Pular para o conteúdo principal

PRIORIDADE CRISTÃ

 

Amados, embora planejasse escrever-lhes com todo empenho sobre a salvação que compartilhamos, entendo agora que devo escrever a respeito de outro assunto e insistir que defendam a fé que, de uma vez por todas, foi confiada ao povo santo.

Pois alguns indivíduos perversos se infiltraram em seu meio sem serem notados, dizendo que a graça de Deus permite levar uma vida imoral. A condenação de tais pessoas foi registrada há muito tempo, pois negaram Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor” (Judas 1:3,4 – NVT).

 

 

            Introdução

            Pequeno, mas não menos importante, o Livro de Judas encerra uma exortação valiosíssima aos cristãos de todas as épocas e em especial, a nós que vivemos nos últimos dias deste mundo – a defesa das verdades contidas na Palavra de DEUS.

 

            Objetivo da mensagem

            Motivar-nos a defender a fé cristã dos constantes ataques que ela tem sofrido.

 

            O significado da expressão

            A defesa da fé; o batalhar pela fé; pelejar pela fé; lutar pela fé; combater pela fé, são sinônimos encontrados nas mais variadas versões bíblicas e que, neste contexto, representam princípios, leis, ordenanças, doutrinas, mandamentos, intocáveis, ou seja,  não devem ser alterados, modificados ou substituídos por fábulas ou tradições humanas.

           

            Perguntas que não querem calar

            Após uma breve exegese, Judas nos leva a formular algumas perguntas:

            Qual a razão dessa necessidade de levar os cristãos a batalharem pela fé?

            Por que uma epístola escrita há séculos continua relevante em nossos dias?

            Porque ainda precisamos continuar batalhando pela fé? Por quê?

           Bem, já se passaram cerca de 1960 anos e a exortação do apóstolo continua sendo válida.

           O versículo 3 deixa muito claro que era propósito de Judas escrever uma carta tratando de outro assunto, porém, algo de grave estava acontecendo que ele precisou mudar de assunto, priorizando a defesa da fé.

            A necessidade de levar os cristãos a batalharem pele fé foi o que motivou Judas, o irmão de Tiago (v.1) e, possivelmente também irmão de Jesus (cf. Mt 13:55;Gl 1:19), a escrever esta correspondência, por volta de 64/65 d C., não como uma simples carta com destinatário específico, não endereçada a uma igreja em particular, mas algo muito especial “aos amados de DEUS, o Pai, chamados e salvos por Jesus Cristo”. 1

 

 

            Razões para essa luta:

 

            1ª - Porque a fé cristã tem sido atacada.

            Este é o motivo que levou Judas a exortar seus contemporâneos cristãos, assim como própria Bíblia também nos exorta, hoje, a fazer o mesmo; pelo simples fato dos ataques contra ela continuarem.

            De onde procedem esses ataques?

            Desde os primórdios do cristianismo tem sido assim. Indivíduos mal-intencionados se infiltravam no meio do povo de DEUS, para atacar a fé.

            Para que não houvesse dúvida alguma, o apóstolo enumera algumas das suas características: enganadores, injustos, homens ímpios que distorciam a Palavra de DEUS, transformando a graça em libertinagem, pessoas que negavam a Jesus Cristo, o único Salvador e Senhor.  

 

            O perigo que estes indivíduos representavam para o povo temente a DEUS, pode também ser visto em outros versículos da epístola. Vers. 8, 11-13, 16 e 19.

            Atualmente os ataques podem surgir de onde menos se espera. Podem vir através de pessoas de fora e até mesmo de dentro da igreja.

            Diante da facilidade propiciada pelos meios de comunicação, os ataques alastram- se rapidamente e ganham proporções gigantescas.

            Através da mídia – televisiva, falada, impressa; através da internet, sobretudo nas redes sociais, através de livros, de leis, etc.

            Humanamente falando, somos minoria e que por conta disso, e, sobretudo em tempos de crises, minorias são alvos fáceis de uma mídia parcial, tendenciosa e formadora de opinião; de políticos oportunistas; de autoridades corruptas.

            Então não dá para se acomodar, se acovardar, ficar parado e aceitar tudo de forma passiva usando como justificativa a boa convivência; há um limite!

            Em compensação tudo no plano da salvação pressupõe ação, movimento, como por exemplo: justificação, santificação, consagração, redenção, glorificação - DEUS abomina a inércia, a indolência, a mornidão.

            Que a prudência, o bom senso, o discernimento e a proatividade sejam nossos companheiros inseparáveis!

            A ordenança é clara: batalhem pela fé, mostrando, quer seja oportuno ou não, mesmo sofrendo as consequências impostas pela escolha feita em defesa das verdades contidas na Palavra de DEUS! Este é o preço a ser pago.

 

            2ª – Pelo tom imperativo da epístola.

            É notório no texto que a reação do povo de DEUS não pode ser adiada, postergada, preterida, procrastinada. Judas exorta os cristãos a batalharem pela fé imediatamente, a batalha pela fé é prioridade!

            Não dá para deixar para amanhã?

            Amados, em questões espirituais a palavra amanhã é muito perigosa. O futuro não nos pertence. O ontem – é passado, tanto que DEUS não leva em consideração os tempos de ignorância – está consumado. A decisão precisa ser tomada hoje!   

            Vemos que a intenção do apóstolo era escrever a respeito de outro assunto muito mais agradável. Ele estava envidando seus esforços para escrever-lhes acerca da salvação comum aos cristãos (v. 3), contudo, se sentiu na obrigação de parar e exortá-los a batalhar pela fé.

            Que outro pretexto senão a urgência desta prioridade cristã teria levado o apóstolo a mudar seus planos? Tudo leva a crer que ele percebeu que o combate em defesa da fé não podia esperar. 

            É mister concordar plenamente com Judas. A batalha pela fé é urgente. Por quê?

            Porque enquanto não nos posicionarmos de fato nesta luta, pessoas inocentes estão sendo atraídas pelos falsos enganadores e consequentemente, comprometendo sua salvação.

            Não podemos esperar. Aliás, as oportunidades não costumam bater à porta duas vezes, nem ficam a espera de uma decisão nossa por tempo indeterminado. Cabe a nós quando elas surgirem, batalhar pela fé com amor, com determinação, esclarecendo os confusos, auxiliando mal orientados, opondo-se veementemente aos mal-intencionados.

 

            3ª - As verdades estão sob nossos cuidados.

            Eis aqui mais uma razão para batalhar pela fé: Ela está sob nossos cuidados.

            Qual é o dever do ser humano aqui nesta Terra?         

            Toda pessoa tem uma tarefa a cumprir. Ninguém está aqui por acaso. Todos têm um propósito a cumprir na vida. Cristo deu a todos uma obra a fazer, mas poucos seguem o caminho que lhes é destinado. O dever do homem é glorificar o Criador e ser uma bênção aos semelhantes. 2

            “Ser uma bênção aos semelhantes” foi o pedido de DEUS foi feito inicialmente à Abraão e em extensão, a todos nós que somos seus descendentes espirituais.

           Todos têm seu lugar no plano eterno do Céu. Todos devem colaborar com Cristo para a salvação de almas. Tão certo como nos está preparado um lugar nas mansões celestiais, há também um lugar designado aqui na Terra, onde devemos trabalhar para Deus. 3              

            O que você está fazendo com a Verdade que lhe foi confiada?

            Percebe-se nitidamente que a responsabilidade paira sobre as nossas cabeças. A fé que nos foi confiada; um valiosíssimo tesouro foi colocado sob nosso cuidado. Não dá para olvidar que no passado, os chamados heróis da fé deram suas vidas para defendê-lo. É nosso deve também, protegê-lo para que as gerações futuras possam desfrutar dessa preciosidade.

            Atualmente somos nós os guardiões deste tesouro; somos nós os responsáveis de passá-lo adiante, da mesma maneira que o recebermos, sem modificações, emendas ou rasuras, da forma que é e não do jeito que alguns querem que seja!

            Não se esqueçam: Vocês são os guardiões da fé que lhes foi entregue. Lutem por ela!         

 

            Conclusão

            O conselho final. Normalmente ao nos referirmos a batalhas e lutas, involuntariamente associamos a ódio, retaliação, vingança.

            Não podemos descartá-la desta mensagem de exortação que nos foi dada através de Judas, contudo, precisamos colocá-la no seu devido lugar. 

            O nosso “ódio” não deve de maneira alguma, ser direcionado às pessoas, mas aos falsos ensinos. Não nos esqueçamos de que DEUS abomina o pecado, porém, ama o pecador. Devemos ser compassivos para com eles.

            Todos aqueles que estão correndo risco de serem enganados pelos falsos ensinos devem ser alvo de nossa compaixão e devemos envidar todos os esforços possíveis para resgatá-los das garras do mal.

            Que a batalha em prol da Verdade, que uma vez nos foi confiada, seja levada adiante com muita determinação, com entusiasmo, com fé, contudo, conciliada com misericórdia, ternura, temor e, sobretudo com muito amor.

            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

 

Referências Bibliográficas:

 

1 – Eugene H. Peterson, The Message: The Bible Contemporary Language, Portuguese Edition, page 1754

2 - Guilherme Gordon Murdoch, Meditações Diárias 26/04/1966

3 - Ellen G. White, Parábolas de Jesus, CPB, págs. 326, 327

 

 

 

 

© Nelson Teixeira Santos

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n