Pular para o conteúdo principal

A ESSENCIALIDADE DA MATURIDADE


“Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida. Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus. É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente.  Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. Todos nós que somos espiritualmente maduros devemos ter essa maneira de pensar. Porém, se alguns de vocês pensam de maneira diferente, Deus vai tornar as coisas claras para vocês. (Filipenses 3:10-15 NTLH).




Um clássico parágrafo a respeito de maturidade é Filipenses 3:10-15. Desta passagem aprendemos que a maturidade tem cinco elementos:

   1°) - Confiança completa, irrevogável, em Cristo somente
           Como adquirir esta confiança completa?
            O Salmo 37:5 tem a resposta: Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará” (Salmos 37:5). Mas, se sabemos a resposta onde está o problema? O problema é que ficamos sempre postergando, protelando, procrastinando. Sempre deixando para amanhã. Em termos de salvação a palavra amanhã é muito perigosa. O amanhã pode simplesmente não acontecer.

            A Palavra de Deus aconselha: Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, (Hebreus 3:7); Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação (Hebreus 3:15); Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz (Salmos 95:7); Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações (Hebreus 4:7). Quantas vezes a palavra hoje é repetida? Por que?
            E porque em Cristo somente?
            Deixemos que a Palavra de Deus nos responda: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (Atos 4:12 ).

            O livro do profeta Jeremias encerra uma das passagens mais dramática das Santas Escrituras: “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos” (Jeremias 8:20).
            2°) - Reconhecimento de minhas imperfeições humanas

                    Qual a importância de reconhecermos as nossas imperfeições?
            Deus não pode agir num coração arrogante, presunçoso, egoísta. Em um coração que se acha – sábio, forte ou rico aos seus próprios olhos. “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3).
            A humildade leva a uma oração diferente, uma oração que funciona, uma oração que Deus responde. Quando nos damos conta de nossa grande necessidade, Deus pode nos ouvir” (William G. Johnsson - MD - Jesus a preciosa graça – 26.06.2012).  

            Também está escrito: Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR”. (Jeremias 9:23-24)
            3°) - Dedicação a aprendizado e crescimento vitalícios

                    Tomemos como exemplo a vida de um atleta de ponta – de alto nível.
            Sempre muito dedicado aos treinamentos. Sempre muito atento às orientações de seu treinador e equipe. Sempre buscando o aprimoramento de suas técnicas.  Sempre buscando melhorar seu desempenho. Sempre muito disciplinado. Sempre tomando muito cuidado em manter sua saúde.
            O que acontecerá se ele parar, ainda que seja por um curto espaço de tempo?
            Pois o mesmo acontecerá com nosso crescimento espiritual.
            Um dia certamente você irá se aposentar de seu trabalho secular, mas deixar de ser cristão – jamais. Moral da história: Nunca deixe de se exercitar espiritualmente. Tudo nesta vida que não cresce ou deixa de crescer está fadado à morte. Nunca deixe de crescer.



            Precisamos deixar a mornidão laodiceana de lado e isto implica em mudar.

            Precisamos mudar para crescer. Crescer “até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Efésios 4:13).
            Para você herdar a coroa da vida, você precisará ser fiel até quando?  Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10 u.p.).
            4°) - Conservação de meu futuro diante de mim, esquecendo o passado

                    Em outras palavras: focar através dos olhos fé o futuro e não o passado. Segundo a Palavra de Deus o inimigo é mentiroso, enganador, astuto, covarde e tem um jeito muito peculiar de lidar conosco: desviando-nos do foco e tirando-nos do equilíbrio. Daí a importância que a igreja dá a temperança.
            Porque será que é tão difícil esquecer o passado?
            Reza um velho adágio popular que quem vive de passado é museu. Então, isto significa dizer que o passado não serve para nada? De modo algum. O passado serve sim, para adquirimos experiência de vida através dos erros e acertos.
             Onde está o problema então?
             O problema está em ficarmos presos ao passado. Presos ao passado não vivemos o presente. Sem o presente não há futuro. É preciso avançar, crescer. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).
            5°) - Previsão, busca, persistência para com tudo de bom que Deus quer de mim

                   Gosto de pensar que nosso Deus é um Deus que planeja. Um Deus que nunca é apanhado de surpresa. Assim devemos ser também. A palavra do momento é: proativos. Ser cristão é ser proativo.
           Buscar a face de Deus é buscar o Seu favor, o que significa estar em paz com Ele. No momento em que Deus for mais importante para nós do que tudo o mais, quando estivermos preparados para abandonar o pecado acariciado ao sermos convencidos pelo Espírito, Deus poderá operar grandes coisas em nossa vida (William G. Johnsson - MD - Jesus a preciosa graça – 26.06.2012).  
            A busca deve ser incessante. “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (Isaías 55:6). Amanhã pode ser muito tarde!

           Conclusão
            Em que deve o cristão persistir? Com esta resposta concluiremos esta mensagem: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8 ).
            Este é o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n