Pular para o conteúdo principal

MISSIONÁRIOS NA BÍBLIA

 

Mt 28:18-20

            Introdução

            A origem da palavra: Segundo a Grande Enciclopédia Larousse Cultural a palavra  missionário vem do latim, missio, missionis, missão.

            Definição: Aquele que faz missão.  Mas o que vem a ser missão? A Pequena Enciclopédia Bíblica O. S. Boyer explica: incumbência, encargo. Isso nos leva a afirmar que missionário é alguém a quem foi atribuída uma missão. 

            Quem foi que nos comissionou?  O irmãozinho que nos deu estudos bíblicos, o líder do ministério pessoal, o pastor, a instituição? Não. Trata-se de Alguém muito especial, tanto que é chamada de a grande comissão. Fomos comissionados por Deus através de Jesus Cristo. Está Escrito: “Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário” (SC, pág.9).

             Dois grupos distintos

            A Palavra de Deus está repleta de histórias protagonizadas por missionários; homens e mulheres, divididos em dois grupos distintos: vitoriosos e fracassados.

            O que fez a diferença entre vitoriosos e fracassados?

            Hoje, século XXI, ano de 2021 qual o papel da Escola Sabatina nesta questão?

            Vitória neste contexto significa salvação, vida eterna, a glória. Já o fracasso...

            Caim, Saul, Acabe, Judas Escariotes são exemplos que compõem o segundo grupo e certamente nós não queremos fazer parte deste grupo. Queremos sim, e por isso estamos aqui, fazer parte do grupo onde se encontram José, Samuel, Davi, Salomão e Jesus.

             A chave para o sucesso

            Não é necessário fazer uma exegese para descobrirmos a fórmula da vitória. Basta apenas uma breve análise da vida de cada um deles:

            José – Gênesis 39:2,3,21,23; Atos 7:9

            Samuel – I Samuel 3:19

            Davi – I Samuel 18:12; 18:14; II Samuel 5:10; I Cr 11:9; II Cr 15:9

            Salomão - II Cr 1:1

            Jesus – Atos 10:38 

            Em todas estas passagens bíblicas encontramos a seguinte citação: “o Senhor era com ele. E por conta deste pequeno detalhe. Pequeno mas que fez toda diferença na vida deles e pode hoje século XXI, início de 2011 fazer toda diferença na sua e na minha vida.

            A pergunta que não quer calar: Por que o Senhor era com eles?

            As respostas: Porque eles encontravam tempo para estar com Deus. Porque eles tinham prazer na companhia e na comunhão com Deus. Porque sentiam a necessidade da presença divina em suas vidas. Porque desejaram e consentiram que Deus operasse neles, por eles e através deles.

            Falando de Jesus, Ellen G. White escreveu: “Sua felicidade encontrava-se nas horas em que estava a sós com Deus e a natureza. Sempre que Lhe era concedido esse privilégio, afastava-Se do cenário de Seus labores e ia para o campo, a meditar nos verdes vales, a entreter comunhão com Deus na encosta da montanha ou entre as árvores da floresta. O alvorecer frequentemente O encontrava em algum lugar retirado, meditando, examinando as Escrituras ou em oração. Dessas horas quietas voltava para casa, a fim de retomar Seus deveres e dar exemplo de paciente labor” (DTN, p. 90).

              Você quer ser vitorioso em 2022?

            Então pegue aquela famosa listinha que você deve ter feito e se não a fez, faça. Isso porque você necessita não só de planos, mas também de estratégias para alcançar seus alvos, seus objetivos.  Ao fazê-la, ou refazê-la, uma resolução importantíssima deve encabeçar a lista: o compromisso de passar mais tempo com Deus. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Ver também Salmos 127:1-2.

 

            Ferramentas p/ estudo da Palavra de Deus

            Para estudar de forma mais aprofundada Palavra de Deus você precisa ter em mãos algumas versões bíblicas, comentário bíblico, concordância bíblica, dicionário bíblico, enciclopédia bíblica e chave bíblica e nem todo mundo tem recursos necessários para tais aquisições.

            É aqui que entra em ação a Escola Sabatina. Com um investimento diário em torno de R$0,15 (quinze centavos, de real) você tem em mãos um material de valor incalculável. Mas você precisa estudar. Saiba que no espaço de 4 anos a Igreja repassa através da ES todo conhecimento bíblico para fazer de você um missionário exemplar. A ES continua sendo “uma agência ganhadora de almas”; "o coração da igreja".   

            O programa da igreja das 40 madrugadas com Deus. Que grande oportunidade para desenvolver, se você ainda não tem o hábito de buscar a Deus logo pela manhã. A repetição dessa rotina a transforma em hábitos, e é o conjunto de hábitos que forma o caráter – a única coisa que levaremos para o Céu!

      

             Conclusão.  

             Só com a certeza da presença de Deus, através do Espírito Santo é que os missionários podem fazer o que Jesus nos pede nos versos 19 e 20 de Mateus 28.    

           Desejo concluir esta mensagem com as palavras contidas num hino, muito inspirador de autoria do maestro e pastor Williams Costa Jr. Intitulado Discípulo Teu:          

           “Talvez a minha vida não seja o que Tu queres

           Talvez ainda esteja de Ti distanciado

           No entanto ao ouvir o Teu chamado

           Pensei em ser aquilo que Tu queres que eu seja

           Eu quero ser um novo ser

           Eu quero estar aonde estás

           Mestre quero ser um discípulo Teu”. 

           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

© Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n