Pular para o conteúdo principal

SIM, SIM; NÃO, NÃO


Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna” (Mateus 5:37 - ACRF).
Que o “sim” de vocês seja sim, e o “não”, não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno’ (Mateus 5:37 - NTLH)

            Introdução
            Deixando de lado a controvérsia etimológica em torno da palavra religião, contudo, sem deixar de seguir a linha teológica que advoga o surgimento da mesma a partir da junção do prefixo re, que funciona como um intensificador da palavra que o sucede, neste caso ligare, que significa “unir” ou “atar”. Assim, religare teria o sentido de “ligar novamente”, “voltar a ligar” ou “religar”, ou seja, restabelecer a comunicação entre a criatura e o seu Criador.

          A tarefa de reatar o elo pedido por ocasião da queda, foi confiada por Jesus aos seres humanos na forma de missão: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15 - ACRF).  Por isso quando aceitamos a Jesus tornamo-nos imediatamente missionários.
            Para o cumprimento da missão fomos dotados graciosamente por Deus de várias ferramentas, entre elas, a palavra. Uma citação atribuída a um teólogo católico assevera:
Pregue sempre o evangelho; se necessário for, use a palavra”. A relevância é tamanha que ela aparece nada mais nada menos de 3077 vezes na Bíblia (Versão ACRF).

            Considerando o que já foi escrito...
            “Falar é a arte de sufocar e interromper o pensamento” Thomas Carlyle (1795 - 1881), historiador e crítico inglês.
            “A palavra é o fio de ouro do pensamento” Isócrates (436 – 338 a C.), filósofo e retórico ateniense.
            “O homem que sabe, não fala; o homem que fala, não sabe” Lao-Tsé (1324 a.C,? -  ?) filósofo chinês, autor da obra fundamental do Taoismo: o Tão Te Ching – O Livro do Caminho Perfeito.
            É possível afirmar baseado nestes pensamentos que o silêncio é ouro. Será?

            O que diz a Palavra de Deus?
            Louvado seja Deus que em Sua palavra advoga o equilíbrio, o bom senso a moderação - temperança. Extremismos são sempre perigosos!
            “Tempo de estar calado, e tempo de falar” (Eclesiastes 3:7 – ACRF – up).
            “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” (Provérbios 25:11 – ACRF).
            
            É imperativo que como cristãos aprendamos a arte de falar prudentemente. Não se trata de falar corretamente segundo as regras gramaticais (embora isto também seja importante), mas de fazermos uso de um linguajar cristão. Costumamos motivar uns aos outros a fazermos a diferença em nossa esfera de ação. Que tal comercarmos pela palavra?

           Onde começar a fazer uso da boa palavra
           “A educação vem de berço; a instrução a escola se encarrega”, reza um velho ditado, mas a igreja é o lugar em que nos compete dizer palavras de vida. Para tanto, é necessário que aqueles que falam expressem a vontade de Deus (I Pe 4:11): “Sejam generosos com os dons que Deus concedeu a vocês e permitam que todos participem deles: se palavras, que sejam palavras de Deus” . Mas convenhamos; nem sempre as palavras proferidas nas comunidades religiosas são construtivas e sensatas.
            Hipocrisia, por exemplo. A palavra vem do grego hypokrisis e indicava a representação de um ator, que, ao atuar, fingia ser outra coisa. Amplamente criticada por toda a Bíblia, inclusive pelo próprio Jesus. Para o divino Mestre, não há espaço para ela na vida religiosa, tanto que várias vezes repetiu a exclamação: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas”!
            Qual a razão deste tremendo puxão de orelhas?
            A hipocrisia é uma forma de pecado muito versátil. Ela materializa-se quando a pessoa finge qualidades ou sentimentos bons, que realmente não tem – mentiras e isto pode se feito através da articulação de palavras, ou seja através da fala: pensar uma coisa e falar outra. Somos o que pensamos, mas nem sempre somos o que falamos. Quando as palavras disfarçam nossa realidade interior, somos hipócritas. Portanto, a atitude ideal seria falar o que sentimos, sem racionalizações.  Mas, em determinadas circunstâncias, a prudência nos ensina que nem tudo o que pensamos deve vir à tona. Daí o princípio bíblico: há tempo “de estar calado e tempo de falar”.
          
                 

           1º) – Palavras condenatórias
                    Há nas palavras um poder que a maioria de nós não se dá conta. Bem empregadas, podem ser grande bênção. A verdade precisa e deve ser dita; contudo, jamais se deve confundir franqueza com falta de tato. Quando ditas de forma inadequadas as palavras queimam, machucam, cortam e dilaceram o coração; produzem danos, muitas vezes irreparáveis. Que isto não sirva de desculpa para justificar tal procedimento em nossos dias, mas na igreja de Battle Creek, em 1870, havia alguns irmãos implacáveis no trato com as pessoas. O irmão S era “demasiado severo”. Por isso, recebeu o seguinte conselho de Ellen G. White: “Você distraiu, confundiu e espalhou as pobres ovelhas. Teve zelo... mas não entendimento (Rm 10:2). Seu trabalho não foi feito com amor, mas com rigor e severidade. Você foi exigente e dominante. Não fortaleceu a fraca nem enfaixou a que mancava (Ez 34:4). Sua aspereza imprudente empurrou algumas para fora do aprisco, as quais nunca poderão ser alcançadas e trazidas de volta” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 3, pág. 109).
          
           2º) – Palavras irrefletidas                  
                   Quem não pensa antes de falar, fala o que não deve. Os detentores de temperamento sanguíneo precisam tomar muito cuidado quanto a isto, pois tal atitude fere as ovelhas do aprisco do Senhor, principalmente as recém-batizadas. “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele” (Pv 29:20).
           Se você é líder, escolha a palavra certa e diga-a na hora oportuna. Use linguagem inclusiva, cheia de amor e misericórdia. Aprenda a perdoar. Ninguém vai à igreja para ser agredido verbalmente. “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” (Pv 19:2).
           Poderíamos falar sobre os efeitos negativos de palavras preconceituosas, grosseiras, insensíveis e agressivas, mas o que nos interessa é a arte da sensatez no falar.

           3°) - Palavras otimistas
                   Num momento em que o povo de Israel estava amedrontado com o relato de espias marcados pela síndrome do catastrofismo, Calebe disse: “Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela” (Nm 13:30). Na linguagem de hoje, ele teria dito: “Pessoal, vamos em frente, porque para Deus não há nada impossível”!  
           A palavra tem o poder de mudar o curso das coisas. No lar, na escola, no trabalho e na igreja, podemos levar esperança por meio de palavras otimistas.
           Se você deseja ser uma bênção em sua igreja, seja animoso. Não se coloque no time dos pessimistas. “Palavra alguma deve ser proferida para desanimar alguém, pois isso entristece o coração de Cristo e agrada grandemente o adversário” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, vol. 6, págs. 292,293).

           4°) - Palavras oportunas
                   Na hora de falar, fale. Não cometa o pecado da omissão. Mas fale o que é conveniente. Fale em harmonia com a vontade de Deus.
           Como escritora, Ellen G. White se preocupava com a influência de suas palavras, escolhendo-as cuidadosamente. Certa vez, ela disse: “Estou muitíssimo ansiosa de usar palavras que não deem ensejo para que alguém mantenha sentimentos errôneos. Preciso usar palavras que não sejam tomadas em mau sentido, atribuindo-se-lhes um significado oposto àquilo que tencionavam indicar  (Manuscrito 126, 1905, citado em Mensagens Escolhidas, vol.3, pág. 52). Isso chama-se senso de responsabilidade; algo desejável na vida dos filhos e filhas de Deus.

            Conclusão
            Paulo nos brindou com um precioso conselho: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” (Cl 4:6).
           Deus deseja que sejamos articuladores da palavra sensata, polida e edificante.
           Que esta seja a vossa experiência no trato com as palavras.
           É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!
  








                                                                   





© Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n