Pular para o conteúdo principal

RECOMEÇANDO COM DEUS

            Introdução.

           A cada primeiro de janeiro, milhares de pessoas decidem fazer uma diferença em sua vida, prometendo mudar. Talvez, alguém tome o compromisso de deixar de fumar, perder peso, exercitar-se com mais frequência, passar mais tempo com os queridos, alistar-se como voluntário em uma causa nobre... a lista é interminável.     

          E ao findar de cada ano? Desespero? Desânimo? Frustração? Fracasso? Derrota?

          A lista do cristão é ainda maior. Como você se sente por ter falhado?

           E, para piorar a situação, se você parar para pensar e analisar a situação, mais cedo ou mais tarde irá chegar à conclusão de que o seu sucesso, sua vitória, enfim, a concretização de seus planos não depende exclusivamente de você. Depende do mundo que está a sua volta, e que com raríssimas exceções, não está nem um pouco preocupado e muito menos disposto a ajudá-lo alcançar seus objetivos.

          Se esta é a sua situação, saiba que nem tudo está perdido.

           Porém, existe uma resolução que deve encabeçar a lista: o compromisso de passar mais tempo com Deus. Está escrito: Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33; ver também Salmos 127:1-2.

           Como cristão você é um privilegiado. Nunca se esqueça que tem um Deus em que pode confiar, um Deus que “olha por ti cada instante”, um Deus que “sustem-te nas mãos com amor”.

           Neste momento solene coloque-se sob a influência divina e permita que o Espírito Santo o leve a pensar na seguinte consideração:

           Se Deus desistisse daquelas vidas que foram marcadas pelo fracasso, pense como seria diferente a leitura que teríamos da Bíblia.

           A Bíblia nos apresenta exemplos inspiradores de fé, mas também informa, com toda honestidade, que nem mesmo os maiores líderes dos tempos antigos eram perfeitos.

           A Bíblia nunca encobre ou omite as falhas humanas. Deus não escreve biografias humanas como um pai “coruja”. As falhas e loucuras dos líderes que Ele escolheu são identificadas tão claramente quanto os seus sucessos. Ele não encobre os defeitos deles.

 

           No entanto, em muitos casos, Deus esteve disposto a continuar a trabalhar por meio deles.        

 

           · Moisés.

           O irmão mais novo de Miriã (+3) e de Arão (+10). Filho de Anrão, levita, filho de Coate, marido de Joquebede (Ex. 6:16-18,20). Uma curiosidade: os três morreram no mesmo ano: Moisés com 120 anos, Miriã com 123 e Arão com 130.

           Em seu currículo consta que ele foi mediador, libertador, líder, administrador, estadista, historiador, poeta moralista, juiz, e legislador hebreu.  Foi um dos mais destacados personagem da história bíblica e universal – o maior vulto do AT.

           Deus o usou para transformar uma raça de escravos egípcios, e sob as maiores dificuldades, numa nação poderosa que alterou completamente o curso da humanidade.

           A história de Moisés ocupa os livros de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, ou seja, a sétima parte da Bíblia.

           Ele merece a fama de ter sido um dos maiores homens de todas as épocas. “Seus milagres”: Qual outro homem cujas obras foram acompanhadas de tantas e tão estupendas maravilhas?

           Qual foi a sua maior virtude? Núm. 12:3.

           “Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera cara a cara”. Deut. 34:10. Ver também Oséias 12:13.

           Entretanto, ele fez algo muito grave: matou um opressor egípcio e escondeu o corpo dele na areia (Ex. 2:11-12).

           Moisés, um assassino, se Deus desistisse dele, talvez nunca tivesse liderado o grande Êxodo do povo de Deus para fora da escravidão egípcia.

 

           · Davi.

           O segundo e o mais ilustre dos reis de Israel, conhecido como o homem segundo coração de Deus. Atos 13:22. O filho caçula de uma família de oito filhos, cujo pai chamava-se Jessé, o belemtida (nascido em Belém) (I Sam. 16:1, 10, 11,13).

           Não é mencionado na Bíblia o nome de sua mãe.

           Mas pergunto-lhes: Homens e mulheres “segundo o coração de Deus” não pecam? São infalíveis? Perfeitos? Só conheço dois. Jesus e Daniel. O primeiro está acima de qualquer suspeita. O segundo nem os seus inimigos conseguiram encontrar algo que pudesse incriminá-lo. 

           Davi não era só rei de Israel, ele era também seu líder espiritual. Mas ele dormiu com a esposa de outro homem, ele a engravidou. E então, para encobrir o que havia feito, Davi deu um jeito de matar o marido (I Sam. 11).

           Davi, o adúltero, se Deus desistisse dele, talvez nunca tivesse escrito metade do livro de Salmos, uma das mais ricas porções da Bíblia.

 

           ·  Jonas.

           Um profeta de Deus. Filho de Amitai (Jonas 1:1), nascido em Gate-Hefer uma cidade que ficava a 3 km de Nazaré (II Reis 14:25). Profeta é o porta-voz de Deus cuja mensagem é ou admoestação ou predição.

           Sua missão: era ir a Nínive (distante 800 km a nordeste de Israel - próxima a cidade de Mosul, no Iraque de hoje)  e clamar contra aquela ímpia cidade. Ele desobedece a Deus fugindo para Társis (Espanha – distante +- 10.000 km), literalmente o fim do mundo naquela época; como se fosse possível fugir da presença de Deus (Salmo 139), principalmente pelo fato de tratar-se de um profeta.

           Seus motivos: garantir sua reputação (II Reis 14:23,25); ele receava que Nínive se arrependesse e que Deus na sua misericórdia salvasse a cidade; ele desejava que fosse destruída, por tratar-se de um dos grandes inimigos de Israel, se não fosse destruída a sua pátria correria sério perigo.

           Jonas, o profeta fugitivo, se Deus desistisse dele, talvez nunca tivesse liderado o maior reavivamento espiritual registrado na história. 120.000 pessoas segundo Jonas 4:11.

 

          · Raabe.

           Mulher prostituta/ meretriz, mentirosa, cananita, pagã, dona de uma “pensão” situada sobre a muralha da cidade de Jericó. Raabe é um choque à nossa ortodoxia, ao nosso farisaísmo evangélico.

          Como é que seu nome pode aparecer nas páginas das Sagradas Escrituras?

           Tem você alguma coisa contra prostitutas?  Deus não tem. “Deus não leva em conta os tempos da ignorância”. Atos 17:30. Deus olha para além do nosso passado e seus erros, sejamos sempre gratos a Ele por isso.

           Quando os israelitas mandados por Josué foram espionar a cidade de Jericó, ela os acolheu. Por isso foi privilegiada: quando a cidade foi destruída, teve sua vida e a de seus familiares poupada. Seu nome é mencionado em quatro livros das Santas Escrituras: Josué (sua biografia); em Mateus (sua genealogia) em Hebreus 11:31 como um exemplo de salvação pela fé, e em Tiago 2:25 como um exemplo daquela fé que produz boas obras.

Se não bastasse, ela casou-se com um príncipe de Judá, Salmon, e dela descendem não só o rei Davi, mas nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Mateus 1:5, 16).

           Raabe, a prostituta, mentirosa, mulher da vida em Jericó, se Deus desistisse dela, talvez nunca tivesse feito parte da genealogia do rei Davi e de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

 

          · E o povo judeu.

          Setenta anos cativo em Babilônia.

           Se Deus desistisse dele, talvez nunca tivesse retornado do exílio na Babilônia para a amada Jerusalém.

           Abra sua Bíblia em Neemias 2:11-20. Deus é especialista em transformar as falhas humanas em sucessos. O passado seja ele qual for, pode ser perdoado e transformado. Não importa também, quão fracassado tenha sido, o futuro é sempre tão brilhante quanto às promessas de Deus.

           Conhecer esta verdade sobre Deus era tudo o que Neemias precisava quando olhou para as ruínas de sua capital que fora uma vez tão orgulhosa Jerusalém. Três quilômetros de muralhas - a defesa de Jerusalém – estavam demolidas. Pior ainda, os cidadãos estavam desanimados e desorganizados – dificilmente teriam forças para corrigir o problema.

           Mas então uma transformação surpreendente ocorreu, pois em menos de dois meses (cinqüenta e dois dias para ser exato) mudaram toda a situação. Acabamos de ler sobre isto em Neemias 2:11-20, e a conclusão impressionante da história em Neemias 6:15-16.

           O propósito de Deus para conosco é maior que nossos problemas, é maior que nosso sofrimento e até mesmo maior que nossos pecados.

 

Conclusão

Abra o seu coração. Se você não obtém sucesso logo na primeira tentativa, isso o         deixa na média das pessoas. A pergunta não é:

           - Será que às vezes falharei? Com certeza!

           Mas antes: - O que farei quando falhar? 

            Neemias forneceu aos conterrâneos o ingrediente importantíssimo da esperança. Eles viam tudo negro; Neemias levantou-lhes o espírito e visão para verem reconstruídas as muralhas – o impossível tornou-se possível na força do Senhor. E o resultado?

           “Acabou-se, pois, o muro... em cinquenta e dois dias... por intervenção de nosso Deus é que fizemos esta obra” Neemias 6:15-16.

           Olhe para as “muralhas” de sua vida. Desesperado? De forma nenhuma!

            O modo de começar é limpando a escuridão das falhas passadas, confessando e abandonando seus erros e atalhos a Deus.

           Depois comece hoje mesmo a reconstruir com Deus.

           Ele especializou-se em renovar vidas como a sua e a minha. Nossas vidas.

           Este é, não só o meu desejo, mas, também o desejo de Deus. Amém!!!

 

 

 

© Nelson Teixeira Santos

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n