Pular para o conteúdo principal

DANIEL - ESCOLHIDO POR DEUS

Sete lições que podemos aprender com base no exemplo do personagem bíblico Daniel

 

 Entre os vários hinos que eu gostava de cantar quando criança, e que até hoje ainda guardo no coração, está um sobre Daniel: “Faze como Daniel, Serve o eterno Deus. Entre os infiéis, fiel, Marcha para os Céus” (Coro do hino “Faze Como Daniel”, HASD 484, de autoria de Philip P. Bliss, 1873).

Há algo precioso e desafiador quanto ao caráter de Daniel. Ele amava a Deus profundamente e O obedecia incondicionalmente. “A aprovação de Deus era-lhe mais cara que o favor do mais poderoso potentado da Terra – mais cara mesmo que a própria vida. Ele se determinou permanecer firme em sua integridade, fossem quais fossem os resultados”(Ellen G. White, Profetas e Reis, 1992, p. 483).

Seja crescendo em Judá, aguardando por antecipação a chegada do Messias ou ser levado para a Babilônia como um jovenzinho cativo, prisioneiro do exército de Nabucodonosor; seja suportando as provações e aflições numa sociedade hostil em Babilônia ou permanecer como testemunha destemida diante dos poderosos governantes da Babilônia ou Medo-Pérsia; seja como aquele homem corajoso atirado na cova dos leões ou o fiel profeta a quem Deus revelou a mais longa profecia da História, desde a sua época até os nossos dias, Daniel permanece altivo e corajoso, com um firme propósito e clara visão de quem ele era e a Quem ele servia.

É esse Daniel, sua resolução moral, sua solidez espiritual, sua destemida e absoluta confiança em Deus que sempre me deixaram fascinados. Na vida de Daniel, notamos que “[um] caráter nobre não é resultado de acidente; não é devido a favores especiais ou dotações da Providência. É o resultado da autodisciplina, da sujeição da natureza mais baixa à mais alta, da entrega do eu ao serviço de Deus e do homem” (p. 488).

Quais são algumas lições que podemos aprender da vida e serviço dedicado de Daniel, um gigante espiritual, um líder imponente na Babilônia de Nabucodonosor e na  Medo-Pérsia de Dario? O capítulo 6 do livro de Daniel nos dá alguns indicadores que nos ajudam bastante.

1. Ele tinha muitos talentos. A Bíblia diz que ele possuía “grandes qualidades” (Daniel 6:3). Dario reconhecia a habilidade de Daniel e desejava tê-lo como primeiro-ministro em seu reino.

Isso não foi algo assim tão surpreendente porque o rei que o antecedeu, Nabucodonosor, descobriu que Daniel e seus amigos “eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino” (Daniel 1:20) e os havia nomeado para cargos de liderança. O caráter e as visões de Daniel impressionaram tanto o imperador medo-persa que ele não hesitou em colocá-lo numa elevada posição de liderança em seu palácio. A condição inicial de Daniel como cativo vindo de Jerusalém não limitou seus esforços em fazer o seu melhor para a glória de Deus.

2. Ele era íntegro. Ter êxito profissional extraordinário não é a única maneira de ser um bom líder e um fiel servo do Senhor. Daniel viveu como um homem íntegro. Esse foi o resultado de seu relacionamento com o Senhor.

A Bíblia diz que “ele era fiel; não era desonesto nem negligente” (Daniel 6:4). Ele tratava o seu trabalho e seus negócios com sinceridade e honestidade. Não foi encontrada nenhuma falha nele. Quando os inimigos tentaram denunciar Daniel pelo que eles consideravam como sendo suas fraquezas, não conseguiram encontrar nada. Mantinha a sua mente firme, e em toda a sua vida tinha como alvo ser sempre fiel a Deus e fazer os deveres que lhe eram confiados em seu ofício com habilidade e cuidado. “Seu inquebrantável apego ao direito era uma brilhante luz nas trevas morais dessa corte pagã” (p. 542).

3. Ele era fiel. A integridade de Daniel estava arraigada em seu firme apego e fidelidade a Deus. Seu caráter estava em harmonia com a lei de Deus. Obviamente, Daniel tinha sido ensinado a obedecer a Deus desde a sua infância. Ele sabia que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (Provérbios 9:10). “A lei de seu Deus”, à que faz referência Daniel 6:5, diz respeito a mais do que aos Dez Mandamentos. Ela se refere a todos os princípios físicos, morais, sociais e espirituais da verdade e do viver correto. Mesmo quando jovem, Daniel era cuidadoso na observância dos princípios de saúde de seu chamado de fé (Daniel 1:8).

Para Daniel, era mais importante seguir a Deus e ser fiel aos Seus preceitos do que seguir as tradições humanas e todo o conhecimento do mundo.

4. Ele era um homem de oração. A vida de fé e de oração de Daniel era notória. Quer fosse quanto ao convite para comer dos manjares do rei oferecido aos ídolos ou ao seu compromisso de quando e como deveria orar, Daniel permaneceu firme à sua fé. Sua vida de oração era tão genuína e destemida quanto a sua fé. “A oração era para ele uma necessidade. Ele fazia de Deus a sua força e o temor do Senhor estava continuamente diante dele em todos os acontecimentos de sua vida” (Ellen G. White, Santificação, 2006, p. 20). Quando os inimigos de Daniel quiseram romper o relacionamento de amizade que existia entre ele e o rei, não conseguiram encontrar nenhum defeito de caráter ou falha em suas responsabilidades, mas sabiam que poderiam prender Daniel usando o seu comprometimento religioso. Havia uma coisa em que Daniel jamais poderia ceder: sua fidelidade e adoração ao seu Deus, por ele praticadas publicamente ou a sós em seu quarto, sem receio ou parcialidade. A fidelidade ao seu Deus fez finalmente com que fosse jogado na cova dos leões. Para Daniel não havia ameaça que pudesse separá-lo de seu Deus. “Daniel foi lançado na cova dos leões por ser leal à sua aliança com o Céu” (Atos dos Apóstolos, 1986, p. 575). Nenhuma cova de leões, nenhuma ameaça do rei poderia separar Daniel de seu Deus. A oração era a chave nas mãos de Daniel e, por meio da oração, a vida e a esperança de Daniel foram sustentadas e preservadas.

5. Ele era um homem de coragem. Daniel não ficou desanimado ou amargurado, mesmo quando foi lançado na cova dos leões. Ele podia dizer: “Ó rei, vive para sempre!” (Daniel 6:21) para aquele que ordenou a sua punição. E falou essas mesmas palavras enquanto ainda estava na cova dos leões. Mesmo quando as pessoas não apreciavam o que ele fazia, continuava fazendo a coisa certa para glorificar o nome de Deus (v. 22). Como Daniel podia resistir ao ser intimidado em uma situação como essa? Qual era a sua fonte de coragem? Os comentários de Ellen White são esclarecedores: “Um homem cujo coração se firme em Deus será na hora de sua maior prova o mesmo que era em sua prosperidade, quando a luz e o favor de Deus e do homem incidiam sobre ele. A fé alcança o invisível, e se apega a realidades eternas” (Profetas e Reis p. 545). Para Daniel, a posição não era tudo. Ele preferia perder sua oportunidade de continuar como primeiro-ministro a negar Seu Deus.

 

6. Ele era uma pessoa de influência. Independentemente dos vários ventos políticos que sopraram por todo o reino, quer no governo de Nabucodonosor ou de Dario – Daniel foi tão fiel aos princípios em sua filosofia de vida e à lei, que sua influência sobre o reino se manteve sempre estável, sem qualquer comprometimento de sua parte. Quem quer que fosse o monarca reinante, Daniel procurava apresentar o seu Deus a ele (Daniel 2:27, 28; 4:27, 28; 5:18-29; 6:21, 22). Como resultado, Nabucodonosor reconheceu: “Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses” (Daniel 2:47), e Dario admitiu que o Deus de Daniel era o “Deus vivo” (Daniel 6:20). Daniel não permitiu que ninguém, nem qualquer coisa viesse a interceptar o seu relacionamento com Deus. Pelo contrário, Daniel se determinou a influenciar outros, inclusive os reis a quem serviu, a fim de que eles pudessem conhecer a verdade. Eis um exemplo a ser seguido pelos cristãos de hoje, pois, seja qual for a posição ou profissão que Deus lhes tenha dado, deveriam eles usar essa oportunidade para partilhar a verdade com outros.

 

7. Ele era um homem de féQuando Daniel foi retirado da cova dos leões, o texto inspirado nos diz que “viram que não havia nele nenhum ferimento, pois ele tinha confiado no seu Deus” (Daniel 6:23). Como homem de fé, Daniel confiava em Deus, independentemente do que acontecesse. A palavra confiado nesse texto tem a mesma raiz do termo fidedigna, no verso 4. Sugere que a confiança de Daniel no Senhor era o fundamento para ele se manter uma pessoa digna de confiança. Sua fé em Deus foi constantemente manifestada em suas decisões diárias e em suas ações para que todos ao seu redor, mesmo o rei, pudesse ver o caráter de Deus refletido nele.

Daniel foi verdadeiramente um homem escolhido pelo próprio Deus. Seu caráter não foi construído da noite para o dia. Foi o resultado de uma disciplina fervorosa e porque ele permaneceu continuamente fazendo a vontade de Deus e andando em Seus caminhos. “Um caráter tal não é obra do acaso; nem se deve a favores e concessões especiais da Providência. Um caráter nobre é o resultado da disciplina própria, da sujeição da natureza inferior pela superior – da renúncia do eu para o serviço de amor a Deus e ao homem” (Ellen G. White, Educação, 1996).

Ouse ser, verdadeiramente, um Daniel!

DONNY CHRISSUTIANTO é professor assistente do Departamento Teológico-Histórico do Adventist International Institute of Advanced Studies (AIIAS), nas Filipinas

 

(A versão original deste artigo foi publicada na revista Diálogo, 31:2 (2019), p. 18-20, e está disponível em: https://dialogue.adventist.org/pt/3198/daniel-um-homem-escolhido-por-deus. Usado com permissão)

 

 

Fonte: http://www.revistaadventista.com.br/blog/2020/01/02/escolhido-por-deus/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n