Pular para o conteúdo principal

“EM TUDO DAI GRAÇAS A DEUS”


Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5:18).


            Introdução
            Pela graça, boas coisas acontecem até mesmo em um mundo dominado pelo pecado – um mundo reconhecidamente mau. Aos olhos de um observador desatento, pode também, até parecer sorte ou acaso. Mas os que conhecem Jesus sabem que tal bondade imerecida é a expressão de Sua graça. Por esta razão é que nós, Seus filhos e filhas devemos em tudo dar graças a Deus.

            A palavra predileta de Paulo
            Na verdade, Paulo se referiu à graça aproximadamente 100 vezes, muito mais do que qualquer outro escritor do Novo Testamento.
            Por quê? Certamente porque Paulo mantinha sempre em mente o poder salvador de Deus em sua vida. Paulo nunca se esqueceu de onde foi resgatado. A graça fez a diferença para Paulo.
            Pelos mesmos motivos encontramos no Antigo Testamento o rei Davi louvando a Deus. Muito embora nem sempre fazendo uso da palavra graça ele procura ser grato a Deus por diversos motivos, entre eles, pela Sua bondade, benignidade, misericórdia, perdão, longanimidade.

            Falha nossa
            “E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai” (Colossenses 3:17).
            Um dos maiores erros que muitos cristãos cometem é dividir o tempo entre “sagrado” e “secular”. Pensam que durante o tempo sagrado Deus está próximo e o comportamento deles deve refletir a Sua presença. Durante o período secular, no entanto, de alguma forma, Deus é removido, e as ações deles assumem uma característica diferente.
            Paulo, porém, disse que tudo o que fizermos – a qualquer hora, em qualquer lugar – deve ser feito em nome do Senhor Jesus Cristo, em atitude de gratidão. Ou seja, deve ser feito por meio de ações de graça.
            O culto não é um compromisso que ocorre uma vez por semana. Ao dominarmos a arte de viver através do Espírito e em graça, nossa vida se torna um culto. Nosso trabalho se torna um culto. Se Jesus viesse à Terra novamente e quiséssemos levá-Lo à igreja, creio que Ele diria: “Não; leve-Me para o local em que você trabalha.”


            Não se Esqueça de Agradecer
            “Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de Suas bênçãos!” (Salmo 103:2).

            Se eu pedisse a você que fizesse uma lista de presentes que gostaria de receber no seu aniversário ou no próximo Natal, rapidamente viriam muitas opções: um trabalho, um carro, uma moto, uma viagem de férias, um Smartfone de última geração, uma bolsa de estudos, etc. Para pedir, somos muito bons, mas quando chega a hora de dizer obrigado... Parece que nos esquecemos de agradecer como fazíamos antes. A gratidão raramente vem com a mesma intensidade da petição. Você ajuda a pessoa, presta-lhe toda assistência, acompanha, diz tudo como é para fazer, salva-a de morrer afogada, e... “tá bom!”, “até logo!”, “valeu!”.

            Ilustração
            Conta-se a história de um pastor de uma igreja que incluiu o item gratidão em seus anúncios no boletim: “Nove pessoas perdidas no mar!” Foi um alvoroço só. Os membros da igreja conversavam entre si: “Onde aconteceu tamanha tragédia? Quando aconteceu? Quem foi?” A curiosidade era tamanha que o pastor teve que explicar: “Onze pessoas vieram pedir oração porque estavam indo para o alto mar para uma pescaria e  recreação. Mas somente duas vieram agradecer dizendo que voltaram bem. Imaginei que as outras nove estivessem desaparecidas.”


            Perguntas contundentes
ü  Com que frequência você expressa sua gratidão?
ü  Você se considera uma pessoa otimista ou pessimista?
ü  Em outras palavras, você se queixa mais ou agradece mais durante o dia?
ü  Sua mente está focada nas bênçãos ou nos problemas?

            Precisamos constantemente rever nossos conceitos
            Em qualquer área da vida e a área espiritual não se constitui a exceção, nossos conceitos são elaborados a partir do conhecimento que possuímos. A medida que avançamos no conhecimento, os conceitos tendem  a mudar, a aprimorar-se.
            Em lugar de dizer: “Droga! Essa chuva logo agora!”, diga: “Que bom que estamos debaixo do mesmo guarda-chuva!” Em lugar de dizer: “Que pena que perdemos a vez no ferry-boat Éramos os últimos”, diga: “Que bom que vamos ser os primeiros a entrar no próximo!” Pensar de forma positiva, agir de forma proativa, ter um olhar positivo vai ajudar-lhe muito a tornar o seu dia e o daqueles que estão a sua volta mais feliz. Procure sempre agregar ao invés de dispersar. Busque sempre a unidade, jamais a uniformidade. Somar ao invés de subtrair. Multiplique ao invés de dividir.  Onde os outros só veem obstáculos, veja oportunidades. O conselho divino é: “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12:18).

            Por onde começar?
            Obviamente pela Palavra de Deus. O Salmo 103 é um catálogo de bênçãos pelas quais devemos ser gratos. Trata-se de um hino de louvor a Deus pelo Seu amor e pela sua bondade manifestada em favor do salmista e das pessoas em geral (nós inclusive). Ele e todas as criaturas são convidados a louvar o Senhor, cujo amor é descrito de forma poética nos versículos 6-14. Curiosamente ele contém 22 versículos, exatamente o mesmo número de letras que existem no alfabeto hebraico.

            Conclusão
            Será que você pode encontrar um motivo para agradecer a Deus em cada letra do alfabeto?
            O alfabeto português está baseado no alfabeto latino original, com 23 letras, ou 26 se considerarmos letras K, W e Y.
            O desafio que proponho a minha igreja vai mais longe: encontrar a cada dia do ano que se aproxima um motivo diferente para render graças a Deus! 
            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!




© Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n