Pular para o conteúdo principal

RAZÕES PARA PERDOAR

 

E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13:8 – ACF).

 

 

            Introdução

            No contexto salvação, qual é a coisa mais importante na vida do cristão?

            Antes de buscarmos as respostas no Livro Sagrado, é nosso dever lembrá-los da existência de assuntos delicados, constrangedores, complexos, entre outros, que dificultam a sua aceitação como sendo verdades bíblicas, e que por conta disso preferimos ignorá-los, fazendo de conta que eles não existem. Resolve? É óbvio que não!

            Então para todos nós que temos alguma dificuldade em relacionar-se com essas questões e, principalmente para que não percamos o direito de desfrutar a eternidade convido-os a rever conceitos. 

 

            Prováveis opções de coisas importantes na vida do cristão

            O livro Nisto Cremos afirma que: “mais que qualquer outra coisa, a vida cristã significa entrega – darmo-nos a nós mesmos e aceitarmos a Cristo”.1

            Muitas denominações advogam que basta crer, pois está escrito: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16:31 – ACF).

            Tu crês que há um só Deus; fazes bem.Também os demônios o creem, e

estremecem” (Tiago 2:19 – ACF).

              Alguns embasados biblicamente, diriam que é a santificação, pois está escrito: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14 – ACF).                  

            Muitos a semelhança do apóstolo Paulo respaldarão sua salvação na graça divina: “Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável” (2 Coríntios 9:15 – ACF). Ele mesmo reafirma: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8 – ACF).

            Outros ainda, também com o aval de Paulo argumentarão tratar-se do Espírito Santo, pois sem Ele, não pode haver conversão, transformação e santificação (ver Romanos 8:1-17). 

            A maioria de nós certamente optaria pela , afinal de contas a própria Palavra de DEUS afirma que: “Ora, sem é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6 – ACF).

 

            O equilíbrio

            A Bíblia oferece respostas pertinentes aos nossos inúmeros questionamentos, mas, como seres humanos, falhamos quando buscamos nela respostas “prontas”.  

            Que nunca nos esqueçamos dessa verdade: tudo o que for útil, relevante, importante e indispensável à nossa salvação, vai estar lá.

            O que Ela possui na verdade são princípios. Princípios que devem nortear a nossa  caminhada diária rumo ao Céu; um deles, por exemplo, encontra-se no evangelho de Mateus e prega algo muito admirável, desejável na vida do cristão: o equilíbrio. Está escrito: “deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas” (Mateus 23:23 – ACF).

            Portanto, respondendo a pergunta introdutória, baseado no que o apóstolo Paulo afirma primeiramente em Romanos 3:23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” e posteriormente em Romanos 6:23: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”; todos nós só estamos vivos pelo fato de termos sido perdoados por DEUS. E quando foi que aconteceu este perdão por parte de Deus? (Ver texto chave Apocalipse 13:8).

            Perdão é a resposta. O conselho divino aponta: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4:32 – ACF). Perdoar tem, literalmente, implicações eternas. Perdoar os outros é parte essencial do que significa ser cristão! Sem perdão não há Céu!

 

             A condicionalidade do perdão

                O evangelho de Lucas, no capítulo 11 verso 1 relata-nos que foi a pedido de um dos Seus discípulos que Jesus pronunciou a oração que conhecemos como Pai Nosso. O pedido foi: “Senhor, ensina-nos a orar”.

            Na segunda parte desta conhecida oração encontra-se a seguinte citação: “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6:12 -  ACF).

            Nos evangelhos de Mateus e Marcos nos deparamos com a afirmação de que depois da oração concluída Jesus colocou de forma condicional o perdão dos pecados: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:14,15 – ACF). “E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas” (Marcos 11:25,26 – ACF).

            “Na oração, há uma conexão entre o que Deus faz e o que você faz. Por exemplo, você não pode obter perdão de Deus se não perdoa os outros, Se recusar fazer a sua parte, você estará separado de Deus” (Mateus 6:14-15, A Mensagem); ou seja, o perdão é uma via de duas mãos. É fundamental para a fé cristã. Nossa religião não terá sentido se, realmente não houver perdão!  

            Ellen G. White questiona a nossa incoerência de forma incisiva: “Quando vamos a DEUS para pedir-Lhe misericórdia e bênçãos, devemos ter um espírito de amor e perdão em nosso coração. Como podemos orar “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” (Mateus 6:12), se alimentamos um espírito incapaz de perdoar?2

 

            Uma ordenança divina

            Não se trata de uma escolha ou questão de conveniência e sim de uma ordenança divina. Quando recusamos perdoar, estamos automaticamente dizendo nas entrelinhas que não acreditamos (cremos) na justiça divina, que DEUS vai exercer juízo, ainda que às vezes pareça tardar.

            A cada um de nós compete perdoar. Saiba que o nosso perdão não tem poder de liberar a dívida do outro, mas tem o poder de liberar-nos. Portanto, se nós vamos ou  não conceder perdão é problema nosso. Aquele que pecou, que falhou, que errou ou que se omitiu, que ficou em falta, vai dar contas a Deus.

            Às vezes é fácil dizer “eu perdoo você”. Mas não é tão fácil assim trazer essas palavras à realidade. Quando somos ofendidos por alguém, nossa tendência natural é desejar o pior aquela pessoa. Sem a presença do amor de Cristo em nosso coração, não existe a mínima possibilidade de perdoarmos verdadeiramente.

            O verdadeiro perdão adota o modelo do perdão de DEUS aos nossos pecados. Envolve “domínio próprio ou paciência para com as palavras ou atos públicos... e também o hábito de ignorar interiormente as falhas, injustiças ou debilidades de outros.”3

            Devedores da graça divina

            O escritor e pastor evangélico norte-americano Max Lucado, encontrou uma forma curiosa de calcular nossa dívida para com DEUS. Em um devocional de sua autoria, somos levados a fazer uma reflexão importante sobre a razão de perdoar.

            Ele começa indagando: com que frequência você peca em uma hora? Visando facilitar o cálculo ele sugere dez pecados por hora. Levando em consideração que em média, passamos 16 horas por dia acordado (presumindo que não pecamos durante o sono), multiplica-se por 365 dias do ano e em seguida projetando a expectativa de vida de um homem, por volta de 74 anos, chegaremos ao total (em números redondos) de 4.300.000 (quatro milhões e trezentos mil) pecados por pessoa. E aí ele arremata: como você pretende pagar a DEUS pelos seus 4,3 milhões de pecados?

           Trata-se de uma dívida impagável! Inalcançável!

           Um perdão multimilionário deve produzir um perdoador multimilionário, não é? 4

           Hoje somos, segundo a ONU, 7.79 bilhões de habitantes. Apesar de tudo DEUS perdoa os pecados da humanidade egoísta por pura graça. Não há em nós nada que nos recomende a salvação; nada que possamos fazer para merecê-la: “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:24 – ACF).

 

            A razão principal

            “O perdão à humanidade foi comprado a um custo infinito, embora nada custe aos homens, exceto o sacrifício de algum orgulho pessoal, a fim de perdoar aos outros”.5       

            Foi a Cruz, é evidente, se Cristo, levando os pecados do mundo, não nos fizer ver  o preço do perdão, nada mais o fará. E ainda mais, se a punição dos pecados do mundo, caindo sobre o Portador dos pecados, não nos ajudar a ver como é importante o perdão para este Universo, o que mais o fará?

 

            Conclusão

            DEUS perdoou nossos pecados, não porque somos dignos, não porque merecemos, não por qualquer coisa que poderíamos fazer para obter esse perdão. Foi puramente pela graça; um favor imerecido pelo qual nós, tão indignos, obtivemos o privilégio de ser chamados “filhos de DEUS” (1 João 3:1).

            Ninguém disse que seria fácil. Ninguém disse que não existiria dor, orações e lágrimas pelos nossos caminhos. Mas, assim como fomos perdoados, podemos e devemos também perdoar. Requer graça, e DEUS tem bastante graça para nós. Temos apenas que aceitá-la!

            Esse é o meu desejo e a minha oração. Amém!!!

 

 

 

 

 

©Nelson Teixeira Santos

 

Referências bibliográficas:

1 Nisto Cremos, CPB, edição 1995, pág. 355

2 Ellen G. White ,Esperança para Viver, pág. 85, CPB, edição 2007

3 SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 212

4 Bom Dia - Leituras Diárias com Max Lucado, 13.11, Mundo Cristão, edição 2013

5 SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 348

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n