal

EVENTOS FINAIS - ENFRENTANDO DIFICULDADES NOS


           “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em Mim. No mundo tereis tribulações [aflições]; mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo”. João 16:33.

           “Irou-se o dragão contra a mulher, e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus”. Apoc. 12:17.

          

         Antes de tudo necessitamos ter ânimo, porque quando estamos do lado de Deus, estamos, inevitavelmente, do lado vencedor (Salmo 91:7; João 16:33; Atos 27:25).

      
           A verdade é que as dificuldades e perseguições ocorrem em qualquer momento, em qualquer lugar (João 15:20-21). Missão A Voz dos mártires; Missão Portas Abertas, são, entre outras, entidades que divulgam as atrocidades cometidas contra cristãos. 


           Rumores a respeito de minorias religiosas podem se propagar rápida e inesperadamente, e podem ser objetos da mídia, de políticos, de oposições religiosas e da polícia como inimigos públicos. Somos alvos fáceis, portanto, muito cuidado com os escândalos (Lucas 17:1).


           A história de Ester nos ensina que Deus protege Seu povo minoritário. Ele, (não nós) possui indivíduos em postos elevados com vistas a ajudar Sua igreja. Portanto, não se envolva em nenhum tipo de manobra política conflitante. “Testifico a meus irmãos e irmãs que a Igreja de Cristo, débil e defeituosa como possa ser, é o único objeto na Terra ao qual Ele dispensa Seu supremo cuidado”. – Testemunhos p/ Ministros, pág. 15. Ver Rm 8:31-39.



           Necessitamos lembrar que o povo de Deus não se limita aos nomes constantes nos livros de membros da igreja (João 10:16 ; ME, vol. 3, pág. 386).

           O que podemos e o que não devemos fazer?


           Necessitamos aprender a confiar em Deus.

           Ele é o Senhor da História. É o Salvador vitorioso que nos protegerá.

           Em que, ou em quem você tem depositado a sua confiança?

           Em ídolos? “O vento a todos levará, e um assopro os arrebatará”. Isaias 57:13.

           No homem? “Maldito o homem que confia no homem”. Jer. 17:5.

           Em seu próprio coração?O que confia no seu próprio coração é insensato”. Provérbios 28:26. Ver também Jeremias 17:9.

           Nas riquezas? “Aquele que confia nas suas riquezas, cairá”. Prov. 11:28.      

           O ímpio tem muitas dores, mas aquele que confia no Senhor, a misericórdia o cerca”. Salmo 32:10.

           Quer ser feliz? “Confia no Senhor”. Prov. 16:20.

           Quer prosperar? “Confia no Senhor”. Prov. 28:25.

           Quer sentir-se seguro? “Confia no Senhor”. Prov. 29:25.

           Quer ter paz? “Confia no Senhor”. Isaías 26:3.

           Quer ser abençoado? “Confia no Senhor”. Jer. 17:7.

           Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nELE, e ele tudo fará”. Salmo 37:5

            Que dia memorável será este; o dia que nos apropriarmos destas promessas e as aplicarmos a nossa vida!


           Cuidar para não provocar perseguição.

           “Prega a Palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige e repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina”. II Tim. 4:2.

           Não devemos, em hipótese alguma, apoiar aqueles que deliberadamente atacam outras denominações religiosas em reuniões públicas. Essa é uma estratégia medíocre, que nos dá má publicidade e acarreta muitos problemas a nossos membros; ela produz inimigos.   “Deve-se proclamar decididamente a verdade. Mas com respeito a essa linha de trabalho, fui instruída a dizer ao nosso povo: Tenham cuidado. Ao transmitir a mensagem, não façam pressões pessoais sobre outras igrejas... Sejamos cuidadosos com nossas palavras”. Ellen G. White, Refletindo a Cristo [Meditações Matinais, 1986], pág. 232. 

           Prudência é a palavra. O que faz da prudência uma virtude tão desejável?

Segundo a Palavra de Deus: a)- leva os cristãos a moderar seus lábios (Prov. 10:19); b)- a saber quando ficar calado (Prov 11:12) e c)- a saber controlar a afronta (Prov. 12:16). 

           O conselho de Jesus: “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. Mateus 10:16.


          Não empregar rumores ou sensacionalismo.

           Não se utilizar desses artifícios para alimentar a fé cega ou a ansiedade em nossos irmãos e irmãs. O temor não é a melhor forma de nutrir a espiritualidade. Muito cuidado com as ditas “mensagens impactantes”!

           Foi por esta razão, entre outras obviamente, que no século XIX, Deus escolheu Ellen G. White para ser a sua profetiza. No decorrer de sua vida (1827-1915), ela escreveu cerca de vinte e cinco milhões de palavras, umas cem mil páginas, de conselhos, advertências e mensagens para o povo de Deus que estaria vivendo a fase final da história deste planeta.

           Ellen White deveria deixar isso bem claro, porque no fim dos tempos muita gente, inclusive entre o professo povo de Deus, faria mau uso das verdades bíblicas, distorceria, questionaria a sabedoria e a validade das ordens divinas  que aparecem no decálogo e em outras partes das Escrituras.

       

           Ser honesto e cuidadoso.

           Principalmente quando mencionar ou partilhar informação que pode ser erroneamente interpretada. Analisar toda a informação, procurar mensurar todos os prós e contras antes de divulgá-la.

           Existem coisas (informações inclusive), que até podem ser inocentes, mas que devemos evitar porque podem trazer dano a nós mesmos ou dar impressão errada (podem causar mal entendidos) a outras pessoas (I Cor. 6:12; I Cor. 10:23).

           É necessária sua divulgação? Que benefício trará? (As três peneiras).

           Reza um ditado popular: “quem tem a informação tem poder”.

           Que jamais sejamos, sequer, tentados a manipulá-la. Ser honesto e cuidadoso também significa ser imparcial.

           Prudência continua sendo a palavra de ordem!


           Haja com antecipação.

           Não espere que ocorra a perseguição para então organizar o Departamento de Relações Públicas e Liberdade Religiosa e reunir-se com as autoridades e líderes religiosos (Romanos 12:18 – Mateus 5:9).

           É necessário se antecipar aos problemas, no caso, as perseguições, apresentando sempre uma solução eficaz. Hoje, mais do que nunca Deus necessita de homens e mulheres proativos.

           Nosso Deus é um Deus que planeja. O plano da criação, incluindo a etapa redentiva confirma essa verdade. Deus nunca age de improviso, Deus nunca é apanhado de surpresa e Ele espera que Seus filhos façam o mesmo. Sejamos prevenidos!


           Converse com seu pastor.

           Manter sempre aberto o canal de comunicação com seu líder, aliado a leitura da literatura denominacional, com vistas a obter conselho e informação. “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas”. Apoc. 3:18. Não há discernimento sem o conhecimento!

           “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” Oséias 4:6.

           Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos”. Oséias 6:6.

            “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor”. Jer. 9:23-24.

           Converse, coopere com seu pastor sem tornar-se um seguidor cego ou um escravo mudo. A unanimidade é burra, reza um dito popular. Adquira o salutar hábito de ponderar sobre as coisas. Está escrito: "Examinai tudo. Retende o bem" (I Tessalonicenses 5:21).

           Você sabe dizer o porquê da Bíblia ser o livro mais vendido no mundo?

        

           Seja fiel.

           Seja fiel e peça a Deus para ajudá-lo e a Seu povo a tornarem-se bons discípulos, quer em situações de paz ou sob perseguição.

           Em nossa jornada, ao longo da vida, a perseguição não é o fim nem o alvo, mas o desafio que poderemos ter de enfrentar.

           Temos a esperança, e sabemos que Jesus voltará, e pela fé podemos saber que temos um futuro brilhante. Jesus disse a Seus discípulos: “... aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo” (Mat 10:22) e entrará no gozo do Senhor (Mt 25:21).


           Conclusão.

           Como adventistas do sétimo dia, sabemos por que estamos na Terra. Estamos aqui porque temos uma missão a cumprir, nos tempos fáceis e de dificuldades, até que o Senhor venha.           

           Em suas pregações sobre a volta de Jesus, o Pr. Alejandro Bullón costuma ser  enfático em seus apelos finais: “aceite ou não, acredite ou não, queira ou não, esteja você preparado ou não, Jesus irá voltar.

           Porém, antes de sua volta, as dificuldades, as perseguições e ou tribulações irão ocorrer e de igual modo aceitando ou não, acreditando ou não, querendo ou não, estando você preparado ou não, elas virão. 

           Cristo vem prepara-te. É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!





         

                      


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n