Pular para o conteúdo principal

FRUTO - DESMISTIFICANDO O


Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.
Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos
” (João 15:1-8 – NVI).

            Introdução
            No momento em que aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador pessoal, o Espírito Santo passa a habitar em nós e com um claro objetivo: a formação de um caráter cristão através do desenvolvimento das virtudes chamadas de “fruto do Espírito”.
            O desafio: Como exemplificar esta verdade espiritual?
            Jesus o Mestre por Excelência, em sua metodologia de ensino, por inúmeras vezes fez uso de uma figura de linguagem que nós conhecemos como metáfora – segundo o Aurélio: Tropo (emprego de palavra ou expressão em sentido figurado) em que a significação natural duma palavra é substituída por outra com que tem relação de semelhança.
            Que verdades espirituais Jesus estava querendo transmitir aos seus discípulos e extensivamente a todos nós, ao usar a ilustração do fruto em Seus ensinos (João 15)?
            A partir de uma breve exegese desse capítulo verdades são encontradas:

            A produção do bom fruto é condicional
            Aqui, como na maioria das promessas divinas, condições precisam ser satisfeitas para que ocorra a tão sonhada frutificação. A produção do bom fruto está condicionada a nossa relação com Jesus. Necessitamos receber constantemente de Sua seiva, Sua vida para que possamos produzir o bom fruto. Foi o próprio Jesus quem afirmou: “Porque sem mim nada podeis fazer” (v.5). O apóstolo Paulo reafirmou: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4:13). Daí a conclusão que sem Jesus, nada é possível na vida espiritual; já com Ele, tudo é possível.
            Por diversas razões, e de modo equivocado, pessoas se conectam a pessoas, a líderes, a pastores, a igrejas, a instituições religiosas, porque isto lhes proporciona aparente segurança, não percebendo que estão colocando em risco a sua salvação. Foi Lucas, no livro de Atos falando acerca de Jesus quem escreveu: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:11).

            A produção do bom fruto implica em resultado
            Toda ação de Deus é realizada com objetivos bem definidos – resultados. Neste caso específico a produção do bom fruto não foge à regra – deve resultar na glorificação do nome de Deus (v. 8).
            Nas bem-aventuranças (Sermão da Montanha), Jesus já havia ensinado: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5:16).
            Aquilo que somos é externado através do que fazemos, e tanto um como o outro devem promover a glória de Deus!
          As pessoas que observam nossa maneira de falar, o nosso trajar, nossa bebida, nossa comida, nosso proceder, o nosso trabalho e nossos relacionamentos devem dar glórias a Deus. Que responsabilidade a nossa! Foi assim com Jesus. O evangelho de Lucas relata no capítulo 18, que certa vez Jesus curou um cego diante de uma multidão. E qual foi o resultado? Tanto o abençoado quanto a multidão que presenciou o milagre glorificaram a Deus. Está escrito: “E imediatamente ficou vendo e seguia a Jesus, glorificando a Deus. Presenciando isto, todo o povo deu glória a Deus” (Lc 18:43).

            A produção do bom fruto vai além
           Gosto de pensar que nosso Deus não é um Deus mesquinho, que se contenta com ninharias. Quando Ele investe em nós é porque já avaliou o nosso potencial. Ele sabe que podemos render e render muito. “Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta” (Mateus 13:23).
            Contudo, para Deus, uma única safra é muito pouco. A produção do bom fruto deve ser seguida de uma poda. Poda? Sim, para que produza ainda mais fruto.  A ferramenta escolhida por Deus neste caso é a Sua Palavra. Trata-se de um mistério! Ela é poderosa! Ela tem a capacidade de realizar em cada um de nós toda a transformação necessária par a produção do bom fruto. Ela ensina, repreende, corrige, educa, aperfeiçoa, habilita (II Tm 3:16-17). Daí a relevância das Escrituras em nossa vida. Precisamos buscar de forma regular e sistemática, até adquirirmos o hábito para estudá-la diariamente e de disposição de coração para seguir seus ensinos.
             
            A produção do bom fruto deve ser mensurada
            Ainda não inventaram algo como “frutômetro” para medir a quantidade de bom fruto que se tenha produzido, contudo, a produção ou sua falta é um indicativo de qual será o nosso destino. Aquele que produz muito fruto revela que está unido a Cristo, A Videira, e desfrutará da vida eterna. Ao contrário, a falta do fruto evidenciará que o ramo está separado de Cristo e que, por esta razão, no tempo aprazado por Deus será destruído pelo fogo, pois assim está escrito: “Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados” (Jo 15:6).

            Conclusão
            Dois mil anos se passaram e Jesus continua desafiando-nos:
            Precisamos permanecer conectados a Videira;
            Precisamos produzir mais de uma safra, por isso;
            Precisamos submeter-nos a poda divina (neste caso, Sua palavra);
            Precisamos produzir mais fruto ainda;
            Precisamos permitir que Deus avalie nosso desempenho!
             Faço do conselho de Paulo a Timóteo as minhas palavras: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade” (II Tm 2:15 – NVI); pois “estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1:6 - NVI). 
            É o meu desejo e a minha oração. Amém!!!


              

     © Nelson Teixeira Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS FASES DO JUÍZO DE DEUS

Apocalipse 14:6-7                                      Introdução             É um prazer tê-los em nossa igreja para mais uma noite de estudos do livro de Daniel. Nossa proposta é que todos os domingos aprendamos verdades divinas reveladas na Palavra de Deus. No domingo passado estudamos sobre um tema magnífico e antes de entrarmos na aula de hoje, iremos recapitular rapidamente o nosso estudo anterior.             Relembrando             Ao relembrar o gráfico profético vemos que antes da 2ª vinda de Jesus, ocorreria o juízo de Deus, você lembra?             Jesus não vem para julgar, Ele vem para dar a recompensa. O julgamento já terá ocorrido antes dEle voltar e este julgamento é chamado de julgamento investigativo, ou juízo investigativo (Apocalipse 22:12).             É chegada a hora do seu juízo             Leiamos Apocalipse 14:6-7             Devemos destacar alguns pontos nestes versos:             1° essa seria uma mensagem pregada em todo mu

DEZ INIMIGOS DA ORAÇÃO EFICAZ

           Segundo afirma o Pr. John Maxwell, em seu livro intitulado “Parceiros de Oração” existem aproximadamente dez inimigos da oração intercessória eficaz.            I João 5:15 diz que Deus sempre nos ouve.             Isto significa que Ele vai conceder tudo o que pedimos?            “Há condições para o cumprimento das promessas de Deus e a oração nunca pode substituir o dever”. PJ, pág. 143.            Uma coisa, porém, é certa. Deus ouve e responde a todas as orações.            Há, entretanto, três maneiras de Deus responder aos nossos pedidos: sim ; não e espere um pouco .   Alguns exemplos bíblicos que confirmam tal citação:            ·   Um homem leproso pediu para Jesus cura-lo. Jesus o curou imediat. Mat. 8:1- 6;            ·   Josué e Calebe tinham o desejo de tomar posse da terra prometida imediatamente. Mas tiveram que esperar quarenta anos (14600 dias). Num. 14:8;            ·   Moisés rogara a Deus que o deixasse cruzar o Jordão imed

ONDE ESTÁ ESCRITO QUE...

           Introdução .            Existe, inclusive no meio adventista, uma coisa interessante que os estudiosos denominam de cultura corporativa. Trata-se de um conjunto de regulamentos, de regras, de preceitos, que são levados a sério, até demais, muito embora não estejam escritos em lugar nenhum.             “Não tenho nenhum desejo de perturbar a fé de ninguém. Pelo contrário, quero que essa fé seja sincera, realista e verdadeiramente bíblica. Mas os crentes, por vezes, creem em coisas que não estão na Bíblia, por causa de um método errado de interpretação ou de uma esperança infantil de que Deus assumirá as responsabilidades por elas” . (O Mito da Grama Mais Verde de J. Allan Petersen, 4ª Edição/ 1990, Juerp, pág. 63).             O objetivo deste estudo é levá-lo a rever seus conceitos .            Deus é avesso a mudanças?            Todos nós certamente temos a resposta na ponta da língua. Sim. Está escrito lá no livro de Malaquias 3:6. Ou então está lá n