Pular para o conteúdo principal

O FOGO NÃO QUEIMARÁ VOCÊ

 

Daniel 3

 

 

            Introdução

            Para cada verdade da Bíblia há uma falsificação. Desde a criação do mundo, o diabo está determinado a enganar as pessoas. Desde o começo, seu trabalho tem sido o mesmo: enganar.

            Ele é o pai da mentira (João 8:44). Ele mentiu quando enganou Eva no Jardim do Éden (Gên.. 3:4), e vem enganando desde então.

            Em contraste, Jesus é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). Sua vontade expõe as mentiras de Satanás. A verdade é algo pelo qual vale a pena viver, é algo pelo qual vale a pena morrer!

            Nossa fidelidade a Jesus e a Sua verdade finalmente determinará o nosso destino eterno.

 

            Fé desafiadora da morte

            O texto bíblico de hoje revela o custo que os três jovens hebreus estavam dispostos a pagar pela verdade. Em vez de aceitar uma falsificação, desobedecerem a Deus e serem  enganados pelas mentiras de Satanás, eles colocaram a vida em risco.

            Sua fé levou-os ao fogo, e o fogo não os queimou.

            Hoje, descobriremos como nós mesmos podemos ter essa fé desafiadora da morte no fim da história deste mundo.

           

            Desafiados pela falsificação. Ler Daniel 3:1

            Você pode lembrar que, em Daniel 2, DEUS deu a Nabucodonosor , rei de Babilônia, um sonho revelando o futuro. No capítulo 3, o rei construiu a sua própria imagem de falsificação.

            Em oposição à visão de DEUS do futuro, Nabucodonosor desejava segurar o futuro nas próprias mãos. Ele pretendia que seu reino fosse eterno. Ele queria ocupar o lugar de DEUS.

            DEUS revelou o futuro como sendo dominado por impérios de ouro, prata, bronze e ferro. Mas a estátua que Nabucodonosor fez era toda de ouro, indicando seu desejo de que Babilônia durasse para sempre.

 

           Todos deveriam adorar a estátua. Ler Daniel 3:3-5

            Nabucodonosor convocou representantes de todo o seu reino. O decreto era universal. O assunto central neste conflito concentrava-se na adoração.

            O falso e o verdadeiro se chocaram. Em um drama comovente, na Planície de Dura, a lealdade ao rei chocou-se de frente com a lealdade a DEUS.

            Quem não adorasse a imagem seria jogado na fornalha ardente. Os três jovens hebreus foram colocados em uma dolorosa posição. Manter lealdade a DEUS significava ser desleal a Nabucodonosor.

 

            O que fazer numa idêntica situação de conflito?

            Em Atos 5:29 (escrito por Lucas), o apóstolo Pedro nos dá uma orientação muito significativa para quando estivermos numa situação de conflito, entre obedecer a DEUS ou ir contra a Sua vontade. Ele diz: “Antes importa obedecer a DEUS do que aos homens”.

 

            O preço de comprometer-se com Deus. Ler Daniel 3:16-18

            Eles decidiram ser fiéis a DEUS. A resposta de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foi imediata. Uma versão bíblica inglesa diz: “Nós não somos hesitantes em responder-te nesse assunto, ó rei” (verso 18).

            Eles estavam determinados. Procrastinação, hesitação ou demora tê-los-iam feito vulneráveis às tentações de Satanás.

            O único caminho seguro quando se enfrenta a tentação é tomar uma posição decidida pelo que é certo.

            Como resultado de sua decisão (Daniel 3:19-21),eles foram lançados na fornalha ardente “amarrados”.

            Aparentemente sozinhos, iriam enfrentar a morte. Mas, ao olhar para as chamas, esperando ver os hebreus imediatamente consumidos, Nabucodonosor surpreendeu-se porque não viu três, mas quatro dentro da fornalha. E eles não estavam amarrados, mas livres.

 

            Conclusão

            Nabucodonosor viu quatro homens soltos – não três homens amarrados.

            Jesus Cristo, o Filho de DEUS, entrou na fornalha ardente e miraculosamente libertou os hebreus. A única coisa que foi queimada foram as cordas que os amarravam.

            Nas provações da vida de cada um de nós, Jesus também está presente. Nos sofrimentos da vida, Ele está presente. Quando atravessamos pelas chamas, Ele está presente.

 

           Maravilhosas promessas de encorajamento em ocasiões de problemas

           Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou teu DEUS; Eu te esforço e te ajudo e te sustento com a Minha destra fiel” (Isaias 41:10).

            Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (I Pedro 5:7).

            Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a DEUS” (Romanos 8:28).

 Quando enfrentamos os momentos mais assombrosos, Ele está presente.

 Ele é o Filho de DEUS.

 Ele tornou-se um ser humano e viveu em carne humana, de sorte que Ele entende nossos sofrimentos e anseios.

            Você pode ser jogado nas fornalhas de fogo dos problemas e dificuldades desta vida, mas você nunca estará sozinho.

            Jesus estará sempre com você e o fogo não o queimará.

            Aquele que prometeu é fiel e não falhará. Acredite.

            Que assim seja. Amém!!!

 

 

 

 

 

Autor: desconhecido

Fonte: idem

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n