Pular para o conteúdo principal

SETE SEGREDOS PARA O SUCESSO



Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (2 Timóteo 3:16,17 – ACF).


            Introdução
            Diante dessa inequívoca afirmação, por que não buscarmos em suas inspiradas páginas, os segredos para nos tornarmos homens e mulheres perfeitos e perfeitamente instruídos para toda a boa obra?
            Que nos perdoem aqueles que não têm as Santas Escrituras como “regra de fé e prática”, mas os sete segredos e as lições abaixo descritas, capazes de tornar homens e mulheres bem-sucedidos (em quaisquer áreas da existência humana), são originários da Bíblia.

            Objetivo da mensagem
            Mostrar que a Palavra de Deus está repleta de conselhos e lições que se forem internalizados, ou seja, aprendidos e colocados em prática, farão de homens e mulheres cidadãos mais aptos, não somente para esta vida, mas acima de tudo, para a vida eterna.

            1° - Acredite sempre, não existem “pessoas insignificantes
            Em nossas relações interpessoais costumamos cometer dois deslizes inaceitáveis. Um deles é a mania de superestimar pessoas e o outro, não menos pior, é a mania de subestimar pessoas; ambos, como veremos, condenados nas páginas sagradas da Bíblia.
            Pecamos quando procedemos dessa forma, separando a nós mesmos e as pessoas em grupos distintos. Pecamos quando passamos a endeusar algumas em detrimento de outras. Pior ainda, pecamos quando achamos que só algumas merecem a salvação; em outras palavras, seletividade e cristianismo não se harmonizam.
            Mas quem disse que pecamos ao procedermos assim?  
            Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores” (Tiago 2:8,9 – ACF).

            2° - Administre bem o seu tempo sempre
            Isso é fato. Quando em nossas atividades diárias convivemos com pessoas bem-sucedidas a tendência natural é que acabamos por assimilar muitas das suas almejadas características e vice-versa.
            Administrar bem o nosso tempo, consiste, entre outras coisas, não perder um dos bens mais preciosos que o nosso Criador nos concede, achegando-nos a pessoas que não acrescentarão nada à nossa existência.
            A Palavra de Deus é enfática quando aconselha: “Feliz aquele que não se deixa ir atrás de gente má, que não vai pelo caminho dos pecadores, nem se senta na companhia dos escarnecedores” (Salmos 1:1 – O Livro). O motivo? O próprio Deus responde em  Provérbios 3:34 - ACF; Provérbios 19:29 - ACF.
            Sem entrar no mérito da questão de “quando é que começamos a envelhecer” a verdade é que quanto mais envelhecemos, passamos a valorizar mais cada segundo de nosso tempo. Querem saber qual a razão?
            Porque força, riqueza, sabedoria, inteligência, entre outras coisas mais, são passíveis de serem aumentadas, contudo, existe um recurso, que é verdadeiramente insubstituível ao qual, não damos o devido valor que se chama tempo; o nosso próprio tempo! Este é irrecuperável!
            Isso é verdadeiramente inspirador e desafiador a ponto do Espírito de Profecia garantir que: “De nenhum talento que [Deus] nos concedeu requererá Ele mais estrita conta do que nosso tempo”. – Ellen G. White, Parábolas de Jesus, pág. 342. Que nossos lábios jamais pronunciem tamanha insanidade como esta: “Estou matando tempo”!
            Precisamos sempre, fazer com que cada momento do tempo seja importante!
            Então, como fazer isso? Eis a resposta:
            Diga-me com quem você anda e direi quem você é: quem anda com o sábio torna-se sábio, mas quem anda com o insensato verá sua vida ir por água abaixo” (Provérbios 13:20 – A Mensagem – Portuguese Edition).

            3° - Honre suas promessas sempre
            É comum nos tornarmos reféns de nossas próprias palavras, então, antes de prometer qualquer coisa, certifique-se de que realmente terá condições de cumprir o que prometeu e quando o fizer, faça bem feito, sua marca, algo como sua própria assinatura!
            Está escrito: “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque [Deus] não se agrada de tolos; o que votares, paga-o” (Eclesiastes 5:4 – ACF).
            Mas isso é quase impossível? (alguém dirá). Eis a resposta:
            Disseste bem! Quase impossível! Você não quer ir pro Céu? Então ouça:
            Senhor, quem habitará no Teu santuário? Quem poderá morar no Teu santo monte? [...] O que mantêm a sua palavra mesmo quando sai prejudicado?” (Salmo 15:1, 4 - NVI).
   
            4° - Prossiga aprendendo sempre
            Diferentemente de algumas pessoas que se deixam levar por aquilo que é chamado de “mística da liderança”, que se traduz por distância e afastamento de tudo e de todos, você e eu devemos procurar por pessoas que tenham uma lição de vida, uma história para nos ensinar, seja ela um líder mundial, ou a mais humilde das serviçais.
            Para Deus posição social é algo irrelevante. O importante é a história, o ensinamento, o conhecimento que ela vai nos proporcionar. Procurar por pessoas que tenham um ponto de vista muito peculiar acerca de uma questão em particular; essa deve ser a nossa meta!
            Procure aprender sempre, todos os dias, porque o sucesso, até mesmo o seu sucesso pode ter vida curta.
            Não se deixe enganar, uma coisa é ser uma pessoa bem-sucedida, outra coisa é parecer ser bem-sucedida, ter aparência de bem-sucedida, outra ainda, é achar que é bem-sucedida, e ainda, estar ao lado de pessoas bem-sucedidas não nos torna iguais a elas!     
            Acredite. Quando buscamos sempre, aprender com todas as pessoas tornamo-nos pessoas melhores! Todas tem algo a nos ensinar!
            O sábio acumula conhecimento – um verdadeiro tesouro – mas quem fala com insensatez fica completamente arruinado” (Provérbios 10:14 – A Mensagem).

            5° - Que a humildade seja sempre sua marca registrada
            Convenhamos, a arrogância nunca levou ninguém a lugar algum, a não ser a ruína e a perdição; não há nada pior que o orgulho para colocar uma pessoa em apuros.
            Para aqueles que dependem de colaboradores, o conselho é: nunca coloque o seu ego sobre a mesa. A sugestão é que você o deixe no bolso, ou, se possível, deixe-o dentro do carro, lá no estacionamento. Não o traga para perto do coração. Um conselho postado recentemente numa rede social dizia: “Cuidado com o seu ego. O pavão de hoje pode ser o espanador de amanhã”.
            Para Deus, todo ser humano é importante de acordo com o seu propósito único. Nunca menospreze ninguém, trate sempre a todos com dignidade e respeito!
            Todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mateus 23:12).

            6° - Que a liderança aconteça sempre pelo exemplo
            Não dá para olvidar o fato de que existe uma gritante diferença entre liderar e chefiar. Líder e chefe são figuras conhecidíssimas em qualquer tipo de organização. A forma de agir de um e de outro é que os identifica.
            Faz parte da cultura nacional, embora dificilmente assumido publicamente, o chavão: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”; outro ainda, largamente difundido entre líderes religiosos, especialmente quando se veem pressionados pelos seus subordinados: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”; atitudes tipicamente de chefes.
            Já líderes, devem ser bons exemplos sempre; o que os leva consequentemente a formar seguidores. Isso é fundamental. Porque caso venham a falhar, mesmo que seja uma única vez... Acabou. Já era. Perde-se a credibilidade! O testemunho torna-se eficaz!
            Vem de nosso Mestre Jesus o conselho: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:15 – ACF).
            Logo, “aquele que afirma que permanece nEle, deve andar como ele andou” (I João 2:6).

            7° - Ame sempre de forma incondicional
            Já dizia o pr. Nepomuceno de Abreu: “devemos gostar de coisas, amar as pessoas e adorar a Deus”, pois, de tudo o que foi dito até aqui, não terá serventia alguma se você ou eu não aprender a gostar de gente. Nós precisamos amar as pessoas!
            Na primeira a epístola de Paulo aos Coríntios, capítulo 13, versículo 5, o apóstolo afirma que o amor, entre outras coisas, deve ser praticado sem segundas intenções, não  buscando seus próprios interesses, não sendo egoísta, (I Coríntios 13:5).
            - Mas como assim?
            - Isso inviabiliza o cumprimento da missão que nos foi confiada!
            - Nada disso! Deus disse sem segundas intenções; primeira intenção vale!
            - Como assim?
            - Aproximar-se de alguém com a intenção de resgatá-lo das garras do pecado pode. Aproximar-se de alguém para levá-lo aos pés de Jesus pode!  Enfim, aproximar-se de alguém, como instrumento nas mãos de Deus para ajudar a salvá-lo pode!

            Conclusão
            Então... Acredite sempre, não existem “pessoas insignificantes”, administre bem o seu tempo sempre, honre suas promessas sempre, prossiga aprendendo sempre, que a humildade seja sempre sua marca registrada, que a liderança aconteça sempre pelo exemplo e ame sempre de forma incondicional!
            Mas alguém perguntará o porquê da ênfase no vocábulo sempre?
            As respostas: Porque para alcançar a meta – o Céu, você precisará de fé, de sabedoria, de muita paciência, de muita perseverança. A luta será constante, diária; é o que afirma a epístola de Tiago no primeiro capítulo nos versículos de 3 a 8.
            Porque também está escrito: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14 – ACF).
            Este é o meu desejo e a minha oração. Amém!!!
     



© Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n