Pular para o conteúdo principal

BALAÃO - AS JUMENTICES DE UM PROFETA




            Introdução
            O Êxodo estava em pleno andamento. Após terem vivido quatrocentos e trinta anos (Êx 12:40), dois quais 400 como escravos, uma nação inteira – o povo de Deus deixa o Egito, e marcha rumo a Terra Prometida. Um grande exército composto de 603.550 soldados (Nm 1:46), sem contar mulheres, crianças, idosos e os levitas.
            Não se tratava de um amontoado de gente buscando desesperadamente sua liberdade, mas de Deus promovendo a prometida libertação de seu povo, feita muito tempo atrás a Abraão (Gn 15:13) e não há exército, rei ou reino capaz de impedi-Lo. Educadamente os israelitas chegam e pedem passagem. Quando esta lhes é negada, simplesmente o seu poderoso exército entra em ação arrasa tudo que se encontra pela frente e segue adiante.

            Objetivo da mensagem
            Mostrar que Deus, em Sua metodologia de ensino, não escreve as biografias de Seus filhos, inclusive dos profetas,  como um pai coruja, varrendo para debaixo do tapete todas as suas jumentices (burradas). Ele as expõe abertamente com o intuito de evitar que nós cometamos os mesmos erros; caso venhamos a pecar não poderemos jamais atribuir culpa alguma a Deus!  

            A mesma notícia durante 40 anos
            Ora em movimento, ora acampado, durante aqueles quarenta anos que durou o Êxodo, o povo de Deus foi motivo de inquietação e preocupação entre os povos daquela região.
            Se existissem jornais e revistas naquela época, certamente seriam manchete e matéria de capa quase que diariamente.
            Todos os seus movimentos são acompanhados, inclusive por Balaque, o rei dos moabitas que os vê cada vez mais próximo de seu reino, até que um belo dia acampam em suas planícies. A Palavra de Deus afirma que acamparam e ficaram ali até o dia que atravessaram o rio Jordão e entraram na Terra Prometida (Nu 22:1; 33:50-56; 36:13).

            Um rei em apuros
            Balaque está com um tremendo problema em suas mãos. Ele sabe que aquele povo tem algo especial. Sabe também que não dispõe de meios para enfrentar aquela situação sozinho. Sabe que precisa de algo sobrenatural para solucionar o problema.
            Há um texto bíblico que diz: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia” (Salmos 46:1). Então alguém dirá: “Que bom então que Balaque foi procurar logo um profeta para livrá-lo daquela situação!” – Errado.
            Ela sabia que por detrás daquela multidão havia um poder extraordinário atuando. Poder que ele obviamente desconhecia a origem e que para neutralizá-lo era necessário poder que ele não possuía, com o objetivo de expulsar os intrusos de suas terras.
            Do que Balaque realmente necessitava era de um milagre e para ele pouco importava em nome de quem esse milagre fosse realizado. Por conta disso, estava disposto a pagar, e pagar muito bem pelo serviço.
            É aqui que entra em cena um dos personagens mais emblemáticos do Antigo Testamento - Balaão.

           O profeta Balaão
           Não se sabe onde ele nasceu, nem de que povo fazia parte. Usando a terminologia bíblica hebraica – um gentio, um não israelita que por mais incrível que possa parecer era profeta do Senhor - o Deus de Israel (Nm 22:13,18; 23:12,26; 24:13). Pode?
            O povo de Deus esteve no Egito durante 430 anos (Êxodo 12:40); 30 anos como convidado de Faraó e 400 anos escravizado (Gênesis 15:13; Atos 7:6) e aí surge a incisiva pergunta: Balaão, filho de Beor, estava em Petor, perto do Rio Eufrates, no território de Amave, na Mesopotâmia – fazendo o quê?
            O profeta é uma pessoa chamada de maneira sobrenatural e qualificada como porta-voz de Deus {...} o profeta era, em sentido especial, o representante oficial de Deus para Seu povo na Terra {...} o profeta era um professor da retidão, espiritualidade e conduta ética, um reformador moral com mensagens de instrução, aconselhamento, admoestação e advertência, cuja obra incluía, com frequência, a predição de acontecimentos futuros” Dicionário Bíblico Adventista, Série Logos, pág. 1091.  
            Não se sabe como, mas Balaque possuía essa informação acerca dos profetas e por isso Balaão estava cheio de moral com Ele. Atentem para o versículo 6 do capítulo 22: “Eu sei que quando você abençoa alguém, esse alguém fica abençoado e, quando você amaldiçoa, fica...” (Números 6:22).
            Até então nenhuma jumentice, mas note que em Números 31:16 Balaão aparece como alguém que leva os israelitas a serem infiéis a Deus.
            No Novo Testamento sua história é usada como advertência contra a cobiça e a adoração de ídolos (II Pedro 2:15-16; Judas 11; Apocalipse 2:14).

            1ª Jumentice
            Entre as muitas instruções dadas por Jesus aos seus discípulos (Mateus 10:5-15; Marcos 6:7-13; Lucas 9:1-6), encontramos a ordenança de que “nada levassem para o caminho... nem dinheiro”.
            Se levar dinheiro consigo ao sair para pregar o evangelho já se constituía em coisa abominável, reprovável por Jesus, imagine receber dinheiro, pagamento para amaldiçoar alguém, e esse alguém, nada mais nada menos que o povo de Deus!
            Aí o cobiçoso profeta chega para os mensageiros de Balaque e diz o seguinte: “Fiquem aqui esta noite, e amanhã eu contarei a vocês o que o Senhor me disser” (Números 22:8).
            Deus veio falar com ele e perguntou: “Quem são estes homens que estão com você?” (Números 22:9). Balaão responde quem são e a resposta é óbvia, um sonoro não! “Não vá com eles, nem amaldiçoe o povo de Israel, pois é um povo abençoado” (Números 22:12).
            O rei Balaque não se dá por vencido. Ele tem um sério problema e acha que a solução chama-se Balaão. Acha que Balaão está se fazendo de difícil, quem sabe querendo uma proposta mais vantajosa, mais dinheiro e então envia novos emissários a Balaão, com uma proposta irrecusável de lhe dar muitas riquezas e tudo o que ele quiser contanto que ele vá e amaldiçoe aquele povo. 

            2ª Jumentice
            Os representantes levam a mensagem ao rei a Balaão e a história se repete: “Peço que vocês também fiquem aqui esta noite para que eu possa saber se o Senhor tem mais alguma coisa para me dizer” (Números 22:19).
            Não havia mais nada; coisa alguma que o Senhor tivesse a dizer para o insistente Balaão. O surpreendente nessa história é a paciência demonstrada por Deus para com seu servo de “dura cerviz”. Durante a noite o Senhor apareceu a Balaão e respondeu: “Já que esses homens vieram chamá-lo, apronte-se e vá com eles” (Números 22:20).
            Desta vez o Senhor não lhe perguntou quem eram aqueles homens e para alegria de Balaão a resposta foi sim e não, não!
            Através dos olhos da fé é possível visualizar um agora eufórico Balaão socando o ar e pronunciando um sonoro “yes” !
            A história continua e o texto bíblico não descreve, é omisso quanto ao porque de Deus ter ficado irado com Balaão, contudo o motivo é óbvio.
            Mais uma vez em Sua quase que infinita misericórdia Deus enviou o Seu anjo, que procurou fazer com que Balaão desistisse daquela obra; e não se tratava de qualquer anjo; era o próprio Cristo (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, pág. 366), que por três vezes tenta impedir que Balaão siga em frente.
            A pergunta pertinente: Quem de fato estava agindo como jumento nessa hora?
            A jumenta vê o anjo e tenta se proteger e a seu dono de tamanha insensatez.  
            Balaão pensa estar coberto de razões, cego pela avareza e ira, descarrega toda sua fúria e toda sua indignação no indefeso animal.  
            Convenhamos, como é fácil irar-se e cometer injustiças com aqueles que nos são fiéis, sendo nós mesmos a causa do problema! Quem parece ser o irracional nessa história?
            Verdadeiramente o homem desobediente a Deus é mais irracional que um animal. Isso porque a natureza, em especial os animais, diferentemente dos seres humanos que foram criados a imagem e semelhança de Deus, costumam obedecer às ordens divinas sem questioná-las.
            Debaixo do Sol”, ou seja, aqui na Terra, tudo tem limite. Até a paciência e a misericórdia divina. Deus faz com que a jumenta fale e ela questiona o porquê do espancamento.

            3ª Jumentice
            A jumenta precisou falar para que Balaão entendesse o tamanho da sua burrice.
            Ele estava tão irado, tão fora de si que nem se deu conta de estar falando com um animal. Estava tão cego de ódio que nem percebeu que o animal que o havia carregado durante toda sua vida estava se portando de uma forma estranha, incomum.
            E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não” (Números 22:30 – ACF).
            Passados alguns instantes, através dos olhos da fé, dá para imaginar a adrenalina  retornando ao seu nível de normalidade. Agora, após este inusitado diálogo, o profeta encontra-se em condição de enxergar e de ouvir alguma coisa. “Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face” (Números 22:31 – ACF).
            Então o anjo do Senhor lhe disse: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu saí para ser teu adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim; porém a jumenta me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se desviasse de diante de mim, na verdade que eu agora te haveria matado, e a ela deixaria com vida” (Números 22:32,33 – ACF).

            A lição
            O que ocorre a seguir com Balaão é o que acontece conosco após um encontro com Deus, onde fica patente a nossa insensatez, a nossa mediocridade, a nossa falta de fé, a nossa pecaminosidade e convenhamos, não há outra coisa a fazer a não ser reconhecer nossa pequenez diante de um Deus supremo e afirmar: “Então Balaão disse ao anjo do Senhor: Pequei, porque não sabia que estavas neste caminho para te opores a mim; e agora, se parece mal aos teus olhos, voltarei” (Números 22:34 – ACF).

            Conclusão
            Agimos de forma incorreta, intempestiva, transgredimos a lei divina, seus mandamentos e ainda temos, a semelhança de Balaão, o atrevimento de indagar  se o Senhor tem mais alguma coisa para dizer”; é óbvio que tem.
            Para Balaão não havia  mais nada a ser dito; mas para nós Deus sempre tem! Basta querer; basta estar disposto a ouvir os reclamos divinos. O acervo é enorme: bons conselheiros, bons programas, bons livros e revistas, o Espírito de Profecia, Sua Palavra.  
            Que Deus nos conceda a humildade suficiente para admitirmos as nossas burradas ou jumentices que praticamos no decorrer de nossa experiência cristã, contudo, sem atribuir culpa alguma a Deus!
            Que Deus nos livre e nos perdoe dessa e de tantas outras insensatezes!
            É o meu desejo e a minha oração. Amem!!!






© Nelson Teixeira Santos
           
             
            

           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n