Pular para o conteúdo principal

MUTILADOS PODEM OCUPAR CARGOS NA IGREJA?

 Pode alguém com alguma deformidade física ou mutilação ocupar cargo de liderança na igreja?

“Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus.
Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará; como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos,
Ou homem que tiver quebrado o pé, ou a mão quebrada,
Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigem, ou que tiver testículo mutilado” (
Levítico 21:16-20 – ACF).

 

            Introdução

            Este artigo foi criado há algum tempo (Dezembro/2014) atendendo a um pedido de uma Irmã de fé, cujo esposo havia sofrido um acidente de trabalho e como consequência, teve quase que a totalidade de seu dedo indicador direito decepado; por conseguinte, ele recusava-se a aceitar funções eclesiásticas em sua igreja por crer que DEUS não aceitaria tal serviço.

            Só agora resolvi publicá-lo por acreditar que possa ser útil a um número maior de pessoas, que se encontram, ou que conheçam gente que esteja passando  por uma situação semelhante.

 

            Assim diz o SENHOR em Sua Palavra

            Uma leitura da Palavra de DEUS que vá um pouco além da superficialidade, levará o leitor a perceber que a maioria das versões bíblicas nem sequer faz uso do termo mutilar ou seus derivados; usam termos como: com defeito, deformidade etc.

            O capítulo 21 de Deuteronômio trata especificamente em detalhes do assunto como sendo leis para os sacerdotes (somente para os sacerdotes).

            Para poderem servir ao DEUS santo, nos tempos bíblicos do Antigo Testamento, os sacerdotes precisavam evidentemente ser santos (versículo 8; ver também Levítico 11:45), isto é, completamente dedicados ao serviço do Senhor e livres de qualquer defeito físico ou de impureza ritual ou moral. Os versículos 1 a 9 falam sobre os sacerdotes; os versículos 10 a 15, sobre o Sumo Sacerdote; e os versículos 17 a 24, sobre todos eles.

 

            Embora DEUS não tenha dois padrões de conduta para Seu povo, Ele espera que os ministros deem exemplo à igreja por meio de uma vida santa. O serviço de DEUS sempre exige o melhor. Existem três coisas realçadas neste capítulo sobre as qualificações para o sacerdócio; uma delas diz respeito à condição física: “DEUS ordenou que apenas homens saudáveis, sem defeitos físicos e de posse de todas as forças naturais do corpo O servissem. A perfeição física representava a perfeição de caráter pela qual todos deviam lutar”. 1    

 

            Antes que alguém tire conclusões precipitadas acerca deste assunto, é preciso que se diga que tais ordenanças estão entre as consideradas leis cerimoniais (do tempo do Antigo Testamento). Essas leis diziam respeito ao sistema de culto que prefigurava a cruz, ou seja, com a morte expiatória de Cristo caíram por terra; deixaram de ter qualquer valor de cunho prático ou salvífico; em outras palavras, não precisam, nem devem mais ser observadas Cl 2:14-17; Hb 7:12).

           Em tempos do Novo Testamento ninguém mais precisa recorrer aos serviços intercessórios praticados pelos sacerdotes e sumo-sacerdote, ou por quem quer que seja para alcançar a graça divina. Está escrito:

                                 Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade” (Hebreus 8:1).

                               Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão” (Hebreus 4:14).

                                E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

 

            O capítulo 3 de I Timóteo trata dos pré-requisitos para alguém que almeja a posição de diácono ou de ancião, mas em hipótese alguma o texto bíblico em questão,  faz qualquer menção de que alguém possa vir a ser impedido de exercer qualquer função eclesiástica na casa do Senhor, pelo simples fato de possuir algum defeito físico congênito (de nascença) ou que foi adquirido ao longo da vida (acidentes).

            Sim é a resposta à pergunta inicial.  Que ninguém seja considerado ou mesmo se autoconsidere indigno diante de DEUS, pelo simples fato de ser portador de alguma anomalia genética ou herdada.

            Concluímos e asseveramos que: qualquer denominação religiosa, instituição de cunho religioso, igreja ou mesmo pessoas que adotem esta postura discriminatória (contra alguém que possua algum defeito físico herdado geneticamente ou adquirido ao longo da vida) estará agindo em total desconformidade com a Palavra de DEUS. Trata-se de algo antibíblico, pois DEUS não aprova tal procedimento!

            DEUS não faz acepção de pessoas!

 

 

 

     

 

 

 

Referências bibliográficas:

1  Comentário Bíblico Adventista, Série Logos, página 862, CPB 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

© Nelson Teixeira Santos

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n