Pular para o conteúdo principal

O QUE É REALMENTE IMPORTANTE

 

Quando Deus nos desafia a manter a eternidade em nosso coração

 

            Sua vida poderia ter sido diferente. O homem que todo mundo chamava de “abençoado” não parecia ser abençoado. Baruque havia frequentado as melhores escolas. Recebeu treinamento em um dos melhores escritórios da corte real. Seu irmão servira como “oficial do exército” de Zedequias (Jr 51:59), o último rei de Judá. No museu de Israel, em Jerusalém, você pode ver uma bula, um selo de argila fechando um documento, com seu nome e o nome de seu pai.* Sua família tinha feito parte do estabelecimento de Jerusalém. No entanto, Baruque não se uniu à corte como um dos escribas da realeza. A vida dele tomou um rumo diferente – um caminho cheio de desapontamentos, perseguições e dor; permeado pela penetrante “Palavra do Senhor”.

           

            As escolhas da vida

            Certo dia, Baruque se encontrou com Jeremias, o profeta, e de alguma forma o ministério de Jeremias se tornou também seu ministério. Ele escreveu o que Jeremias tinha visto e ouvido (Jr 36:4; 45:1). Havia inclusive ido ao templo como porta-voz de Jeremias para ler as mensagens de Deus quando o profeta não podia ir pessoalmente (Jr 36:5-10). Seu envolvimento com Jeremias não lhe rendeu nenhuma nomeação lucrativa no palácio. Ao contrário, colocou Baruque, o abençoado, no alvo de críticas intermináveis e perseguições implacáveis. Significava viver constantemente no seu limite. Finalmente foi forçado a emigrar para o Egito (Jr 43:1-7) e morrer longe da terra natal. Certamente, um epílogo nada emocionante. No entanto, mais de 2.500 anos após a morte de Baruque, ainda nos lembramos dele. Sem seu ministério, o de Jeremias não teria sido tão divulgado como foi. Não fosse seu comprometimento com a Palavra, poucas palavras de Jeremias teriam chegado até nós. Não podemos nos esquecer de Baruque – e Deus também não Se esqueceu dele.

             Não esquecido

            É fácil questionar sobre as escolhas de vida, quando as coisas não vão bem. Baruque certamente as questionou. Muitas vezes, ele deve ter se sentido abandonado. De alguém íntimo e privilegiado, ele se tornou um estranho cuja associação com o profeta de Deus, aparentemente, não oferecia nenhuma regalia visível. Pelo menos foi o que pensou. Um pequeno capítulo (Jr 45), escrito por volta de 605 a.C. durante o quarto ano do reinado do rei Jeoaquim, foi exclusivamente dirigido a Baruque.Imagine apenas por um momento: como você se sentiria se Deus enviasse uma mensagem pessoal diretamente para você? Ela estaria em seu nome, trataria de um assunto em particular que só você saberia, e daria a perspectiva de Deus sobre tal assunto. Imagino que Baruque tenha ficado impressionado. O ano de 605 a.C. marca a primeira vez que ouvimos sobre Baruque escrevendo as palavras de Jeremias (Jr 36). Esse deve ter sido o início da amizade entre Jeremias e Baruque. Neste mundo em que constantemente se procura pelo maior, mais amplo, mais forte, mais longo – e tudo mais – podemos aprender lições valiosas da mensagem de Deus a Baruque sobre o que é realmente importante:

  

            1 - Deus sabe todas as coisas: Em momentos de crise, muitas vezes nos sentimos isolados. Estamos feridos, lutamos para enxergar além do problema que turva nosso dia e deixa nossa visão limitada e interiorizada. Deus sabe disso: “Você disse, ‘Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso’” (Jr 45:3).

  

            2 - Deus nos envolve: Deus não apenas sabe como estamos nos sentindo e sobre o que estamos remoendo, como também está ansioso para nos envolver e nos trazer de volta à vida. Ele sabe, tanto quanto nós nos momentos de lucidez, que uma batalha de dimensões cósmica está sendo travada ao nosso redor. Às vezes podemos nos sentir como peões nessa batalha. No entanto, finalmente podemos ver que Deus está realmente no controle.  Destruirei o que edifiquei e arrancarei o que plantei em toda esta Terra” (Jr 45:4). Seu envolvimento ativo neste mundo e na vida de Seus filhos nos anima a confiar.

 

            3 - Deus nos desafia: Quando as coisas ficam difíceis e lutamos para manter a fé, a esperança e o amor, muitas vezes precisamos ser desafiados. Nosso Pai celestial, o Educador, Mestre e sábio Conselheiro sabe disso: “Você deveria buscar coisas especiais para você? Não as busque, pois trarei desgraça sobre toda a humanidade’ diz o Senhor” (Jr 45:5). Busque aquilo que possa levá-lo para a eternidade – podemos ouvir Deus dizer – não se concentre no que certamente perecerá.

 

            4 - Deus nos salva: A mensagem especial a Baruque não termina com um desafio. Ela conclui com a promessa de salvação. Sim, a vida pode ser difícil e podemos sentir suas contusões e desapontamentos, mas como filhos de um Pai amoroso, podemos ter certeza de que Deus quer nos salvar – de nós mesmos, da dor, dos ferimentos e de nossas más escolhas. “Mas Eu o deixarei escapar com vida aonde quer que você vá” (Jr 45:5).

 

            A eternidade em nosso coração

            A história de Baruque é um bom lembrete do grande conflito que ocorre em nossa vida. Ele não foi esquecido. Deus o envolveu. Deus o desafiou. Deus o salvou. Ele faz o mesmo por nós. A história de Baruque também nos desafia a olhar para o que é realmente importante.

            Enquanto estudava no Seminário Schloss Bogenhofen, na Áustria, há quase três décadas, fui abençoado por uma Semana de Oração ministrada pelo Pastor Kurt Hasel, um dos principais evangelistas públicos. Seus sermões eram bem construídos; suas ilustrações, no lugar exato; sua apresentação, graciosa – mas eu me esqueci dos seus sermões, da maioria das ilustrações e de suas apresentações. No entanto, há uma pergunta específica, da qual me recordo quase todos os dias. Na verdade, sempre falo sobre ela com minhas filhas adolescentes, enquanto viajam em direção à vida adulta pela estrada muitas vezes assustadora e desafiadora. O que fazemos hoje fará diferença para a eternidade?

            O ministério silencioso de Baruque não lhe garantiu um imóvel numa região nobre em Jerusalém, com um bom salário do tesouro real. Em face ao avanço do exército babilônico, ele percebeu que as coisas que desordenam nossa vida são apenas isso: coisas. Um dia, na última parte do século VII a.C., Baruque tomou uma decisão que fez a diferença para a eternidade. A despeito das marcas, desapontamentos e questões não resolvidas, ele permaneceu firme àquela decisão. Sua vida nos desafia a estar concentrados no que é realmente importante. Seu serviço nos relembra que, de maneiras pequenas ou grandes, nós também podemos fazer a diferença. Suas decisões nos animam a ouvir cuidadosamente o ritmo da eternidade em nosso coração. Muito suave, mas ainda audível, ele nos fala do amanhã sem marcas, doenças, desapontamentos e dor. O que fazemos hoje fará diferença para a eternidade?

 

 

 

            * Na estampa da bula lê-se: “Pertence a Berekyahu, filho de Neriayahu, o escriba”. Berekyahu e Neriayahu são formas mais longas de Baruque e Neria. Veja Nehaman Avigd e Benjamim Sass, Corpus of West Semitic Stamp Seals (Jerusalém: Academia de Ciências e Humanidades de Israel/ Sociedade Exploração de Israel/Instituto de Arqueologia, Universidade Hebraica de Jerusalém, 1997), p. 175, 176, bula nº 417.

 

 

 

Autor: Gerald A. Klingbeil – editor associado da Adventist World

Fonte: Adventist World, portuguese edicion,  Novembro/2014, CPB, p. 12,13.

 

             

Comentários

  1. Precisamos urgentemente deixar de priorizar as coisas urgentes, em detrimento das coisas importantes. Necessitamos deixar de colocar em primeiro plano as coisas mundanas, que são passageiras, aquelas coisas que irão fatalmente virar cinzas, esquecendo-nos daquelas que são visualizadas somente pelos olhos de fé – aquelas que são eternas. Eis o conselho bíblico: “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno” (II Cor. 4:18).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n